Wolf Hoffmann explica o que o faz considerar os anos 1990 o fundo do poço do Accept
Por João Renato Alves
Postado em 19 de agosto de 2026
Com o Accept completando 50 anos – considerando o álbum de estreia e o estabelecimento das formações mais conhecidas –, o guitarrista Wolf Hoffmann tem muito a comemorar. No entanto, há períodos que o músico gostaria de esquecer, como confessou ao Metal Rules. O mais dramático foi a década de 1990.
Accept - Mais Novidades
"Eu nem gosto de pensar nos anos 90. Provavelmente foi o ponto mais baixo da nossa carreira, porque era uma época em que todo mundo só pensava em grunge, ninguém queria ouvir falar de heavy metal. Ninguém queria ouvir solos de guitarra. Era simplesmente uma época diferente. Tentamos nos adaptar um pouco aos novos tempos, mas foi horrível. Realmente não conseguimos. E, quando as coisas dão errado, a banda começa a ficar tensa, todo mundo começa a apontar o dedo e ninguém fica feliz. Foi assim naquela época. Todo mundo estava infeliz."
No período em questão, o grupo lançou três álbuns de estúdio antes de se separar: "Objection Overruled" (1993), "Death Row" (1994) e "Predator" (1996). "'Objection Overruled' foi um bom trabalho, mas chegou tarde demais. Os anos 80 já tinham acabado. Acho que teria sido melhor se tivéssemos feito aquelas músicas na década anterior. Eu achava o disco bom, mas não havia ninguém ali para ouvi-lo, se é que você me entende."
O momento era tão desfavorável que Wolf sequer sentiu revolta quando chegou a hora de sair de cena. "Eu tinha a sensação de que tivemos uma boa carreira e de que talvez aquele fosse o fim. Essa era a minha sensação. Eu achava o heavy metal divertido; curti pra caramba, mas havia acabado. Esse era o meu sentimento pessoal: 'O mundo não quer mais saber da gente, então vamos seguir em frente.'"
O Accept retornou para uma turnê em 2005, ainda com Udo Dirkschneider nos vocais. Quatro anos depois, Mark Tornillo assumiu o microfone e a banda segue na ativa, tendo apenas Hoffmann da formação clássica. No próximo dia 4 de setembro, o grupo lança a coletânea, "Teutonic Titans 1976-2026". O álbum traz regravações para músicas de diversas fases da carreira com convidados especiais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Accept anuncia "Teutonic Titans 1976-2026", álbum que comemora seus 50 anos
O melhor riff de guitarra do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann
A única regravação do novo disco do Accept que superou a original, segundo Wolf
A melhor fase do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann


