Steve Howe (Yes) conta por que foi autodidata na guitarra
Por João Renato Alves
Postado em 05 de abril de 2026
Consagrado mundialmente como um dos baluartes do rock progressivo, Steve Howe começou a tocar guitarra por conta própria aos 12 anos. Influência para incontáveis músicos, o artista recusou qualquer tipo de ensinamento formal. Em 2016, à revista Prog, ele explicou o motivo.

"Para mim, começar a tocar música era uma rebelião contra a ordem. Suponho que 'ordem', naquela época, talvez se referisse à escola e ao meu pai. Como era uma rebeldia contra as coisas, eu não gostava muito da ideia de receber ordens no meu processo de aprendizado."
Nem mesmo as famosas "revistinhas" fizeram parte do cotidiano do jovem. "Comprei um manual de instruções de guitarra e nunca passei da primeira página. Não entendia nada, então tudo o que diziam depois disso não fazia sentido. Tive que aprender na prática, tentando entender tudo. Percebi que nunca seria o instrumentista mais estudioso."
Nascido em Londres, Stephen James Howe começou integrando bandas de blues e psychedelic rock, como The Syndicats, Tomorrow e Bodast. Em 1970, entrou para o Yes, ajudando a modelar o estilo da banda e a levando ao sucesso mundial. Permaneceu até 1981, retornou em 1990 e mais uma vez a partir de 1995 para ficar em definitivo.
Após a primeira saída, participou da criação do supergrupo Asia. Ficou até 1984, se reunindo com os colegas entre 2006 e 2013, além de realizar aparições especiais em outros momentos da carreira.
Também criou o GTR, parceria com o guitarrista Steve Hackett (Genesis) que durou apenas um disco, lançado em 1986. Além de trabalhos solo e com o Steve Howe Trio, participou de obras de vários artistas, incluindo Queen, Lou Reed, Bee Gees, Frankie Goes To Hollywood e William Shatner.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
O músico que Jack Black sempre quis ser e pelo qual era "obcecado"
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"

"Não pratico porque não considero necessário", diz lendário guitarrista do rock progressivo


