O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de julho de 2026
Antes de guitarristas como Jimmy Page, Eric Clapton e Jimi Hendrix revolucionarem o rock, um instrumental lançado em 1958 já apontava os caminhos que a guitarra elétrica seguiria nas décadas seguintes. Trata-se de "Rumble", de Link Wray, faixa que conquistou dois admiradores ilustres: Bob Dylan e o próprio Jimmy Page.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Embora Bob Dylan seja conhecido principalmente por suas letras, o compositor nunca escondeu sua admiração por grandes instrumentistas. Entre eles, Link Wray ocupa um lugar especial. Dylan chegou a definir "Rumble" como "o melhor instrumental já feito".
A música não possui uma única palavra cantada, mas isso nunca foi problema para seus admiradores. Com poucos acordes e uma guitarra carregada de distorção e atitude, "Rumble" ajudou a redefinir o papel do instrumento no rock.
Jimmy Page compartilha da mesma admiração. Em entrevista resgatada pela Far Out, o guitarrista do Led Zeppelin descreveu o impacto que sentiu ao ouvir a faixa pela primeira vez.
"Era simplesmente fenomenal. É a essência do que é ser cool. É uma obra-prima que derreteu e entrou nas fibras do meu corpo e da minha consciência, mostrando todo o drama que se pode criar com seis cordas."
O britânico ainda explicou que a grande lição de Link Wray não podia ser ensinada em escolas de música.
"Esse é o tipo de coisa que não pode ser ensinada. É o tipo de coisa que você sente e, se tiver sorte, consegue absorver."
Lançada em 1958, "Rumble" ficou marcada pelo uso pioneiro da distorção e por sua atmosfera ameaçadora. Curiosamente, chegou a ser banida de algumas rádios americanas, que acreditavam que a música poderia incentivar a violência, mesmo sendo totalmente instrumental.
A influência da composição atravessou gerações. Jimmy Page incorporou parte dessa agressividade em riffs como os de "Whole Lotta Love" e "Kashmir", enquanto Bob Dylan viu na gravação a prova de que uma música poderia transmitir emoções intensas mesmo sem recorrer a letras.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
David Ellefson aprova primeiro show como baixista do Metal Church
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Moonspell lança "Far from God", seu primeiro disco de estúdio em cinco anos
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O cantor que falhou feio no Genesis, e Phil Collins teve que assumir a bronca


Os cinco maiores solos de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
A inspiração direta no Led Zeppelin que o Rush está usando em sua nova turnê
O clássico do rock que causou sono na plateia quando foi tocado ao vivo pela primeira vez
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
Megadeth: Dave Mustaine elege seu top 5 da Austrália e UK
A banda que surgiu nos anos 80 e que Jack Black comparou com Led Zeppelin e os Beatles


