De Tony Iommi a Lady Gaga, os compositores preferidos de Jason Newsted, ex-baixista do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de novembro de 2023
O músico Jason Newsted, ex-baixista das bandas de Thrash Metal Flotsam And Jetsam e Metallica, concedeu entrevista ao site Songfacts em dezembro de 2013. O baixista contou quais são os seus compositores favoritos. A lista é grande e inclui nomes de vários estilos musicais, como é possível conferir a seguir.
Melhores e Maiores - Mais Listas
"Em termos de metal, heróis como o Black Sabbath - Geezer Butler, Tony Iommi… E o Rush como compositores. Até mesmo Derek St. Holmes, da Ted Nugent Band, grande compositor e grande letrista, com melodias e letras. Essa é a minha lista de professores originais, quando eu tinha 12, 14, 16 anos de idade",afirmou Jason, que na sequência, falou de artistas que surgiram no Século XXI.
"Tenho muito respeito pelos caras do Muse, que têm uma capacidade fantástica de compor. Kings of Leon, que tem uma ótima capacidade de composição. Lady Gaga, grande capacidade de composição no que diz respeito à melodia e à letra. Não gosto muito do boom-boom computadorizado da banda dela, mas no que diz respeito à melodia das letras, é fantástico.
Jason voltou a falar sobre bandas de Heavy Metal e chegou a citar o Mastodon, grupo que mescla elementos de vários subgêneros da música pesada.
"Gosto do Mastodon - gosto da honestidade de suas composições, da crueza, da feiura, mas ainda com um pouco de senso de humor na vibração da letra e da composição. Gosto muito disso: quando eles não levam as coisas muito a sério. Isso é muito importante."
Por fim,Jason citou outras bandas de Heavy Metal, inclusive o Metallica, que ele integrou entre 1986 e 2000.
"Os caras do Slayer, eu adoro o que eles fizeram. É claro que o Metallica fez algumas coisas muito legais. O Voivod fez alguns arranjos incríveis. O Gov't Mule fez alguns arranjos incríveis - Warren Haynes, um compositor muito bom. Zakk Wylde, ótimo compositor. Há muitas pessoas por aí que eu respeito nesse sentido", finalizou o eterno ex-baixista do Metallica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Scott Ian afirma que Anthrax se apresentará no Brasil em 2027
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
O emocionante processo de composição de "Blackened", nas palavras de Jason Newsted
O clássico absoluto do Metallica que fez a cabeça de Rob Halford
A música que James Hetfield escolheria para entrar em cena antes de qualquer outra
O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo James Hetfield do Metallica
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
O assassino que matou um homem e recitou letra do Metallica em seguida
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Pra discutir: os 100 melhores discos do rock brasileiro
Thrash Metal: as 10 melhores baladas de bandas do gênero


