Facebook: as bandas mais "sociais" do momento
Por Antonio Parreira
Postado em 09 de julho de 2011
Listados abaixo estão as bandas e artistas que mais despertaram atenção dos usuários do Whiplash! durante a história do site. A lista é baseada na quantidade de acessos às matérias do site e é atualizada diariamente (texto do Whiplash!).
Como sempre fui interessado por números e estatísticas, resolvi fazer essa comparação e dividir os resultados com vocês, leitores do Whiplash!
Na página principal do site temos acesso à lista das bandas preferidas dos leitores do Whiplash!. Se não são realmente as bandas preferidas, são pelo menos as que tem o marketing mais forte. E falando em marketing, não podemos deixar de pensar em como a internet mudou as estratégias de marketing não só das bandas de rock, mas de todo o mundo capitalista.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Hoje em dia, depois da ascensão e queda do MySpace, o Facebook se tornou uma poderosa ferramenta de divulgação gratuita para as bandas. Graças ao botão "like", ou "curtir" na versão brasileira, as bandas podem deixar os fãs sempre atualizados em tempo real do que acontece com elas. O número de "likes" é um bom indicador da popularidade da banda, então a idéia da tabela abaixo é utilizar este número e compará-lo com a popularidade das bandas no site Whiplash!
A primeira coluna mostra as 50 bandas mais populares no Whiplash! A segunda coluna mostra as mesmas 50 bandas começando pela mais "sociais" e segue decrescendo até as que não dão muito valor ou simplesmente não sabem como se aproveitar desta via direta de contato com os fãs. O número à esquerda entre parênteses é a posição no ranking do Whiplash!, e o gordo número à direita mostra quantos mil ou quantos milhões de fãs a banda tem na sua página no Facebook.
Algumas considerações:
1) LINKIN PARK é a banda que encabeça a lista e leva a medalha de ouro no quesito sociabilidade na Internet. É a banda com maior porcentagem de crescimento, indo do 48° para o 1° lugar na lista tendo galgado 47 posições;
2) IRON MAIDEN e GUNS N’ ROSES decepcionaram um pouco perdendo 17 e 8 posições respectivamente;
3) METALLICA provou ter um alicerce inabalável e gente trabalhando para a boa imagem da banda entre os internautas. Manteve o 3° lugar;
4) Bandas jurássicas (algumas nem existem mais) como os BEATLES, AC/DC, PINK FLOYD, NIRVANA e QUEEN, provaram que nem só as bandas mais jovens estão "antenadas" nas novas tecnologias, figurando entre as 10 primeiras posições;
5) Levando em conta que os leitores do Whiplash! são na grande maioria brasileiros e os membros do Facebook são gente do mundo inteiro, era de se esperar algumas discrepâncias por causa deste fator, como por exemplo a descida de muitas posições do ANGRA e do SHAMAN.
6) Se vocês, leitores, tiverem outras considerações não deixem de postar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
YouTube ameaça deletar canal do Exodus por clipe violento e banda cria site próprio
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
Vinnie Vincent define preço do seu novo álbum: 2 milhões de dólares por cópia
John Corabi sabe que não seria convidado a uma homenagem ao Mötley Crüe no Hall of Fame
Soulfly é furtado na estrada e perde backdrops e equipamento antes de turnê com o Gwar
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
O dia que Lemmy Kilmister destruiu equipamento caríssimo com um sanduíche
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O rockstar que rejeitou Ritchie Blackmore, mas é o único que ele admira
James Hetfield, do Metallica, surpreende ao eleger sua música favorita
A indigência musical da banda de rock que mais vendia em 1996, conforme Humberto Gessinger

O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Elton John escolhe os três maiores frontmen da história do rock
Elton John revela a música que ele mais se orgulha de ter escrito; "uma canção perfeita"



