Sexta-feira 13: treze músicas para escutar nesta data

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Felipe Holanda, Fonte: VH1
Enviar correções  |  Comentários  | 

Poucos dias trazem mais medo às pessoas que uma sexta-feira 13. O sentido conotativo da data é de má sorte, más vibrações e más presságios, que duram até que o sábado chegue. Ao nascer do sol, toda a escuridão parece ser esquecida diante do inócuo sol do novo dia.

266 acessosMegadeth: "So Far, So Good..." em um minuto5000 acessosDoentio: Black Metal composto apenas com gritos de pacientes loucos

A fama do número 13 está relacionada ao azar. Os músicos, é claro, nunca tiveram medo e sempre utilizaram esse tema em suas músicas. Stevie Wonder gravou uma canção com o tema chamada “Superstition”, cheia de ginga e superstição. O BlACK SABBATH gravou seu último álbum intitulado “13”, além do primeiro disco da banda ser lançado exatamente em uma sexta-feira 13, em 1970.

Independente disso, em homenagem ao dia, reunimos 13 hinos assustadores que usam o número em seus nomes para ajudar você a começar bem o dia e ser esperto o suficiente para entender que o azar não existe. Ou será que existe?

1 – Danzig – Thirtheen

O rei do horror punk sempre foi marcado por músicas sinistras em seu repertório e não podia ficar de fora dessa. Um dos carros-chefes do “6:66 Satan's Child”, lançado em 1999, é “Thirteen”. A faixa conta com uma atmosfera bastante sombria e pesada, e uma letra intensa.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

2 - Pantera – 13 Steps To Nowhere

Essa música do PANTERA é realmente assustadora. Na época do lançamento do “The Great Southern Trendkill" em 1996, a banda texana atingiu um som característico, com muito peso e vocais poderosos. Um exemplo disso é a faixa “13 Steps To Nowhere”, que tem uma grande introdução de bateria e grandes riffs de guitarra dos irmãos Abbott.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

3 – Black Label Society – 13 Years Of Grief

Mesmo à sombra de Zack Wylde, a banda tem um som de bastante qualidade. Isso foi mostrado no LP “Stronger Than Death”, de 2000. Como de costume, a faixa começa com um riff cheio de harmônicos. Destaque também para o solo, um dos melhores do Zack.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

4 – Suicidal Tendencies – Emotion No. 13

Essa banda dispensa comentários. Mesmo assim, falaremos um pouco dela. Na carreira do SUICIDAL TENDENCIES muitas músicas se tornaram clássicos do grupo. “Emotion No. 13” é uma faixa acima da média, com grandes linhas de guitarra e bateria, além das quebradas de tempo.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

5 – Black Flag – Room 13

Para muitos, o BLACK FLAG é o maior ícone do Punk Rock em todos os tempos. A banda é uma das mais influentes do estilo, e muito disso pode ser conferido no álbum de estreia intitulado “Damaged”. “Room 13” tem todas as características do Punk. Um verdadeiro petardo.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

6 – Mercyful Fate – Thirteen Invitations

No quesito de ser assustador, poucas bandas se comparam ao MERCYFUL FATE. O som dos dinamarqueses sempre teve muita obscuridade e letras que se referem a espíritos malignos. No “In the Shadows”, de 1993, o grupo mostrou o quão tenebroso pode soar. “Thirteen Invitations” tem um belo riff de guitarras e uma grande voz de King Diamond.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

7 - Venom – Thirteen

Hora de falar do maior grupo de música extrema de todos os tempos. No ano 2000, a banda apareceu com grandes faixas cheias de brutalidade. “Thirteen” tem uma boa letra e um riff bem pesado, com um refrão quase ensurdecedor. Uma faixa acima da média, mesmo se tratando do VENOM.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

8 – Megadeth – 13

Sem sombra de dúvidas, o MEGADETH não poderia ficar de fora dessa lista. Até porque a banda tem um álbum intitulado “13” lançado em 2011. A faixa homônima tem grandes linhas vocais de Dave Mustaine e muita melodia nos violões. No refrão, vem a melhor parte da música.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

9 – Cradle Of Filth – Thirteen Autumns And A Widow

Viúvas são geralmente infelizes no amor. Com esse tema, o CRADLE OF FILTH tem uma faixa do “Cruelty And The Beast” de 1998. A música conta com uma bela introdução orquestrada, até que o peso aparece, mas a melodia não se perde. Um clássico do Black Metal.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

10 – The Cure -13th

O THE CURE é ma banda clássica, com Robert Smith se destacando como frontman. Esta música sai um pouco do estilo das outras citadas acima, mas também é lembrada nessa lista pelo nome. Um ritmo dançante até para os padrões da banda.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

11 – The Dammed – 13th Floor Vendetta

Geralmente em suas letras, o THE DAMMED fala de vingança e azar. Com a faixa do “Black Album” de 1980. Um belo piano e um baixo bem executado dão o teor da música, que é calma mas tem o seu brio. Bastante reflexiva.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

12- AFI - File 13

A banda é um clássico do Punk Rock, com muita influência do SEX PISTOLS e do punk britânico. No álbum “Very Proud Of Ya” de 1996, a música “File 13” é um dos maiores destaques. Uma pegada bastante hardcore e um vocal rasgado são as característias da faixa.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

13 – Type O Negative – Thit3een

Belíssima faixa instrumental do Type O Negative.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Chris CornellChris Cornell
Megadeth toca música em homenagem ao vocalista

266 acessosMegadeth: "So Far, So Good..." em um minuto1204 acessosNick Menza: Músicos lembram em vídeo um ano de sua morte1205 acessosBlend Guitar: em vídeo, os dez melhores duelos de guitarra0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Megadeth"

MegadethMegadeth
As estranhas histórias de turnê de Drover e Broderick

Kiko LoureiroKiko Loureiro
Entrar no Megadeth não mudará nada no Metal Nacional

Dave MustaineDave Mustaine
"Taekwondo mudou a minha vida"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 13 de março de 2015

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Sexta Feira 13"0 acessosTodas as matérias sobre "Danzig"0 acessosTodas as matérias sobre "Pantera"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Label Society"0 acessosTodas as matérias sobre "Suicidal Tendencies"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Flag"0 acessosTodas as matérias sobre "Mercyful Fate"0 acessosTodas as matérias sobre "Venom"0 acessosTodas as matérias sobre "Megadeth"0 acessosTodas as matérias sobre "Cradle Of Filth"0 acessosTodas as matérias sobre "Cure"0 acessosTodas as matérias sobre "Damned"0 acessosTodas as matérias sobre "Afi"

DoentioDoentio
Black Metal composto apenas com gritos de pacientes loucos

Guns N RosesGuns N' Roses
Contrato de Slash está pior que nos anos noventa?

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Phil Anselmo, Dimebag, Rex Brow e Vinnie Paul

5000 acessosNirvana - Perguntas e Respostas5000 acessosMotley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi5000 acessosEpica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?5000 acessosRobert Trujillo: a diferença entre tocar com o Metallica e com Ozzy5000 acessosEntrevistas: Coices e tretas entre artista e entrevistador5000 acessosJohn Lennon: O tardio perdão do Vaticano à blasfêmia

Sobre Felipe Holanda

Futuro jornalista recifense, baixista e apaixonado por heavy metal.

Mais matérias de Felipe Holanda no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online