Facebook: as bandas mais "sociais" do momento
Por Antonio Parreira
Postado em 09 de julho de 2011
Listados abaixo estão as bandas e artistas que mais despertaram atenção dos usuários do Whiplash! durante a história do site. A lista é baseada na quantidade de acessos às matérias do site e é atualizada diariamente (texto do Whiplash!).
Como sempre fui interessado por números e estatísticas, resolvi fazer essa comparação e dividir os resultados com vocês, leitores do Whiplash!
Na página principal do site temos acesso à lista das bandas preferidas dos leitores do Whiplash!. Se não são realmente as bandas preferidas, são pelo menos as que tem o marketing mais forte. E falando em marketing, não podemos deixar de pensar em como a internet mudou as estratégias de marketing não só das bandas de rock, mas de todo o mundo capitalista.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Hoje em dia, depois da ascensão e queda do MySpace, o Facebook se tornou uma poderosa ferramenta de divulgação gratuita para as bandas. Graças ao botão "like", ou "curtir" na versão brasileira, as bandas podem deixar os fãs sempre atualizados em tempo real do que acontece com elas. O número de "likes" é um bom indicador da popularidade da banda, então a idéia da tabela abaixo é utilizar este número e compará-lo com a popularidade das bandas no site Whiplash!
A primeira coluna mostra as 50 bandas mais populares no Whiplash! A segunda coluna mostra as mesmas 50 bandas começando pela mais "sociais" e segue decrescendo até as que não dão muito valor ou simplesmente não sabem como se aproveitar desta via direta de contato com os fãs. O número à esquerda entre parênteses é a posição no ranking do Whiplash!, e o gordo número à direita mostra quantos mil ou quantos milhões de fãs a banda tem na sua página no Facebook.
Algumas considerações:
1) LINKIN PARK é a banda que encabeça a lista e leva a medalha de ouro no quesito sociabilidade na Internet. É a banda com maior porcentagem de crescimento, indo do 48° para o 1° lugar na lista tendo galgado 47 posições;
2) IRON MAIDEN e GUNS N’ ROSES decepcionaram um pouco perdendo 17 e 8 posições respectivamente;
3) METALLICA provou ter um alicerce inabalável e gente trabalhando para a boa imagem da banda entre os internautas. Manteve o 3° lugar;
4) Bandas jurássicas (algumas nem existem mais) como os BEATLES, AC/DC, PINK FLOYD, NIRVANA e QUEEN, provaram que nem só as bandas mais jovens estão "antenadas" nas novas tecnologias, figurando entre as 10 primeiras posições;
5) Levando em conta que os leitores do Whiplash! são na grande maioria brasileiros e os membros do Facebook são gente do mundo inteiro, era de se esperar algumas discrepâncias por causa deste fator, como por exemplo a descida de muitas posições do ANGRA e do SHAMAN.
6) Se vocês, leitores, tiverem outras considerações não deixem de postar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
A curiosa resposta do Pixies após Dave Grohl opinar sobre clássico da banda
O disco de Hard Rock dos 80s que para Corey Taylor é um dos piores álbuns de todos os tempos
A banda favorita de todos os tempos de Freddie Mercury: "Sempre foi meu cantor favorito"
Bandas de rock que lançaram poucos discos, mas continuam fazendo muito sucesso

O álbum que definiu o AC/DC como banda, segundo Angus Young
A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
11 músicas sobre os EUA feitas por artistas de fora do país, segundo a Loudwire
Lista: 10 covers que ficaram mais conhecidos que as versões originais
Lista: 30 discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa



