Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de junho de 2026
Durante os anos 1980 e início dos anos 1990, o Dominó foi um dos maiores fenômenos da música pop brasileira. O que pouca gente sabe é que, em determinada fase da carreira, a banda de apoio do grupo reuniu músicos que mais tarde se tornariam referências do rock e do heavy metal nacional. Entre eles estava ninguém menos que Kiko Loureiro, futuro guitarrista do Angra e do Megadeth.
Angra - Mais Novidades
Em entrevista ao podcast Corredor 5, Afonso Nigro relembrou como decidiu abandonar o uso de playback e montar uma banda de verdade para acompanhar os shows do Dominó. Segundo ele, a mudança aconteceu por iniciativa própria.
"Os dois primeiros discos eram playback cantando ao vivo. Aí eu já tocando falei: 'Cara, não quero mais fazer assim'. O rebelde que eu fui, eu fui pro bem. Eu não era o rebelde que chegava atrasado ou dava PT."
Foi então que Nigro passou a frequentar ensaios, conhecer músicos e montar uma banda de apoio formada por jovens talentos que, anos depois, fariam história. "Comecei a sair da bolha, comecei a ouvir músicos bons. Montei uma banda, ensaiei com a banda e falei para a gravadora: 'Agora vem ver aqui'."
A escalação impressiona até hoje. Na guitarra estava Kiko Loureiro; nos teclados, Fábio Ribeiro, que mais tarde integraria o Shaman e a banda de Paulo Ricardo; na bateria, Cuca Teixeira; além de Richard Furck no baixo.
Ao recordar aquele período, Afonso destacou que Kiko já era um músico fora da curva, mesmo muito jovem. "Tanto é que tem uns podcasts do Kiko falando: 'O Afonso me deu meu primeiro emprego, porque foi ali que eu entendi o que era uma turnê'. E ele já tocava pra caramba. Já era um monstro. Era um Steve Vai com 15 anos."
O cantor ainda recordou o visual marcante do guitarrista na época. "A imagem dele inteira era de uma Tajima cor-de-rosa, tocando com os dentes, girando... Eu falei: 'Eu preciso desse cara'."
A história é conhecida pelos fãs mais antigos. Em 2015, o próprio Kiko Loureiro publicou em suas redes sociais uma foto relembrando a fase em que integrou a banda de apoio do Dominó. Na imagem aparecem o guitarrista ao lado de Marcos Antunes, Afonso Nigro, Richard Furck e Fábio Ribeiro. Em tom bem-humorado, Kiko escreveu: "Esse sou eu lá atrás, na época em que ter franjinha dava resultado com as meninas. Quero ver qual comentário mais gracioso sairá."
Confira a entrevista completa abaixo.
A curiosa passagem antecedeu sua entrada no Angra e acabou sendo o primeiro contato profissional de Kiko com a rotina de grandes turnês, experiência que ele próprio já reconheceu como importante para sua formação como músico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Masterplan lança "Metalmorphosis", seu novo disco de estúdio
O conselho inesperado que Mick Jagger do Rolling Stones deu para Joe Satriani
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"

Kiko Loureiro, do Angra, relembra o tempo de Dominó
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
A cena repugnante que o Angra presenciou em ônibus da turnê, segundo Ricardo Confessori
O hábito de Rafael Bittencourt que o fez perder muitos alunos de guitarra
Fabio Lione revela característica que não curte nas vozes de Andre Matos e Tarja Turunen


