O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Por André Garcia
Postado em 02 de outubro de 2026
Um dos capítulos mais curiosos da discografia do Black Sabbath foi o "Seventh Star" (1986) - álbum solo de Tony Iommi que a gravadora obrigou a usar o nome do Black Sabbath. O resultado foi a capa estampada com a confusa alcunha de "Black Sabbath Apresenta Tony Iommi".
Black Sabbath - Mais Novidades
Nessa época, a banda era formada pelo futuro baterista do Kiss Eric Singer e o ex-Deep Purple Glenn Hughes no vocal.
Conforme publicado pela Far Out, à Metal Hammer em 2011, Tony Iommi confessou ter demitido seu amigo Hughes não por conta do que saía de sua boca no palco, mas pelo que entrava em seu nariz no camarim, no hotel e em todo lugar a toda hora:
"Quando Glenn Hughes estava no Sabbath, ele estava com sérios problemas com drogas. Acabou que tivemos que nos livrar dele por causa disso. Ele estava cheirando muita cocaína."
O Black Sabbath havia, na década anterior, se tornado lendário pelo insano consumo do pó ilícito. Por conta disso, Iommi se sentiu meio hipócrita com sua atitude:
"Naquela época, eu já tinha parado com aquilo, embora admita que usasse uma carreira vez ou outra. Confesso que eu peguei no pé de Glenn por seus problemas enquanto eu mesmo me escapulia para dar uma cheiradinha também!"
Em conversa com Paul Elliott, publicada na edição #164 da Classic Rock, Iommi disse que Glenn era mais viciado que Ozzy, e relembrou:
"Quando ele esteve no [Black] Sabbath, tentamos ajudar ele. Marquei uma reabilitação, mas ele fugiu. […] Só Deus sabe o que ele usava. Era traficante o tempo todo atrás dele… a gente expulsava todos, mas as drogas sempre chegavam até ele. Cheguei a contratar um guarda-costas para tomar conta [de Glenn], mas mesmo assim não deu certo."
Glenn certamente não guardou ressentimentos de Iommi. Tanto que 10 anos depois eles tornaram a entrar em estúdio para gravar o "Eighth Star", lançado oficialmente apenas em 2004 como "The 1996 DEP Sessions".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
As 10 melhores músicas do Anthrax com John Bush nos vocais, segundo o Metal Sucks
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Ringo Starr teve sua carreira arruinada após os Beatles lhe darem uma música
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro

Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Para Tony Iommi, tocar guitarra é uma necessidade; "É como comer"
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
O último álbum "realmente ótimo" do Black Sabbath, de acordo com Ozzy Osbourne
Tony Iommi escolhe seu riff preferido, assim como o riff que não foi escrito por ele


