Livro: Getting it on, the clothing of Rock n' Roll

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Sigried Neutzling Buchweitz, Fonte: Rio de Metal
Enviar correções  |  Ver Acessos


Quer saber como foi criado o visal de diversas bandas de metal? Então você precisa conhecer esse livro. Considero-o uma das pérolas que tenho guardadas em casa. Nele, a estilista e historiadora de moda Mablen Jones fala sobre moda e música de uma forma geral, passando pelo Pop, Psicodélico, New Wave, Punk... mas sempre com uma ênfase no Rock.

Chris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morteTradução: O clássico The Wall, do Pink Floyd

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um de seus capítulos, intitulado "Dionysus Electrified", fala especificamente sobre a vestimenta do Heavy Metal e, pelo menos pra mim, tem imagens imperdíveis. Duas delas, compartilho aqui: uma do Gene Simmons e outra, uma criação de Fleur Thiemeyer para Ozzy Osbourne.

O livro retrata como os artistas e as bandas faziam para desenvolver seu visual, a relação das vestimentas e as sensações que queriam causar no público, e como elas passaram a serem desenvolvidas depois do estrelato. Conta, por exemplo, que Rob Halford do Judas Priest, primeiramente formulava sua indumentária com acessórios comprados em lojas com artigos de S&M. Mais tarde, o estilista Ray Brown passou a assinar suas roupas (que também desenhava para toda a banda).

Claro que o Kiss não poderia deixar de ser mencionado, assim como Twisted Sisters, Mötley Crüe, Alice Cooper e muitos outros, para quem o figurino de palco tem muita importância. Recheado de fotos preciosas mostrando visuais (às vezes comprometedores) de diversas bandas da época, fala também de como o figurino dos palcos influenciou a moda de rua, e de diversos outros estilistas, como Larry Legaspi e Betsey Johnson.

Não sei se o Gene Simmons gosta de lembrar dessa fase... Mas enfim, aí está o registro!
Não sei se o Gene Simmons gosta de lembrar dessa fase... Mas enfim, aí está o registro!
Criação de Fleur Thiemeyer para Ozzy Osbourne
Criação de Fleur Thiemeyer para Ozzy Osbourne

O livro foi publicado em 1987, e obviamente não documenta (mas se encaixariam muito bem num livro como esse) Nirvana, Guns n' Roses, Metallica, Slipknot... Seus diferentes estilos musicais e a forma como as bandas materializam a mensagem a ser transmitida, a força desse visual e o reflexo disso no comportamento e vestuário dos "simples mortais" vão ter que ficar para um outro livro de moda e rock.

Sumário:

Rock's heroes and goddesses: a mythology
Fitting the costume to the music
The originators
Working-class heroes in Rock
The psychedelic era
Glitter and Glam Rock
Dionysus electrified: Heavy Metal Rock
Punk to New Wave Fashion
Disco to Syntho-Pop: a sound in search of an image
Art Rock
Fashion and Rock costume
Bibliography
Acknowledgements

Orelha do livro:

Você pode amar Rock n 'Roll. Você pode odiar Rock n' Roll. Mas você não pode escapar do Rock n' Roll.

O estilo de música tem durado em torno de cerca de quarenta anos - notável longevidade no mundo descartável do século XX. Mas a música não é tudo. Rock n' Roll é também uma imagem, um olhar. Rock n' Roll é a roupa. E as roupas de Rock n' Roll remontam um passado bem mais distante que 40 anos - como este livro provocativo revela, alguns milhares de anos mais.

O espetáculo dos últimos dias de Elvis Presley e James Brown vestindo no palco capas resplandecentes, os coloca em companhia de reis martirizados da mitologia antiga. O hardware de Heavy Metal do Kiss e Twisted Sister os fazem reveladores do culto secular de Dionísio. O brilho do glam rocker Elton John o liga ao reino místico de Bizâncio. O traje enganosamente ingênuo do "American Backstand" Dick Clark, por volta de 1950-1960, participa na paixão de Romeu e Julieta de Shakespeare (ele mesmo inspirado no romance de final grego de Píramo e Tisbe). A androginia de Little Rochard, David Bowie, Boy George e Michael Jackson está enraizada em alguns dos mitos de nossos primeiros antepassados ​​do Gênesis, que falam de um mundo povoado inteiramente por hermafroditas.

[...]

Getting it On reúne imagem e personalidade da história da música e mitologia, cultura popular e individual para revelar os segredos do poder social de Rock e seu apelo popular, que corre mais profundamente do que até mesmo os mais ardorosos fãs jamais imaginaram.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de LivrosTodas as matérias sobre "Kiss"Todas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"Todas as matérias sobre "Motley Crue"


Kim Fowley: ele queria garotas nuas mutilando seu corpoKim Fowley
Ele queria garotas nuas mutilando seu corpo

Kiss: Gene Simmons não usa drogas nem bebe por respeitar a mãeKiss
Gene Simmons não usa drogas nem bebe por respeitar a mãe


Chris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morteChris Cornell
Relatório policial descreve últimas horas e morte

Tradução: O clássico The Wall, do Pink FloydTradução
O clássico The Wall, do Pink Floyd


Sobre Sigried Neutzling Buchweitz

Sou arquiteta e urbanista, blogueira nas horas vagas, apaixonada por novidades sonoras. Por isso edito o blog Rio de Metal, pra ajudar a divulgar eventos e bandas (autorais) independentes de rock pesado que acontecem no estado do Rio de Janeiro. De vez em quando, falo de outros assuntos ligados a esse som poderoso que é o Metal, tipo arquitetura, decoração, humor... Gosto muito quando os leitores participam com comentários!

Mais matérias de Sigried Neutzling Buchweitz no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336