O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
Por João Renato Alves
Postado em 23 de julho de 2026
Em 1989, durante um show de Ozzy Osbourne em Long Beach, Zakk Wylde fez um discurso homofóbico, incentivando a plateia a bater em homossexuais. A atitude causou revolta no Madman e quase custou a longa amizade que o cantor criou com seu mais fiel escudeiro. O próprio instrumentista se desculpou nos dias seguintes. Mas não parou por aí.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Para se retratar, Ozzy não ficou apenas nas palavras. O astro fez uma doação para causas voltadas à comunidade gay da cidade californiana, conforme repercutido à época pelo Los Angeles Times. Um dos beneficiados foi a "AIDS Walk Long Beach" - evento de arrecadação de fundos anual, realizado até hoje em prol de serviços locais destinado a portadores de HIV, aconselhamento e despensa de alimentos.
Representante da banda, Kevin Kennedy afirmou ao jornal que o grupo considerou necessário fazer algo para reparar os comentários hostis aos homossexuais. "Todos se sentiram muito mal com isso, é claro. Foi uma coisa estúpida de se dizer."
Em outo registro do LA Times, Zakk foi à rádio KNAC e mandou o tradicional: "Peço desculpas a quem ouviu e ficou chateado". Mais cedo naquele dia, um locutor da emissora também entrevistou Ozzy, que reclamou de estar sendo responsabilizado pelos comentários de seu guitarrista.
Embora tenha afirmado não ter a intenção de expulsar Wylde da banda, o marido de Sharon acrescentou que havia alertado o músico de que ele não deveria fazer tais comentários, dizendo-lhe: "Isso é discriminação e alguém vai cair em cima de você por causa disso."
Décadas mais tarde, Osbourne continuou a se manifestar. Em 2010, ele condenou publicamente o grupo de ódio Westboro Baptist Church depois que eles utilizaram sua música "Crazy Train" durante um de seus protestos contra homossexuais.
"Sinto repugnância e nojo pelo uso de 'Crazy Train' por uma igreja para promover mensagens de ódio e maldade. Não compactuo nem apoio qualquer forma de discriminação, especialmente o tipo que está sendo propagado pela WBC."
John Michael Osbourne morreu no dia 22 de julho de 2025, aos 76 anos. Ele sofreu um ataque cardíaco na casa da família em Buckinghamshire, Inglaterra – onde seu corpo está sepultado. No derradeiro período da vida, lidou com o Parkinson, além dos efeitos de uma série de cirurgias que prejudicaram sua mobilidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
O cantor que Brian Johnson considera tudo o que um vocalista de rock deveria ser
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival



De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
A grande surpresa que Axl Rose teve ao finalmente conhecer Ozzy Osbourne
Slash e Ozzy Osbourne conversaram sobre trabalhar juntos novamente, mas não deu tempo
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Kurt Cobain recusou turnê com lenda do rock após vê-lo completamente bêbado
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1981, segundo a Noise Creep
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne
O vocalista que para Tony Iommi foi "a personificação do rock n roll" - Não é Ozzy ou Dio


