A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young
Por João Renato Alves
Postado em 19 de julho de 2026
1980 foi um ano agitado para o AC/DC. Apenas 5 meses se passaram entre a morte de Bon Scott e o lançamento do álbum "Back in Black". No meio tempo, a banda ainda precisou recrutar um novo vocalista – que acabou sendo Brian Johnson – e preparar o material, que tinha apenas algumas ideias encaminhadas.
AC/DC - Mais Novidades
Em entrevista de arquivo resgatada pelo site da extinta revista canadense BraveWords, Angus Young falou sobre o envolvimento do falecido cantor no processo criativo. Ele revelou que o saudoso colega contribuiu com uma música em específico.
"Pouco antes de morrer, Bon veio tocar comigo e com o Mal (Malcolm Young, guitarrista e irmão de Angus) Ele se sentou atrás da bateria - o Mal disse para ele: 'Vai para a bateria, precisamos de um baterista' - e era isso que ele adorava. Bon queria ser o baterista da banda. Foi meio engraçado: na primeira vez que nos reunimos, lá estava o cara dizendo: 'Sou o novo baterista de vocês'. Mal o convenceu a cantar, a ir para a frente do palco. Mas, no final, ele voltou para lá. Naquele dia, tocou a introdução de uma das faixas. Acabou que não era uma das melhores músicas, mas a introdução era ótima - 'Let Me Put My Love Into You' - só a introdução, antes de a música entrar naquela pegada típica do Mutt Lange. Era muito boa antes daquilo (risos)."
Obviamente, a figura de Scott seguiu rondando a banda e influenciando o que se tornaria seu disco seguinte. "Tínhamos muitas ideias, inclusive da turnê do 'Highway to Hell', e sentíamos que devíamos concluir o trabalho que já estava em andamento. Nunca se sabe; poderíamos ter dito: 'É isso, acabou'. Poderíamos ter parado, mas achávamos que devíamos terminar - daí a própria capa de 'Back in Black'. Dá para perceber: fizemos a capa toda preta, demos o título e até colocamos o sino na introdução do álbum. Obviamente, tudo mudou depois da morte do Bon. Imagino que, para algumas pessoas, éramos vistos como uma banda totalmente nova e, de certa forma, era como recomeçar, pois você não sabe o que vem pela frente nem como o trabalho será recebido. Você se pergunta: 'Será que isso é ético?'. Aquela foi a nossa homenagem ao Bon."
As gravações de "Back in Black" duraram sete semanas e ocorreram em Nassau, Bahamas. Quatro faixas foram lançadas como singles: "You Shook Me All Night Long", "Hells Bells", "Back In Black" e "Rock And Roll Ain't Noise Pollution". O álbum se tornou um dos mais vendidos da história da indústria musical, superando 50 milhões de cópias comercializadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O músico veterano que acha que o Angine de Poitrine não faria sucesso sem as máscaras
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young
A opinião de Jay Jay French (Twisted Sister) sobre a fase atual dos Rolling Stones
Nicko McBrain compara sua música favorita do "The Book of Souls" com "Hallowed Be Thy Name"

Angus Young escolheu Pretty Reckless para turnê com o AC/DC, revela Taylor Momsen
Aos 78 anos, Brian Johnson considera mais divertido se apresentar com o AC/DC atualmente
O defeito que une Jethro Tull e AC/DC, e que foi apontado pelo parceiro de Elton John
A música romântica do AC/DC que Angus Young se arrepende de ter gravado
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
O álbum que definiu o AC/DC como banda, segundo Angus Young
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC


