O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de julho de 2026
Antes de guitarristas como Jimmy Page, Eric Clapton e Jimi Hendrix revolucionarem o rock, um instrumental lançado em 1958 já apontava os caminhos que a guitarra elétrica seguiria nas décadas seguintes. Trata-se de "Rumble", de Link Wray, faixa que conquistou dois admiradores ilustres: Bob Dylan e o próprio Jimmy Page.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Embora Bob Dylan seja conhecido principalmente por suas letras, o compositor nunca escondeu sua admiração por grandes instrumentistas. Entre eles, Link Wray ocupa um lugar especial. Dylan chegou a definir "Rumble" como "o melhor instrumental já feito".
A música não possui uma única palavra cantada, mas isso nunca foi problema para seus admiradores. Com poucos acordes e uma guitarra carregada de distorção e atitude, "Rumble" ajudou a redefinir o papel do instrumento no rock.
Jimmy Page compartilha da mesma admiração. Em entrevista resgatada pela Far Out, o guitarrista do Led Zeppelin descreveu o impacto que sentiu ao ouvir a faixa pela primeira vez.
"Era simplesmente fenomenal. É a essência do que é ser cool. É uma obra-prima que derreteu e entrou nas fibras do meu corpo e da minha consciência, mostrando todo o drama que se pode criar com seis cordas."
O britânico ainda explicou que a grande lição de Link Wray não podia ser ensinada em escolas de música.
"Esse é o tipo de coisa que não pode ser ensinada. É o tipo de coisa que você sente e, se tiver sorte, consegue absorver."
Lançada em 1958, "Rumble" ficou marcada pelo uso pioneiro da distorção e por sua atmosfera ameaçadora. Curiosamente, chegou a ser banida de algumas rádios americanas, que acreditavam que a música poderia incentivar a violência, mesmo sendo totalmente instrumental.
A influência da composição atravessou gerações. Jimmy Page incorporou parte dessa agressividade em riffs como os de "Whole Lotta Love" e "Kashmir", enquanto Bob Dylan viu na gravação a prova de que uma música poderia transmitir emoções intensas mesmo sem recorrer a letras.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do ZZ Top em Porto Alegre sofre mudança de local
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O baterista que Phil Collins considerava "tecnicamente muito superior a mim"
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Saxon anuncia 25º álbum de estúdio e libera a faixa-título "Gods of Thunder"
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
O grande problema de "Evidências" do Chitãozinho & Xororó, segundo Paulo Miklos
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
O disco que talvez seja a definição mais perfeita de "classic rock"
A lacuna deixada por John Bonham no Led Zeppelin que seu filho preencheu décadas depois
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
A artista com quem Freddie Mercury se identificava muito mais do que com o Led Zeppelin
O hit do Led Zeppelin que Robert Plant acha ótimo: "Rock progressivo enlouquecido"
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page confessou que nasceu de tentativa de imitação
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Jimmy Page sobre a pior capa do Led Zeppelin: "Eu assumo a responsabilidade por ela"


