Bob Dylan chamou esta música de "a melhor que já escrevi" - ela tem quase 12 minutos!
Por André Garcia
Postado em 14 de julho de 2026
Sabe aquela pessoa que basta você dizer para fazer uma coisa que ela faz qualquer outra; e, se mandar não fazer, aí é que ela vai lá e faz? Você provavelmente conhece alguém assim (isso se não for casado(a) com alguém assim).
Pois é, esse era Bob Dylan nos anos 60: bastava alguém estabelecer uma regra para ele sentir uma vontade quase irresistível de quebrar ela nos álbuns seguintes.
Bob Dylan - Mais Novidades
Em 1966, por exemplo, a indústria fonográfica girava em torno de canções simples, com cerca de três minutos de duração. E o que o trovador americano fez? Colocou no álbum 'Blonde on Blonde' (1966) uma música de quase 12 minutos, 'Sad Eyed Lady of the Lowlands':
Conforme publicado pela American Songwriter, Dylan chegou a considerar essa faixa a maior composição de toda a sua carreira - e não falo da duração!
Tanto que, segundo o livro No Direction Home: The Life and Music of Bob Dylan, ele disse ao jornalista Robert Shelton que se tratava da "melhor canção que já escrevi."
Já ao jornalista Jules Siegel, conforme relata Dylan: Behind the Shades, de Clinton Heylin, Dylan descreveu a música assim:
"Agora isso sim é uma música religiosa! Parece música daqueles antigos cultos itinerantes. Consegui captar aquele som antigo dos cultos religiosos de antigamente, né?"
O mesmo livro conta que Dylan deu à banda apenas um resumo propositalmente vago do arranjo antes da gravação. Disse que iria alternar os versos com solos de gaita e seguir dali em diante no improviso. O resultado foi uma gravação em que os músicos começam perdidos e vão se encontrando conforme a música avança.
O baterista Kenny Buttrey, que participou da sessão de 'Sad-Eyed Lady of the Lowlands', relembrou:
"A gente estava preparado para gravar uma música normal, de dois ou três minutos. Se você prestar atenção naquela gravação, depois de mais ou menos o segundo refrão a música começa a crescer e crescer feito louca. Todo mundo foi aumentando a intensidade pensando: 'Cara, a hora é essa! Como esse vai ser o último refrão, vamos dar tudo o que temos nele.' Aí ele fazia outro solo de gaita e voltava com mais um verso."
"Depois de cinco ou seis minutos dessa história, começamos a olhar para o relógio e uns para os outros. […] Depois de uns dez minutos dessa brincadeira, a gente já estava dando risada um do outro. Pô, a gente já tinha chegado ao ápice cinco minutos antes. Para onde ir depois disso?"
Embora não seja conhecido por composições de mais de 10 minutos, a discografia de Dylan provavelmente tem mais delas do que você imagina. Além de 'Sad Eyed Lady of the Lowlands', ele lançou 'Highlands', de 'Time Out of Mind' (1997), e 'Murder Most Foul' (2020), ambas com mais de 15 minutos de duração.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto



Papa cita obra de Bob Dylan em texto contra armas nucleares
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
A maior atração ao vivo que Bob Dylan viu em sua vida
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Os 16 artistas que que todo mundo deveria ouvir, segundo Bob Dylan
O dia que Elton John ensinou a Bob Dylan que compor um clássico é como um "5 contra 1"
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone


