O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de outubro de 2026
A virada dos anos 1970 para os 1980 costuma ser lembrada como a fase mais turbulenta do Kiss. A formação original implodiu com as saídas de Peter Criss, em 1980, e de Ace Frehley, em 1982. No meio do caminho, a banda apostou em "Music From The Elder", álbum conceitual de rock progressivo que se tornou seu maior fiasco comercial.
Kiss - Mais Novidades
Paul Stanley não alivia para esse período. Em entrevista à Classic Rock, repercutida pelo Rock Celebrities e publicada em matéria do Whiplash.Net, o vocalista apontou os dois discos que considera os piores da carreira do grupo. Os dois saíram justamente dessa fase:
"Há dois [álbuns na discografia do Kiss que considero os piores]: 'Unmasked' e 'Music From The Elder'. 'Unmasked' era morno e não tinha culhões. Na verdade, a banda naquele momento provavelmente também não tinha culhões. 'The Elder' foi uma tentativa equivocada de impressionar a quem não deveríamos, os críticos, enquanto deixamos de lado quem deveríamos impressionar, os fãs."
Marty Friedman tem outra leitura. Em ranking publicado no Facebook e traduzido em matéria do Whiplash.Net, o ex-guitarrista do Megadeth colocou "Crazy Nights" no último lugar, seguido pelo disco solo de Peter Criss. "Unmasked", um dos escolhidos de Stanley, apareceu na décima posição: "Então me processem, eu realmente gostei muito desse álbum. 'Is That You' e 'Shandi' são clássicos".
Sobre "The Elder", Friedman fica no meio do caminho. Ele colocou o disco em 18º lugar, disse que acabou gostando de partes como "A World Without Heroes" e "Under The Rose", mas admitiu que, no lançamento, se sentiu traído: "Eu fiquei puto com a minha banda favorita por nos apunhalar pelas costas". Gene Simmons também já fez autocrítica e reconheceu que Ace Frehley tinha razão ao dizer que aquele não era o disco que o Kiss deveria fazer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
A banda nova que Rob Halford e Robb Flynn defendem e o The Guardian detona
Lobão detesta metaleiro, mas põe Sepultura acima de todas as bandas de rock
O instrumento que Steven Tyler quebrou gravando um clássico do Aerosmith e ninguém consertou
Cinco nomes importantes do punk que John Lydon não suporta, incluindo o Green Day
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
Kiss: A discografia do pior para o melhor, por Marty Friedman (sim, o do Megadeth)
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
Três hits muito diferentes do catálogo das bandas que os gravaram
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O guitarrista que se tornou fã do Kiss após abrir turnê da banda
Eddie Kramer contou o que o Kiss negou por anos sobre o disco ao vivo "Alive!"
As três bandas listadas por Gene Simmons como maiores influências do Kiss
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo a Classic Rock


