Martin Popoff: Gettin' Tighter; Deep Purple '68-'76

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector´s Room
Enviar correções  |  Comentários  | 


Duzentas e quarenta e quatro páginas, escritas por um dos melhores e mais respeitados jornalistas musicais do mundo, abrangendo todos os álbuns lançados por uma das mais importantes e influentes bandas da história do rock, entre os anos de 1968 e 1976. Ou seja, o período em o Deep Purple produziu o seu material clássico e de maior impacto, os discos contendo as músicas que os transformaram em ícones eternos da música pesada.
819 acessosDeep Purple: Anunciada uma nova coletânea da banda5000 acessosMetal Extremo: algumas bandas que você precisa ouvir

Martin Popoff, estudioso dedicado do heavy metal e do hard rock, destrincha os trabalhos lançados pelo grupo de Ritchie Blackmore e Jon Lord desde "Shades of Deep Purple" (1968) até "Made in Europe" (1976), além de uma passagem rápida, mas não menos competente, pelos discos gravados pelos integrantes do Purple após o primeiro fim do grupo, incluindo álbuns do Rainbow, Whitesnake, Paice Ashton Lord, Ian Gillan Band, Hughes Thrall e discos solo. Ou seja, se você é fã do Deep Purple, "Gettin´ Tighter" é um livro obrigatório. Se você é um fã de música pesada, é uma obra fundamental. Se você gosta de música, é uma leitura didática e sensacional.

Popoff, dono de um texto repleto de personalidade, vai fundo em cada um dos discos analisados, contando as histórias de bastidores e as curiosidades por trás de cada um deles. Além disso, analisa, com muito conhecimento de causa, cada um dos álbuns em questão, seu lugar na discografia do Purple, seu impacto e sua influência para a música, tanto no período em que foram lançados quanto nos dias atuais, onde o distanciamento do tempo torna o entendimento da obra do conjunto mais fácil de ser assimilada e absorvida.

Além dos textos, destaque também para as dezenas de imagens impressas em suas páginas, como anúncios da época, imagens do grupo, singles e as obrigatórias capas dos trabalhos analisados. Uma pena é que o livro seja em preto e branco e não colorido, não mantendo assim a exuberância das obras recentes de Popoff, como "Run for Cover: The Art of Derek Riggs", já analisado aqui no site.

Mesmo assim, sobram motivos para ter "Gettin´ Tighter" em casa. Mais do que uma mera obra literária, Popoff conseguiu elaborar um verdadeiro estudo acadêmico sobre a carreira do Deep Purple, com muitas informações e dados sobre o grupo. A influência do Purple, que ao lado do Black Sabbath e do Led Zeppelin formou a santíssima trindade do rock pesado no início da década de setenta, não se apagou com o tempo, muito pelo contrário. Até hoje a força de sua música continua impressionante, batendo forte na cabeça de novos ouvintes e sendo redescoberta por rockers veteranos, que ao ouvir aqueles discos que os acompanharam por toda a vida percebem novos detalhes e novas nuances nas composições do conjunto.

Além de tudo isso, "Gettin´ Tighter - Deep Purple: ´68-´76" deveria servir de bíblia e exemplo para grande parte da crítica especializada brasileira, formada mais por torcedores do que por jornalistas dispostos a analisar, de forma séria e isenta, a obra de seus ídolos. Popoff consegue fazer isso com extrema naturalidade, nunca perdendo a força de seu texto e sempre transparecendo o amor e o tesão que sente pelo grupo.

Obrigatório, clássico e fundamental!

Compre o livro direto com Martin Popoff, acessando o seu site:
http://www.martinpopoff.com

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 28 de abril de 2016

Kerry KingKerry King
O Deep Purple influenciou mais o Thrash que o Black Sabbath

819 acessosDeep Purple: Anunciada uma nova coletânea da banda857 acessosDeep Purple: Ian Gillan, uma das vozes extraordinárias1019 acessosBanda dos sonhos: qual seria a sua?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Deep Purple"

RainbowRainbow
Blackmore explica porque serão apenas músicos novos

Kirk HammettKirk Hammett
"O lugar do Deep Purple é no Rock and Roll Hall of Fame"

Deep PurpleDeep Purple
Blackmore atirou macarronada na cara de Gillan em 93

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Livros0 acessosTodas as matérias sobre "Deep Purple"

Metal ExtremoMetal Extremo
Algumas bandas que você precisa ouvir!

Simone SimonsSimone Simons
"Rammstein me faz querer mexer a bunda"

A História Impopular dos Rolling StonesA História Impopular dos Rolling Stones
Livro 2 - Mick Taylor

5000 acessosDave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"5000 acessosMetromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rock5000 acessosDimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico5000 acessosCuriosidade: 13 estranhos objetos relacionados à música4658 acessosKiss: deveriam assumir que copiaram o Secos & Molhados, diz Ney Matogrosso2822 acessosMetallica: as dez piores músicas da banda

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online