A música dos Beatles que Lennon compôs no fundo do poço: "Suicida e tentando alcançar Deus"
Por André Garcia
Postado em 30 de agosto de 2026
Havia nos Beatles um conflito de gênios entre John Lennon e Paul McCartney, cada um encarnando um arquétipo de compositor. O primeiro era um poeta que escrevia sobre seus próprios sentimentos e experiências pessoais para obter o máximo de autenticidade; já o segundo era um observador que, em vez de escrever sobre si mesmo, se projetava em outras pessoas vivendo outras vidas para escrever sobre elas.
Era como se um fosse um jornalista reportando suas próprias emoções e o outro fosse um cronista registrando a vida alheia. O melhor exemplo disso são as faixas irmãs "Strawberry Fields" e "Penny Lane".

Para Lennon, se ele estivesse com sono, o primeiro verso da música deveria dizer isso - e foi o que ele fez em "I'm Only Sleeping". Em 1965 ele clamava por ajuda para se livrar da vida caótica e vazia que estava vivendo, e começou "Help!" com um literal pedido de socorro.
Em 1968, quando se sentia solitário, desesperado e suicida, ele escreveu "Yer Blues" falando justamente sobre o sentimento de desespero, desamparo e pensamentos suicidas.
Conforme publicado pela Far Out, ele disse:
"'Yer Blues' foi composta na Índia […] Lá em cima, tentando alcançar Deus e me sentindo suicida."
Em 1968, John estava afundado na depressão e nas drogas, com os Beatles já dando sinais de que não durariam por muito tempo, com a morte do empresário Brian Epstein e o fim de seu casamento. Ele partiu com seus colegas de banda para um retiro espiritual na Índia com o guru Maharishi em busca de um sentido para sua vida, mas de lá voltou convencido de que havia apenas presenciado uma farsa.
Os Beatles estavam tão à frente de seu tempo que já caiam na conversa de guru vendendo solução mágica meio século antes da existência dos vendedores de curso no Instagram.
No documentário The Beatles Anthology, Lennon relembrou como seu frustrado retiro espiritual na Índia deu origem a "Yer Blues":
"O engraçado sobre o acampamento [do Maharishi] é que, embora fosse muito bonito e eu estivesse meditando cerca de oito horas por dia, eu estava escrevendo as músicas mais deprimentes da face da Terra [como 'Yer Blues']. Eu não estava brincando [quando escrevi 'Estou tão solitário que quero morrer']. Era assim que me sentia."
"Yer Blues" jamais foi tocada pelos Beatles ao vivo, mas foi tocada pelo supergrupo Dirty Mac, formado por John Lennon, Eric Clapton, Keith Richards (no baixo) e Mitch Mitchell (baterista de Jimi Hendrix) em sua única apresentação, feita no filme Rock and Roll Circus, dos Rolling Stones.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
O que Johnny Ramone nunca conseguiu entender sobre o grunge
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
A banda clássica que inspirou o espírito do Black Label Society, diz Zakk Wylde
A banda que Axl Rose e Slash detestavam, cujo vocalista quase produziu o primeiro Guns N' Roses
Confessori lança álbum "Realm Breaker" e novo videoclipe de "Ösel Solis"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
O manual sobre "como não pegar mulher" que virou hit de Ozzy Osbourne, segundo Zakk Wylde

Por que George Harrison praticamente abandonou a guitarra no auge dos Beatles
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles
Ringo Starr teve sua carreira arruinada após os Beatles lhe darem uma música
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
O melhor álbum dos Beatles de todos os tempos, segundo o casal John Lennon e Yoko Ono
A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
A melhor música dos Beatles, de acordo com a Paste Magazine
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
A primeira banda de rock inventiva que chegou ao topo, segundo Caetano Veloso
O antológico último show dos Beatles


