Kissmaníaco de carteirinha, John 5 lista seus cinco álbuns favoritos do Kiss
Por André Garcia
Postado em 06 de novembro de 2023
Nos anos 90, John 5 se destacou na banda de Marilyn Manson não só por seu som, mas por seu visual: cabelo platinado escorrido e tocando metal com uma Telecaster — guitarra muito mais associada à country music. Com o passar do tempo, ele se revelou também um baita fã do Kiss.
"Ganhei minha primeira guitarra no natal de 1977", contou ele em 2019 à Metal Hammer. Na mesma época, também comecei a gostar do Kiss, quando o álbum 'Love Gun' saiu. Tenho uma coleção do Kiss, [...] minha coleção é mais do que rara, provavelmente tenho muita coisa que nem Gene Simmons tem!"
Conforme publicado pela Metal Injection, os cinco álbuns preferidos do Kiss de John 5 são os seguintes.
Kiss (1974)
Hotter Than Hell (1974)
Love Gun (1977)
Dressed To Kill (1975)
Unmasked (1980)
Kiss
Álbum de estreia, foi gravado em pouco tempo e com baixo orçamento. Embora tenha passado longe de um sucesso comercial, mas possui alguns de seus maiores hits, como "Cold Gin" e "Deuce".
Hotter Than Hell
Segundo álbum, foi lançado poucos meses após "Kiss", gravado enquanto eles ainda estavam na estrada promovendo seu debut. Emplacou hits como "Watching You" e "Hotter Than Hell".
Love Gun
Sexto álbum, marcou o auge da fase roqueira e mainstream do Kiss, quando eles eram uma das maiores bandas dos Estados Unidos. A partir dali, entretanto, começaram a se afastar do rock e desagradar aos fãs embarcando no pop e na disco. Emplacou hits como a faixa título e "Shock Me".
Dressed To Kill
Terceiro álbum, veio logo após eles terem gravado "Kiss" e "Hotter Than Hell" em pouco tempo, então já estavam com seu poço criativo secando. Mesmo assim, ainda conseguiram emplacar os hits "Rock Bottom" — e a música que mudou suas vidas — "Rock and Roll All Nite".
Unmasked
Oitavo álbum, representou uma continuação a seu antecessor "Disnasty", no sentido de se afastar de suas raízes hard rock em busca de uma sonoridade mais pop, visando agradar a um público maior e mais genérico. "Shandi" e "She's so European" foram os primeiros singles.
Na lista de John 5 surpreende a inclusão de "Unmasked" — um dos álbuns mais odiados por sua sonoridade mais pop do que rock, gravado numa fase onde a banda estava perdida no estrelismo. Ainda mais pelo fato dele ter deixado de fora "Destroyer" — de hits como "Detroit Rock City" e "God of Thunder" —, que levou o quarteto ao estrelato, e é considerado por muitos sua maior obra-prima.
Embora todas as suas escolhas tenham sido de 1980 para trás, o guitarrista fez questão de ressaltar que também gosta da fase desmascarada da banda, ao longo da década de 80:
"Se você parar para pensar, o Kiss dos anos 80 foi realmente incrível. Aquelas músicas, são músicas boas; [álbuns] como 'Asylum', 'Animalized', 'Revenge'... todos eles tiveram grandes sucessos. Acho isso incrível. Bom para eles, sabe?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps