Mofodeu: os 20 bateristas mais importantes dos anos 60 e 70

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Vitor Bemvindo, Fonte: Mofodeu
Enviar correções  |  Comentários  | 

O MOFODEU (o Programa que tira o MOFO do ROCK) juntamente com alguns especialistas e ouvintes fez a escolha dos 20 bateristas mais importantes dos anos 1960 e 1970. Opinaram desde os apresentadores e produtores do programa, alguns entendidos do assunto (como Ricardo Seelig, do Collector's Room, e Roger Moreira do ULTRAJE A RIGOR) e até mesmo alguns (não menos entendidos) ouvintes do MOFODEU.

2310 acessosLed Zeppelin: Dando peso ao trailer de Thor Ragnarok5000 acessosAquiles Priester: Posters, action figures e latinhas de coca-cola


Todas as listas deixadas no site www.mofodeu.com foram levadas em consideração, obedecendo o seguinte critério: cada baterista apontado como primeiro lugar nas listas, recebeu 10 pontos; os segundos colocados receberam 9 pontos; os terceiros, 8; os quartos, 7; e assim sucessivamente até o décimo baterista de cada lista. Foram somadas as pontuações de todas as listas até se chegar aos vinte mais pontuados que formaram o Top definitivo do programa.

Cerca de 40 bateristas foram citados, porém selecionamos somente os vinte com mais pontuação, sendo que no programa só falamos dos dez primeiros. Portanto, com EXCLUSIVIDADE para o Whiplash, listamos, em ordem decrescente, os 20 melhores bateristas dos anos 1960 e 1970, segundo o programa MOFODEU:

20 – Cozy Powell (JEFF BECK GROUP, RAINBOW e outros)
19 – Roger Taylor (QUEEN)
18 – Bob Burns (LYNYRD SKYNYRD)
17 – Carmine Appice (VANILLA FUDGE; BECK, BORGET & APPICE e outros)
16 – Lee Kerslake (URIAH HEEP)
15 – Buddy Miles (JIMI HENDRIX'S BAND OF GYPSYS, CARLOS SANTANA e outros)
14 – Ringo Starr (THE BEATLES)
13 – Vinnie Colaiuta (FRANK ZAPPA)
12 – Charlie Watts (THE ROLLING STONES)
11 – Don Brewer (GRAND FUNK RAILROAD)
10 – Bill Ward (BLACK SABBATH)
09 – Bill Brufford (YES, KING CRIMSON e outros)
08 – Billy Cobham (MILES DAVIS, MAHAVISHNU ORCHESTRA e outros)
07 – Carl Palmer (ATOMIC ROOSTER, ELP)
06 – Ginger Baker (CREAM, BLIND FAITH, BAKER GURVITZ ARMY e outros)
05 – Mitch Mitchell (JIMI HENDRIX EXPERIENCE, RAMATAM)
04 – Neil Peart (RUSH)
03 – Keith Moon (THE WHO)
02 – Ian Paice (DEEP PUPLE; PAICE, ASHTON & LORD e WHITESNAKE)
01 – John Bonham (LED ZEPPELIN)

Quer saber um pouco mais sobre a carreira desses deuses das baquetas? Escute o MOFODEU #065! No programa você poderá ouvir algumas canções das bandas desses excelente bateristas e ainda saber algumas curiosidades sobre cada um.

Para ouvir basta acessar:
http://www.mofodeu.com/?p=20

Discorda da lista? Acha que alguém ficou de fora? Então comente no nosso site e ajude a incrementar a discussão.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Steve VaiSteve Vai
A música que o fez querer ser guitarrista

2310 acessosLed Zeppelin: Dando peso ao trailer de Thor Ragnarok684 acessosEduarda Henklein: tocando e cantando "Immigrant Song" do Led1148 acessosDinamarca: garotinha de 10 anos ganha programa tocando Led e RATM0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Melhores de 2012Melhores de 2012
As escolhas do redator Leonardo Daniel Tavares

Ultimate Classic RockUltimate Classic Rock
Nomes originais de álbuns clássicos

Classic RockClassic Rock
Elegendo os 10 melhores álbuns de estréia

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Deep Purple"0 acessosTodas as matérias sobre "Who"0 acessosTodas as matérias sobre "Rush"0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"0 acessosTodas as matérias sobre "Cream"

Collectors RoomCollectors Room
Posters, bonecos e Coca-Cola na coleção de Aquiles Priester

PoeiraPoeira
Geordie, o início da trajetória do vocalista Brian Johnson

Morreu DormindoMorreu Dormindo
As últimas horas de vida de Lemmy Kilmister

5000 acessosIron Maiden: quinze canções que definem a banda5000 acessosLemmy Kilmister fala de Sharon e Iron Maiden5000 acessosCapas clássicas: os locais onde foram feitas nos dias de hoje5000 acessosMichael Francis: O guarda-costas de Elvis Presley, Bon Jovi e outros5000 acessosAnthrax: Scott Ian diz que acabaria com a Internet5000 acessosDave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"

Sobre Vitor Bemvindo

Historiador de formação, tem verdadeira adoração pelo Rock and Roll desde sua infância. Seu instinto de pesquisador fez com que "se especializasse" em bandas velhas, especificamente as das décadas de 1960 e 1970. Produz e apresenta o MOFODEU (www.mofodeu.com), o Programa que tira o MOFO do ROCK, juntamente com seu parceiro Luiz Felipe Freitas (a Enciclopédia do Rock). O Programa está no ar desde 2007, tocando só bandas sessentista e setentistas sempre com muita informação e bom humor.

Mais matérias de Vitor Bemvindo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online