Facebook: as bandas mais "sociais" do momento
Por Antonio Parreira
Postado em 09 de julho de 2011
Listados abaixo estão as bandas e artistas que mais despertaram atenção dos usuários do Whiplash! durante a história do site. A lista é baseada na quantidade de acessos às matérias do site e é atualizada diariamente (texto do Whiplash!).
Como sempre fui interessado por números e estatísticas, resolvi fazer essa comparação e dividir os resultados com vocês, leitores do Whiplash!
Na página principal do site temos acesso à lista das bandas preferidas dos leitores do Whiplash!. Se não são realmente as bandas preferidas, são pelo menos as que tem o marketing mais forte. E falando em marketing, não podemos deixar de pensar em como a internet mudou as estratégias de marketing não só das bandas de rock, mas de todo o mundo capitalista.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Hoje em dia, depois da ascensão e queda do MySpace, o Facebook se tornou uma poderosa ferramenta de divulgação gratuita para as bandas. Graças ao botão "like", ou "curtir" na versão brasileira, as bandas podem deixar os fãs sempre atualizados em tempo real do que acontece com elas. O número de "likes" é um bom indicador da popularidade da banda, então a idéia da tabela abaixo é utilizar este número e compará-lo com a popularidade das bandas no site Whiplash!
A primeira coluna mostra as 50 bandas mais populares no Whiplash! A segunda coluna mostra as mesmas 50 bandas começando pela mais "sociais" e segue decrescendo até as que não dão muito valor ou simplesmente não sabem como se aproveitar desta via direta de contato com os fãs. O número à esquerda entre parênteses é a posição no ranking do Whiplash!, e o gordo número à direita mostra quantos mil ou quantos milhões de fãs a banda tem na sua página no Facebook.
Algumas considerações:
1) LINKIN PARK é a banda que encabeça a lista e leva a medalha de ouro no quesito sociabilidade na Internet. É a banda com maior porcentagem de crescimento, indo do 48° para o 1° lugar na lista tendo galgado 47 posições;
2) IRON MAIDEN e GUNS N’ ROSES decepcionaram um pouco perdendo 17 e 8 posições respectivamente;
3) METALLICA provou ter um alicerce inabalável e gente trabalhando para a boa imagem da banda entre os internautas. Manteve o 3° lugar;
4) Bandas jurássicas (algumas nem existem mais) como os BEATLES, AC/DC, PINK FLOYD, NIRVANA e QUEEN, provaram que nem só as bandas mais jovens estão "antenadas" nas novas tecnologias, figurando entre as 10 primeiras posições;
5) Levando em conta que os leitores do Whiplash! são na grande maioria brasileiros e os membros do Facebook são gente do mundo inteiro, era de se esperar algumas discrepâncias por causa deste fator, como por exemplo a descida de muitas posições do ANGRA e do SHAMAN.
6) Se vocês, leitores, tiverem outras considerações não deixem de postar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage
The Animals: a história por trás de "House Of The Rising Sun"
"Só há espaço para um ego inflado: o meu", disse Ritchie Blackmore sobre o Rainbow
John Frusciante: "Anthony Kiedis não sabe nada de música"

5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
O álbum que definiu o AC/DC como banda, segundo Angus Young
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
Cinco músicas que são covers, mas você acha que são as versões originais - Parte 2
Dez álbuns lançados nos anos 80 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez



