Facebook: as bandas mais "sociais" do momento
Por Antonio Parreira
Postado em 09 de julho de 2011
Listados abaixo estão as bandas e artistas que mais despertaram atenção dos usuários do Whiplash! durante a história do site. A lista é baseada na quantidade de acessos às matérias do site e é atualizada diariamente (texto do Whiplash!).
Como sempre fui interessado por números e estatísticas, resolvi fazer essa comparação e dividir os resultados com vocês, leitores do Whiplash!
Na página principal do site temos acesso à lista das bandas preferidas dos leitores do Whiplash!. Se não são realmente as bandas preferidas, são pelo menos as que tem o marketing mais forte. E falando em marketing, não podemos deixar de pensar em como a internet mudou as estratégias de marketing não só das bandas de rock, mas de todo o mundo capitalista.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Hoje em dia, depois da ascensão e queda do MySpace, o Facebook se tornou uma poderosa ferramenta de divulgação gratuita para as bandas. Graças ao botão "like", ou "curtir" na versão brasileira, as bandas podem deixar os fãs sempre atualizados em tempo real do que acontece com elas. O número de "likes" é um bom indicador da popularidade da banda, então a idéia da tabela abaixo é utilizar este número e compará-lo com a popularidade das bandas no site Whiplash!
A primeira coluna mostra as 50 bandas mais populares no Whiplash! A segunda coluna mostra as mesmas 50 bandas começando pela mais "sociais" e segue decrescendo até as que não dão muito valor ou simplesmente não sabem como se aproveitar desta via direta de contato com os fãs. O número à esquerda entre parênteses é a posição no ranking do Whiplash!, e o gordo número à direita mostra quantos mil ou quantos milhões de fãs a banda tem na sua página no Facebook.
Algumas considerações:
1) LINKIN PARK é a banda que encabeça a lista e leva a medalha de ouro no quesito sociabilidade na Internet. É a banda com maior porcentagem de crescimento, indo do 48° para o 1° lugar na lista tendo galgado 47 posições;
2) IRON MAIDEN e GUNS N’ ROSES decepcionaram um pouco perdendo 17 e 8 posições respectivamente;
3) METALLICA provou ter um alicerce inabalável e gente trabalhando para a boa imagem da banda entre os internautas. Manteve o 3° lugar;
4) Bandas jurássicas (algumas nem existem mais) como os BEATLES, AC/DC, PINK FLOYD, NIRVANA e QUEEN, provaram que nem só as bandas mais jovens estão "antenadas" nas novas tecnologias, figurando entre as 10 primeiras posições;
5) Levando em conta que os leitores do Whiplash! são na grande maioria brasileiros e os membros do Facebook são gente do mundo inteiro, era de se esperar algumas discrepâncias por causa deste fator, como por exemplo a descida de muitas posições do ANGRA e do SHAMAN.
6) Se vocês, leitores, tiverem outras considerações não deixem de postar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Descubra a incrível história do cantor Seal sobre o Alice in Chains
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
A música do Pink Floyd que foi cortada de "The Wall" mas todos acabaram conhecendo
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A melhor música de rock de cada ano entre 2010 e 2019, segundo a Loudwire
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
O clipe que estragou um dos maiores hits dos anos 80, segundo Humberto Gessinger
O surpreendente disco que Tom Morello considera um dos melhores de todos os tempos
Fotos de Infância: Red Hot Chili Peppers
Sebastian Bach: quando o pai do Bon Jovi ameaçou matá-lo

As 10 melhores músicas que o Slayer lançou no século XXI, segundo o Metal Injection
As 10 músicas de Elton John que são as preferidas de Zakk Wylde
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
Aquiles Priester: 50 discos essenciais na vida do baterista
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1987



