Em 08/11/1986: Começa a era Jason Newsted no Metallica
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 08 de novembro de 2013
Com sua carreira em um estágio crucial, o METALLICA não podia esperar muito antes de substituir o baixista original CLIFF BURTON. No dia 8 de Novembro de 1986, cerca de 10 semanas depois do terrível acidente de ônibus que tirou a vida de Burton, os então semigigantes do Metal fizeram seu primeiro show com JASON NEWSTED no Country Club em Reseda, Califórnia.
"Ele era bem sério e determinado e conhecia todas as músicas", disse LARS ULRICH à MTV. "E ele tinha uma energia tremenda, uma tenacidade enorme. Ele era o tipo de cara que você podia dizer, 'OK, Jason, você vai entrar pro Metallica com uma condição. Você tem que deitar no meio da rua e ser atropelado por um caminhão'."
Ulrich não estava muito distante da verdade. Newsted fora sujeito a uma enorme sequencia de peças, incluindo ser convencido de que wasabi era sorvete de menta e citado como 'Master J. Newkid' no encarte de seu primeiro registro fonográfico com a banda, "The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited", de 1987.
Pior ainda fora seu primeiro long play com o grupo, "… And Justice for All", que recebeu uma mixagem que deixou suas trilhas de baixo inaudíveis. Anos depois, Newsted pode repensar tais sessões como parte de sua evolução como músico profissional. "Não havia ninguém ali para elaborar aquelas frases comigo ou discutir como isso ou aquilo iria soar", ele disse. "Era só 'grave seu baixo' e pronto. Eu só sabia de tocar o baixo bem rápido como se fosse uma guitarra – basicamente todo mundo tocando a mesma coisa como uma parede de som. Então acabou com todo mundo estando na mesma frequência, meu baixo e a guitarra de James lutando pela mesma frequência."
"Eu acho que descontamos muito de nosso ressentimento, muito de nosso luto, e muito de nosso desespero em torno da morte de Cliff em Jason", acrescentaria Hetfield. "De cara havia muita distância entre ele e nós e sempre pensávamos nele como 'o novato'.Eu queria que isso não tivesse tido que acontecer. Eu acho que queríamos endurecer ele, queríamos que ele fosse resistente como nós.Fomos brutais com ele. E isso nunca parou, na verdade."
Tal tratamento acaba desgastando a relação. Em janeiro de 2001, Jason deixaria a banda, citando 'razões particulares e pessoais e os danos físicos que eu infringi a mim mesmo ao longo dos anos tocando a música que amo.'
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps