Matérias Mais Lidas

Angra: por que Fabio Lione não consegue mais escutar power metalAngra: por que Fabio Lione não consegue mais escutar power metal

Brian May: após quase ser cancelado, guitarrista pede desculpas por comentáriosBrian May: após quase ser cancelado, guitarrista pede desculpas por comentários

Thiago Castanho: pede pra ele tocar guitarra e cantar, diz sobre filho de ChorãoThiago Castanho: "pede pra ele tocar guitarra e cantar", diz sobre filho de Chorão

Deep Purple: em 2004, Steve Morse gravou covers de Ozzy e arrumou dor de cabeçaDeep Purple: em 2004, Steve Morse gravou covers de Ozzy e arrumou dor de cabeça

Celtic Frost: Tom Warrior elogia integrante de banda brasileira; admiro imensamenteCeltic Frost: Tom Warrior elogia integrante de banda brasileira; "admiro imensamente"

Pitty: preocupada com aglomerações em Réveillon e Carnaval, ela pede que fãs se vacinemPitty: preocupada com aglomerações em Réveillon e Carnaval, ela pede que fãs se vacinem

Iron Maiden: em parceria com a Marvel, banda cria nova linha de roupas e acessóriosIron Maiden: em parceria com a Marvel, banda cria nova linha de roupas e acessórios

Charlie Brown Jr: me chutaram 100% do projeto que criei, diz filho de ChorãoCharlie Brown Jr: "me chutaram 100% do projeto que criei", diz filho de Chorão

Cradle of Filth: eles opinam sobre controvérsias e celebridades usando suas camisetasCradle of Filth: eles opinam sobre controvérsias e celebridades usando suas camisetas

Lista: 20 músicas animadas para ouvir em dias tristes e levantar o astralLista: 20 músicas animadas para ouvir em dias tristes e levantar o astral

Linkin Park: Evanescence e Halestorm cantam cover em homenagem ao falecido vocalistaLinkin Park: Evanescence e Halestorm cantam cover em homenagem ao falecido vocalista

Marilyn Manson: investigadores cumprem mandado de busca e apreensão na casa do músicoMarilyn Manson: investigadores cumprem mandado de busca e apreensão na casa do músico

Revolver: veja os 25 melhores álbuns de 2021 escolhidos pela revista, e tem Iron MaidenRevolver: veja os 25 melhores álbuns de 2021 escolhidos pela revista, e tem Iron Maiden

Humor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileirosHumor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileiros

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide


Stamp

Anos 90: Vinte discos essenciais

Por Mateus Ribeiro
Em 26/03/19

Para muitas pessoas, a década de 1990 foi um período muito marcante. Seja nos esportes, no cinema, ou em qualquer outro tipo de arte, a grande maioria das obras que surgiram durante aqueles dias proporcionam nostalgia.

Quando o assunto é música, a década de 1990 também reservou grandes momentos. Falando especificamente sobre o rock e o Heavy Metal,grandes lançamentos pipocaram durante aqueles anos. Alguns estilos surgiram, outros deram uma caída, mas o que importa é que tivemos MUITA coisa de respeito nos anos 1990. E é sobre essas maravilhas que falarei abaixo, listando vinte grandes lançamentos da década de 90.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

20 - "Angels Cry" - ANGRA (1993):

Se o Sepultura abriu as portas para o mercado brasileiro na base da porrada, coube ao Angra fazer o mesmo caminho usando muita classe e virtuosismo.

O primeiro disco da banda é uma obra do metal melódico. Uma aula de como se toar e cantar, "Angels Cry" é o resultado de muita inspiração e suor por parte dos excelentes músicos que escreveram um dos mais importantes discos da historia da música pesada brasileira.

19 - "Demanufacture" - FEAR FACTORY (1995):

Um dos discos mais pesados e aterrorizantes da década. Só isso mesmo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

18 - "Neon Balroom" - SILVERCHAIR (1999):

O terceiro lançamento do grupo australiano mistura a energia do rock alternativo com experimentalismos e doses (generosas) de melancolia.Um álbum um tanto quanto complexo, que dividiu opiniões, e explodiu mundo a fora, muito por conta das baladas "Miss You Love" e "Ana´s Song (Open Fire)". Porém, não se engane, o SILVERCHAIS vai muito além dessas baladinhas.

17 - "Divine Intervention" - SLAYER (1994):

Em uma época que alguns diziam que o metal estava em baixa, a banda mais desgraçada da historia apareceu com um disco que é um verdadeiro massacre.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com o coração cheio de revolta, Tom Araya e sua turma destilam todo o ódio e repulsa do mundo em que habitamos. O disco marca a estreia do magnífico Paul Bostaph na bateria, que por sinal, dá um show. As guitarras cortantes da dupla mais letal da historia são o componente vital desse disco.

Violência, sangue, morte, insanidade mental, críticas ácidas são os ingredientes de um dos lançamentos mais pesados de todos os tempos.

16 - "Burn My Eyes" - MACHINE HEAD (1994):

Depois do boom do Thrash Metal da Bay Area, parecia que a California não iria conseguir chocar o mundo novamente. Ledo engano.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Insatisfeito no Vio-lence, Robb Flynn decidiu sair da banda e montar o MACHINE HEAD. E o primeiro disco da banda, "Burn My Eyes", é um clássico da porradaria. Uma mistura do thrash metal da década passada com passagens mais modernas, e muito ódio no coração, o "debut" da banda deu início ao que costumou se chamar de "New Wave of American Heavy Metal".

Pesado, subversivo, moderno, raivoso e rápido, o primeiro disco do MACHINE HEAD é fundamental para que se entenda os rumos que o Metal americano tomou dali em diante.

15 - "Youthanasia" - MEGADETH (1994):

Em 1994, o MEGADETH atingiu o ápice de sua maturidade musical. "Youthanasia" é um disco perfeito em todos os aspectos. Apesar da banda tirar um pouco o pé do acelerador, o som continua extremamente pesado. Os instrumentistas dão uma aula, e pela primeira vez na carreira, parecia que o MEGADETH estava trabalhando como uma banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Clássicos como "A Tout Le Monde" (talvez a balada mais bonita do Metal), "Reckoning Day" e "Train Of Consequences" ainda aparecem nos shows da banda, e merecem ser relembradas, da mesma forma que "Addicted To Chaos", "Family Tree" e a faixa título.

As letras são extremamente profundas e reflexivas, e versam sobre dramas da juventude, e até mesmo algumas situações pessoais de Dave Mustaine. Uma obra que merece ser ouvida com toda a atenção.

14 - "Images And Words" - DREAM THEATER (1992):

Em 1992, o mundo do metal foi apresentado a um de seus trabalhos mais complexos, cativantes e virtuosos até então.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Images And Words", segundo álbum de estúdio do Dream Theater já nasceu um clássico, recheado de músicas que se tornariam hinos do Metal Progressivo, ou Prog Metal.

Desde "Pull Me Under" até "Learning To Live", tudo no disco é perfeito. A execução dos instrumentos, o trabalho vocal, as letras.
Destaques especiais para as faixas "Metropolis PT.1 — The Miracle And The Sleeper", e "Another Day", que poderia facilmente aparecer na trilha sonora de qualquer novela noventista.

13 - "Heartwork" - CARCASS (1993):

Disco após disco, o CARCASS foi lapidando toda a sua podridão sonora. O pico de toda essa evolução se deu no maravilhoso e revolucionário "Heartwork", lançado em 1993.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O som continua uma pedrada na cara, mas dessa vez, pitadas de heavy metal aparecem nos riffs com maior frequência, o bumbo duplo deu uma PEQUENA aliviada, e os vocais estão mais raivosos e limpos do que nos discos anteriores. O disco, no fim das contas, é um dos pilares do que veio a ser chamado de Death Metal Melódico anos depois.

Um dos discos mais cultuados e populares de toda historia do metal extremo, "Heartwork" fez alguns ouvidos desacostumados com o barulho se deliciarem no fantástico mundo de ódio, sangue, e bisturis que transformou o CARCASS em uma das bandas mais queridas pelos fãs do metal violento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

12 - "Vulgar Display Of Power" - PANTERA (1992):

Poucas vezes a capa representou tanto o conteúdo de um disco. "Vulgar Display Of Power" nada mais é do que um soco na cara.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

12 - "Chaos A.D." — SEPULTURA (1993):

O Metal Brasileiro merece todo o respeito do mundo. E o Sepultura, que foi seu maior expoente por muito tempo, merece mais ainda.

Banda que abriu as portas para os artistas brasileiros, o SEPULTURA foi moldando seu som com o passar do tempo. Do quase black metal do primeiro split até o Thrash/Death de "Arise", tudo o que a banda criou foi feito com muita alma e dignidade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em "Chaos A.D.", Max Cavalera e seus companheiros quebraram mais uma barreira, tornando o som da banda mais moderno, com influências dos mais diversos tipos, com direito até mesmo a influência tribal brasileira, na instrumental "Kaiowas".

Um disco fundamental.

11 - "Draconian Times" - PARADISE LOST (1995):

Misturando elementos do Heavy Metal com outros do Doom e do Gothic, o PARADISE LOST conseguiu escrever um disco pesado, técnico, melancólico, e acredite se quiser, acessível.

Um dos álbuns mais cultuados dos anos 90, conta com discursos feitos por Charles Manson na ótima "Forever Failure".

10 - "Mondo Bizarro" — RAMONES (1992):

Com a entrada de CJ Ramone, a banda ganhou sangue novo. Um pouco mais jovem do que os demais integrantes, CJ contribuiu muito para que "Mondo Bizarro" viesse a se tornar um dos melhores discos da banda.

Além da já habitual energia presente nos demais discos, canções como "Censorshit", a ótima "Poison Heart", "Anxiety", "It´s Gonna Be Alright" (uma bela homenagem aos leais fãs) e "Touring" contam com ótimas letras. Ao contrário do que muitos imaginam, os Ramones podem fazer você pensar na vida.

A cereja do bolo fica com as músicas cantadas por CJ, com destaque para "Strength to Endure", uma das mais queridas pelos fãs. Fundamental em qualquer discografia!

09 - "Californication" - RED HOT CHILI PEPPERS (1999):

Poucas vezes um disco emplacou tantos sucessos. O sétimo disco do RHCP foi um dos maiores sucessos comerciais dos anos 1990, e além de contar com o retorno do guitarrista John Frusciante, representa uma mudança significativa no som da banda, que passa a ser um pouco mais "sério".

Temas como a faixa título, "Around The World", "Scar Tissue" e "Otherside" dominaram as paradas musicais, e eram executadas em todo lugar que você fosse.

08 - "Body Count" - BODY COUNT (1992):

Um disco emblemático. O álbum que leva o nome da banda tem letras extremamente pesadas, que falam sobre inúmeros problemas sociais, como racismo, violência e uso de drogas. Além de ter sido escrito por ICE-T, que até então era conhecido por seu trabalho no mundo do Rap e Hip Hop, "Body Count" foi muito importante por dois motivos: mostrar que o Rap e o Rock podem andar juntos, e para mostrar que o Metal não é coisa só pra branco...

07 -  "Dirt" — ALICE IN CHAINS (1992):

O Alice In Chains conseguiu misturar grunge, heavy metal, música alternativa, além de marcantes passagens acústicas.

Peso, sujeira, viagens musicais, letras reflexivas e algumas partes mais arrastadas tornaram o AIC uma das maiores bandas dos anos 90.

O disco mais se parece uma coletânea, já que conta com clássicos do calibre de "Down In A Hole", Them Bones", "Would?", Angry Chair" e "Rooster". Dentre tantos trabalhos excepcionais, "Dirt" é o mais marcante feito pelo saudoso Layne Staley, que infelizmente foi mais um talento vencido pelas drogas.

06 - "(What´s The Story?) Morning Glory" — OASIS (1995):

Você pode achar os caras do OASIS uns malas sem alça. Com toda a razão.

Você pode falar que os caras do OASIS só fazem música de novela. Talvez.

Você não pode falar que a banda não é importante. Nunca.

Em seu segundo disco, os caras emplacaram uma sequência enorme de hits, que tocaram no mundo todo durante anos.

Um disco de respeito, fundamental para que o mundo fosse apresentado ao BritPop.

05 - "Ten" - PEARL JAM (1991):

A banda foi um dos maiores fenômenos do Grunge, e "Ten" foi um dos trabalhos mais importantes do estilo. Músicas como "Once", "Even Flow", "Alive" e "Jeremy" tornaram o PJ conhecido no mundo todo. Um dos discos mais populares dos anos 1990.

04 - "No More Tears" — OZZY OSBOURNE (1991):

O que você acha que resultaria de uma mistura entre Ozzy e Lemmy? A resposta pode ser conferida em algumas músicas do maravilhoso "No More Tears", sexto álbum de estúdio do MadMan, e um dos maiores sucessos comerciais de sua carreira.

A presença de feras do porte de Zakk Wylde e Randy Castillo foi de suma importância para que as emocionantes músicas se tornassem clássicas, algumas executadas até hoje. Destaque para a faixa título, "Mama, I´m Coming Home", "Hellraiser", "Road To Nowhere" e "I Don´t Want To Change The World".

03 - "Use Your Illusion" (I e II) - GUNS N' ROSES (1991):

O GUNS N' ROSES já foi quase dona do mundo, e os dois discos, lançados simultaneamente em 1991 ajudaram (e muito) a banda a alcançar tal patamar. Sucesso de vendas, apresentou ao mundo músicas como "November Rain", "Don´t Cry", "Civil War", além de grandes versões para "Live And Let Die" e "Knockin´On Heaven´s Door".

2 -  "Nevermind" — NIRVANA (1991):

Não existe meio termo, ou você ama Kurt Cobain, ou o odeia completamente. O que é obrigatório é respeitar o que ele fez pela música. Com riffs simples (porém marcantes), batidas secas na bateria, e baixo marcante, o NIRVANA se tornou um fenômeno gigantesco.

Com letras revoltadas, e algumas músicas que já nasceram hits, em 1991 "Nevermind" viu a luz do dia. O mundo conheceu o grunge, e o disco que tem na capa um bebê pelado nadando se tornou icônico.

Fato é que grande parte de uma geração começou a se interessar pela música pesada através de "Nevermind", um dos discos mais emblemáticos da historia da música.

1 -  "Metallica"- METALLICA (1991):

O conhecido "Black Album" é um dos maiores sucessos comerciais da historia do Metal. Lançado em 1991, vendeu um número astronômico de cópias. O disco catapultou a carreira da banda, e fez o quarteto lotar estádios mundo afora (inclusive no Brasil) por anos, em uma tour que parecia não ter fim.

A mudança no som da banda, que passou de um Thrash Metal rápido e sólido para algo mais "comercial", desagradou muitos fãs, ao mesmo tempo que uma legião gigantesca se rendeu ao talento dos quatro cavaleiros. O Metal estava ao alcance de todos os ouvidos, desde os mais acostumados até os mais repelentes.

Repleto de clássicos, como "Enter Sandman", "The Unforgiven", "Sad But True", "Nothing Else Matters" e "Wherever I May Roam", é até hoje um lançamento fundamental.

E para você, quais os álbuns essenciais?

Opine nos comentários, de preferência, mantendo o respeito ;)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Garimpeiro
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Metallica: confira vídeo oficial de Enter Sandman ao vivo, gravado em show recenteMetallica: confira vídeo oficial de "Enter Sandman" ao vivo, gravado em show recente

Metallica: músicos do Mastodon e Carcass gravam versão invertida da clássica BlackenedMetallica: músicos do Mastodon e Carcass gravam versão "invertida" da clássica Blackened

Metallica: quando Tracii Guns encontrou James Hetfield bêbado num bar em Nova YorkMetallica: quando Tracii Guns encontrou James Hetfield bêbado num bar em Nova York

Metallica: banda compartilha vídeo da clássica One em show na FloridaMetallica: banda compartilha vídeo da clássica "One" em show na Florida

Metallica: o dia que Cronos, do Venom, teve que acalmar chilique no backstageMetallica: o dia que Cronos, do Venom, teve que acalmar chilique no backstage

Metallica: fã homenageia Lars Ulrich decorando o vaso sanitário com esculturaMetallica: fã homenageia Lars Ulrich decorando o vaso sanitário com escultura

Metallica: por que James Hetfield não gosta do Guns N' Roses, com quem tocou em 1992Metallica: por que James Hetfield não gosta do Guns N' Roses, com quem tocou em 1992

Metallica: confira filmagem profissional de Fight Fire With Fire, ao vivo na FlóridaMetallica: confira filmagem profissional de "Fight Fire With Fire", ao vivo na Flórida

Metallica: assista video oficial de Holier Than Thou no show em AtlantaMetallica: assista video oficial de "Holier Than Thou" no show em Atlanta

Mastodon: Brann Dailor quase saiu na mão para defender Lars Ulrich, que ficou orgulhosoMastodon: Brann Dailor quase saiu na mão para defender Lars Ulrich, que ficou orgulhoso

Metallica: eles vão tocar neste sábado em evento que mistura boxe com MMAMetallica: eles vão tocar neste sábado em evento que mistura boxe com MMA

Thrash metal: em vídeo, a evolução do estilo, de 1983 até 2021Thrash metal: em vídeo, a evolução do estilo, de 1983 até 2021

Metallica: irritado, James Hetfield vazou no meio das gravações do clipe de OneMetallica: irritado, James Hetfield vazou no meio das gravações do clipe de "One"

Beto Alone: Como James Hetfield conheceu Lars Ulrich? (vídeo)

Metallica: confira filmagem profissional de Fade To Black, registrada em show recenteMetallica: confira filmagem profissional de "Fade To Black", registrada em show recente


Robert Trujillo: Jaco Pastorius foi o Jimi Hendrix do baixoRobert Trujillo: "Jaco Pastorius foi o Jimi Hendrix do baixo"

Kirk Hammett: a diferença entre os solos do Master e do HardwiredKirk Hammett: a diferença entre os solos do "Master" e do "Hardwired"

Metallica: Dave Grohl responde sobre carta aberta à bandaMetallica: Dave Grohl responde sobre carta aberta à banda


Slipknot: Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy MetalSlipknot
Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy Metal

Anthrax: Scott Ian apresenta a solução para o Phil AnselmoAnthrax
Scott Ian apresenta a solução para o Phil Anselmo


Sobre Mateus Ribeiro

Fã de Ramones, In Flames e Soilwork. Ouve (quase) tudo, desde rock clássico até black metal.

Mais matérias de Mateus Ribeiro.