Metallica presta homenagem a maestro da Orquestra de San Francisco
Por João Renato Alves
Postado em 23 de abril de 2026
O Metallica prestou homenagem ao maestro, compositor e educador Michael Tilson Thomas, que liderou a Orquestra Sinfônica de São Francisco por 25 anos. Ele tinha 81 anos e faleceu na quarta-feira, 22 de abril, quase cinco anos após ser diagnosticado com um tumor cerebral que os médicos posteriormente identificaram como glioblastoma multiforme.
Metallica - Mais Novidades
A banda colaborou pela primeira vez com a orquestra em 1999, para o álbum ao vivo "S&M", quatro anos depois de Thomas se tornar o diretor musical. Em 2019, já como maestro, o artista conduziu a Sinfônica nos concertos "S&M2" em 6 e 8 de setembro de 2019, para um público de 18.000 fãs no Chase Center.
"É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do lendário maestro Michael Tilson Thomas. Uma figura imponente na música clássica, muitos de vocês conheceram o homem conhecido como MTT quando ele trabalhou conosco como uma força motriz fundamental no desenvolvimento e nas apresentações ao vivo dos espetáculos 'S&M2' em São Francisco, em setembro de 2019.
MTT era mais do que um maestro; um pianista e compositor talentoso, ele atuou como diretor musical da Orquestra Sinfônica de São Francisco por 25 anos. Durante seu tempo com a orquestra, trouxe inovação, experimentação e engajamento comunitário. Incentivou a música contemporânea, estabelecendo relações com compositores vivos e criando novas interpretações do repertório clássico. Ao longo de sua carreira, ganhou 12 prêmios Grammy.
Valorizamos muito o tempo que passamos com MTT e aprendemos muito trabalhando com ele na preparação das apresentações de 'S&M2'; foi uma grande honra tê-lo no pódio em nossos espetáculos. Sentiremos muito a sua falta."
"S&M2" foi lançado oficialmente no ano seguinte à gravação. Chegou ao número 1 em nove paradas internacionais, incluindo Reino Unido e Alemanha – onde faturou disco de ouro, feito repetido na Polônia. Nos Estados Unidos, chegou ao 4º lugar no The Billboard 200, além de ter alcançado o topo nos charts de música clássica, hard rock e rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Guitarrista fala sobre álbum ao vivo e música inédita do Type O Negative
O álbum que Mark Knopfler gravaria de graça só para tocar perto de um de seus ídolos
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos

James Hetfield beija a noiva Adriana Gillett durante jogo do Las Vegas Raiders
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Em 03/07/1971: Jim Morrison, do The Doors, é encontrado morto na banheira


