Em 20/01/1973: Thin Lizzy estréia nas paradas com a canção "Whiskey in the Jar"
Fonte: Wikipedia
Postado em 08 de abril de 2007
Em 20/01/1973: Thin Lizzy estréia nas paradas inglesas com a canção "Whiskey in the Jar".
"Whiskey in the Jar" é uma célebre canção tradicional irlandesa. Sua letra, que se passa nas montanhas de Cork e Kerry, fala sobre um salteador que é traído por sua esposa (ou amante). Uma das canções folclóricas irlandesas mais conhecidas e executadas, vem sendo gravada por artistas profissionais desde a década de 1950, porém recebeu maior notoriedade depois de ter sido gravada pela banda folk irlandesa The Dubliners, que a executaram internacionalmente e a gravaram em três álbuns na década de 1960. Após o sucesso dos Dubliners, a banda de rock Thin Lizzy entrou para as paradas de sucesso da Irlanda e Reino Unido no início da década de 1970, e a banda de metal estadunidense Metallica a levou a um público ainda mais amplo depois de gravá-la em 1998.
História
As origens exatas da canção são desconhecidas. Diversos de seus versos e a trama geral lembram a de uma balada tradicional chamada "Patrick Fleming" (também "Patrick Flemmen he was a Valiant Souldier"), sobre um salteador irlandês executado em 1650.
No livro The Folk Songs of North America o historiador de música folclórica Alan Lomax sugere que a canção teria se originado no século XVII, e, com base nas semelhanças, deduz que The Beggar's Opera, obra de 1728 do autor inglês John Gay, teria sido inspirada pela execução de "Whiskey in the Jar" feita por um cantor folclórico irlandês. Com relação à história da canção, Lomax afirma: "O povo da Grã-Bretanha no século XVII adorava e admirava seus salteadores locais; e na Irlanda (ou Escócia), onde os cavalheiros das estradas assaltavam os senhores de terra ingleses, eles eram vistos como patriotas e herois nacionais. Estes sentimentos inspiraram esta balada exuberante".
A um certo ponto a canção foi levada para os Estados Unidos, onde se tornou uma peça favorita durante o período colonial por sua atitude irreverante em relação aos oficiais militares britânicos. As versões americanas da letra da canção muitas vezes se passam nos Estados Unidos e abordam personagens americanos; uma destas versões, de Massachusetts, fala sobre Alan McCollister, um soldado irlandês-americano que é sentenciado à morte por assaltar oficiais britânicos.
A canção apareceu num formato próximo à sua versão moderna numa precursora, chamada "The Sporting Hero, or, Whiskey in the Bar", numa partitura do meio da década de 1850.
Letra
"Whiskey in the Jar" narra a história de um salteador que, após assaltar um oficial militar ou do governo é traído por uma mulher; não fica claro se ela é sua esposa ou sua amante. As diversas versões da canção se passam no Condado de Kerry, em Kilmoganny, Cork, Gilgarra, Sligo e outros locais por toda a Irlanda. Algumas versões também se passam no Sul dos Estados Unidos, em lugares ao redor dos Ozarks e dos Apalaches, possivelmente devido à colonização irlandesa nestes locais. Os nomes também são alterados de acordo com a versão; o oficial pode ser um capitão ou um coronel, e se chama Farrell ou Pepper. A esposa ou amante do protagonista pode se chamar Molly, Jenny e Ginny, entre outros nomes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Alex Lifeson diz que Anika "virou a chave" nos ensaios do Rush; "No quinto dia, ela cravou"
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
O pior disco do Megadeth, segundo a revista Metal Edge
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"

O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
Falecido há 40 anos, Phil Lynott estampa a edição atual da revista Classic Rock
Baixista do Delain quase perde testículo no palco - veja vídeo
Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais Você com música do Slipknot


