RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A opinião de Fernanda Lira sobre Fernanda Torres ganhar Globo de Ouro

Angra estende a tour que celebra 20 anos do álbum "Temple of Shadows"

O que Augusto Licks ia dizer sobre a Legião em 1990 que foi censurado pelo Humberto Gessinger

A atitude dos integrantes do Metallica que deixou Dave Mustaine chateado

Como os discos dos Beatles influenciaram a lendária dupla gaúcha Kleiton & Kledir

Como o AC/DC foi batizado e desbancou três nomes na eleição, segundo Dave Evans

A música inspirada em filme bíblico que virou presença quase obrigatória nos shows do Metallica

O disco do Titãs que só deslanchou depois de bate boca no estúdio

Fãs originais do Judas Priest estão todos morrendo, lamenta baixista

O roqueiro que ofendeu Raul Gil e, arrependido, pediu para beijar os pés do apresentador

O polêmico significado de rock and roll, segundo o presidente do Hall da Fama do rock

Augusto Licks sofre acidente de carro e fratura o tórax

O curioso significado científico do termo "Ouro de Tolo" que batiza hit de Raul Seixas

A triste cena do banguela e pobre Angus Young que comoveu Gene Simmons do Kiss

Instrumentistas do Jane's Addiction trabalham em novas músicas sem Perry Farrell


Stamp

Anos 90: Vinte discos essenciais

Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de março de 2019

Para muitas pessoas, a década de 1990 foi um período muito marcante. Seja nos esportes, no cinema, ou em qualquer outro tipo de arte, a grande maioria das obras que surgiram durante aqueles dias proporcionam nostalgia.

Quando o assunto é música, a década de 1990 também reservou grandes momentos. Falando especificamente sobre o rock e o Heavy Metal,grandes lançamentos pipocaram durante aqueles anos. Alguns estilos surgiram, outros deram uma caída, mas o que importa é que tivemos MUITA coisa de respeito nos anos 1990. E é sobre essas maravilhas que falarei abaixo, listando vinte grandes lançamentos da década de 90.

Metallica - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

20 - "Angels Cry" - ANGRA (1993):

Se o Sepultura abriu as portas para o mercado brasileiro na base da porrada, coube ao Angra fazer o mesmo caminho usando muita classe e virtuosismo.

O primeiro disco da banda é uma obra do metal melódico. Uma aula de como se toar e cantar, "Angels Cry" é o resultado de muita inspiração e suor por parte dos excelentes músicos que escreveram um dos mais importantes discos da historia da música pesada brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

19 - "Demanufacture" - FEAR FACTORY (1995):

Um dos discos mais pesados e aterrorizantes da década. Só isso mesmo.

18 - "Neon Balroom" - SILVERCHAIR (1999):

O terceiro lançamento do grupo australiano mistura a energia do rock alternativo com experimentalismos e doses (generosas) de melancolia.Um álbum um tanto quanto complexo, que dividiu opiniões, e explodiu mundo a fora, muito por conta das baladas "Miss You Love" e "Ana´s Song (Open Fire)". Porém, não se engane, o SILVERCHAIS vai muito além dessas baladinhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

17 - "Divine Intervention" - SLAYER (1994):

Em uma época que alguns diziam que o metal estava em baixa, a banda mais desgraçada da historia apareceu com um disco que é um verdadeiro massacre.

Com o coração cheio de revolta, Tom Araya e sua turma destilam todo o ódio e repulsa do mundo em que habitamos. O disco marca a estreia do magnífico Paul Bostaph na bateria, que por sinal, dá um show. As guitarras cortantes da dupla mais letal da historia são o componente vital desse disco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Violência, sangue, morte, insanidade mental, críticas ácidas são os ingredientes de um dos lançamentos mais pesados de todos os tempos.

16 - "Burn My Eyes" - MACHINE HEAD (1994):

Depois do boom do Thrash Metal da Bay Area, parecia que a California não iria conseguir chocar o mundo novamente. Ledo engano.

Insatisfeito no Vio-lence, Robb Flynn decidiu sair da banda e montar o MACHINE HEAD. E o primeiro disco da banda, "Burn My Eyes", é um clássico da porradaria. Uma mistura do thrash metal da década passada com passagens mais modernas, e muito ódio no coração, o "debut" da banda deu início ao que costumou se chamar de "New Wave of American Heavy Metal".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pesado, subversivo, moderno, raivoso e rápido, o primeiro disco do MACHINE HEAD é fundamental para que se entenda os rumos que o Metal americano tomou dali em diante.

15 - "Youthanasia" - MEGADETH (1994):

Em 1994, o MEGADETH atingiu o ápice de sua maturidade musical. "Youthanasia" é um disco perfeito em todos os aspectos. Apesar da banda tirar um pouco o pé do acelerador, o som continua extremamente pesado. Os instrumentistas dão uma aula, e pela primeira vez na carreira, parecia que o MEGADETH estava trabalhando como uma banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Clássicos como "A Tout Le Monde" (talvez a balada mais bonita do Metal), "Reckoning Day" e "Train Of Consequences" ainda aparecem nos shows da banda, e merecem ser relembradas, da mesma forma que "Addicted To Chaos", "Family Tree" e a faixa título.

As letras são extremamente profundas e reflexivas, e versam sobre dramas da juventude, e até mesmo algumas situações pessoais de Dave Mustaine. Uma obra que merece ser ouvida com toda a atenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

14 - "Images And Words" - DREAM THEATER (1992):

Em 1992, o mundo do metal foi apresentado a um de seus trabalhos mais complexos, cativantes e virtuosos até então.

"Images And Words", segundo álbum de estúdio do Dream Theater já nasceu um clássico, recheado de músicas que se tornariam hinos do Metal Progressivo, ou Prog Metal.

Desde "Pull Me Under" até "Learning To Live", tudo no disco é perfeito. A execução dos instrumentos, o trabalho vocal, as letras.
Destaques especiais para as faixas "Metropolis PT.1 — The Miracle And The Sleeper", e "Another Day", que poderia facilmente aparecer na trilha sonora de qualquer novela noventista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

13 - "Heartwork" - CARCASS (1993):

Disco após disco, o CARCASS foi lapidando toda a sua podridão sonora. O pico de toda essa evolução se deu no maravilhoso e revolucionário "Heartwork", lançado em 1993.

O som continua uma pedrada na cara, mas dessa vez, pitadas de heavy metal aparecem nos riffs com maior frequência, o bumbo duplo deu uma PEQUENA aliviada, e os vocais estão mais raivosos e limpos do que nos discos anteriores. O disco, no fim das contas, é um dos pilares do que veio a ser chamado de Death Metal Melódico anos depois.

Um dos discos mais cultuados e populares de toda historia do metal extremo, "Heartwork" fez alguns ouvidos desacostumados com o barulho se deliciarem no fantástico mundo de ódio, sangue, e bisturis que transformou o CARCASS em uma das bandas mais queridas pelos fãs do metal violento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

12 - "Vulgar Display Of Power" - PANTERA (1992):

Poucas vezes a capa representou tanto o conteúdo de um disco. "Vulgar Display Of Power" nada mais é do que um soco na cara.

[an error occurred while processing this directive]

12 - "Chaos A.D." — SEPULTURA (1993):

O Metal Brasileiro merece todo o respeito do mundo. E o Sepultura, que foi seu maior expoente por muito tempo, merece mais ainda.

Banda que abriu as portas para os artistas brasileiros, o SEPULTURA foi moldando seu som com o passar do tempo. Do quase black metal do primeiro split até o Thrash/Death de "Arise", tudo o que a banda criou foi feito com muita alma e dignidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em "Chaos A.D.", Max Cavalera e seus companheiros quebraram mais uma barreira, tornando o som da banda mais moderno, com influências dos mais diversos tipos, com direito até mesmo a influência tribal brasileira, na instrumental "Kaiowas".

Um disco fundamental.

11 - "Draconian Times" - PARADISE LOST (1995):

Misturando elementos do Heavy Metal com outros do Doom e do Gothic, o PARADISE LOST conseguiu escrever um disco pesado, técnico, melancólico, e acredite se quiser, acessível.

[an error occurred while processing this directive]

Um dos álbuns mais cultuados dos anos 90, conta com discursos feitos por Charles Manson na ótima "Forever Failure".

10 - "Mondo Bizarro" — RAMONES (1992):

Com a entrada de CJ Ramone, a banda ganhou sangue novo. Um pouco mais jovem do que os demais integrantes, CJ contribuiu muito para que "Mondo Bizarro" viesse a se tornar um dos melhores discos da banda.

Além da já habitual energia presente nos demais discos, canções como "Censorshit", a ótima "Poison Heart", "Anxiety", "It´s Gonna Be Alright" (uma bela homenagem aos leais fãs) e "Touring" contam com ótimas letras. Ao contrário do que muitos imaginam, os Ramones podem fazer você pensar na vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

A cereja do bolo fica com as músicas cantadas por CJ, com destaque para "Strength to Endure", uma das mais queridas pelos fãs. Fundamental em qualquer discografia!

09 - "Californication" - RED HOT CHILI PEPPERS (1999):

Poucas vezes um disco emplacou tantos sucessos. O sétimo disco do RHCP foi um dos maiores sucessos comerciais dos anos 1990, e além de contar com o retorno do guitarrista John Frusciante, representa uma mudança significativa no som da banda, que passa a ser um pouco mais "sério".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Temas como a faixa título, "Around The World", "Scar Tissue" e "Otherside" dominaram as paradas musicais, e eram executadas em todo lugar que você fosse.

08 - "Body Count" - BODY COUNT (1992):

Um disco emblemático. O álbum que leva o nome da banda tem letras extremamente pesadas, que falam sobre inúmeros problemas sociais, como racismo, violência e uso de drogas. Além de ter sido escrito por ICE-T, que até então era conhecido por seu trabalho no mundo do Rap e Hip Hop, "Body Count" foi muito importante por dois motivos: mostrar que o Rap e o Rock podem andar juntos, e para mostrar que o Metal não é coisa só pra branco...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

07 -  "Dirt" — ALICE IN CHAINS (1992):

O Alice In Chains conseguiu misturar grunge, heavy metal, música alternativa, além de marcantes passagens acústicas.

Peso, sujeira, viagens musicais, letras reflexivas e algumas partes mais arrastadas tornaram o AIC uma das maiores bandas dos anos 90.

O disco mais se parece uma coletânea, já que conta com clássicos do calibre de "Down In A Hole", Them Bones", "Would?", Angry Chair" e "Rooster". Dentre tantos trabalhos excepcionais, "Dirt" é o mais marcante feito pelo saudoso Layne Staley, que infelizmente foi mais um talento vencido pelas drogas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

06 - "(What´s The Story?) Morning Glory" — OASIS (1995):

Você pode achar os caras do OASIS uns malas sem alça. Com toda a razão.

Você pode falar que os caras do OASIS só fazem música de novela. Talvez.

Você não pode falar que a banda não é importante. Nunca.

Em seu segundo disco, os caras emplacaram uma sequência enorme de hits, que tocaram no mundo todo durante anos.

Um disco de respeito, fundamental para que o mundo fosse apresentado ao BritPop.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

05 - "Ten" - PEARL JAM (1991):

A banda foi um dos maiores fenômenos do Grunge, e "Ten" foi um dos trabalhos mais importantes do estilo. Músicas como "Once", "Even Flow", "Alive" e "Jeremy" tornaram o PJ conhecido no mundo todo. Um dos discos mais populares dos anos 1990.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

04 - "No More Tears" — OZZY OSBOURNE (1991):

O que você acha que resultaria de uma mistura entre Ozzy e Lemmy? A resposta pode ser conferida em algumas músicas do maravilhoso "No More Tears", sexto álbum de estúdio do MadMan, e um dos maiores sucessos comerciais de sua carreira.

A presença de feras do porte de Zakk Wylde e Randy Castillo foi de suma importância para que as emocionantes músicas se tornassem clássicas, algumas executadas até hoje. Destaque para a faixa título, "Mama, I´m Coming Home", "Hellraiser", "Road To Nowhere" e "I Don´t Want To Change The World".

03 - "Use Your Illusion" (I e II) - GUNS N' ROSES (1991):

O GUNS N' ROSES já foi quase dona do mundo, e os dois discos, lançados simultaneamente em 1991 ajudaram (e muito) a banda a alcançar tal patamar. Sucesso de vendas, apresentou ao mundo músicas como "November Rain", "Don´t Cry", "Civil War", além de grandes versões para "Live And Let Die" e "Knockin´On Heaven´s Door".

2 -  "Nevermind" — NIRVANA (1991):

Não existe meio termo, ou você ama Kurt Cobain, ou o odeia completamente. O que é obrigatório é respeitar o que ele fez pela música. Com riffs simples (porém marcantes), batidas secas na bateria, e baixo marcante, o NIRVANA se tornou um fenômeno gigantesco.

Com letras revoltadas, e algumas músicas que já nasceram hits, em 1991 "Nevermind" viu a luz do dia. O mundo conheceu o grunge, e o disco que tem na capa um bebê pelado nadando se tornou icônico.

Fato é que grande parte de uma geração começou a se interessar pela música pesada através de "Nevermind", um dos discos mais emblemáticos da historia da música.

1 -  "Metallica"- METALLICA (1991):

O conhecido "Black Album" é um dos maiores sucessos comerciais da historia do Metal. Lançado em 1991, vendeu um número astronômico de cópias. O disco catapultou a carreira da banda, e fez o quarteto lotar estádios mundo afora (inclusive no Brasil) por anos, em uma tour que parecia não ter fim.

A mudança no som da banda, que passou de um Thrash Metal rápido e sólido para algo mais "comercial", desagradou muitos fãs, ao mesmo tempo que uma legião gigantesca se rendeu ao talento dos quatro cavaleiros. O Metal estava ao alcance de todos os ouvidos, desde os mais acostumados até os mais repelentes.

Repleto de clássicos, como "Enter Sandman", "The Unforgiven", "Sad But True", "Nothing Else Matters" e "Wherever I May Roam", é até hoje um lançamento fundamental.

E para você, quais os álbuns essenciais?

Opine nos comentários, de preferência, mantendo o respeito ;)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Mateus Ribeiro

Fã de Ramones, In Flames e Soilwork. Ouve (quase) tudo, desde rock clássico até black metal.
Mais matérias de Mateus Ribeiro.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS