O clássico do Megadeth cujo título é uma expressão retirada da Bíblia
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de abril de 2024
Fundada e liderada pelo talentoso guitarrista/vocalista Dave Mustaine, a banda Megadeth está na ativa desde a década de 1980 e lançou ótimos discos, como o excelente "Countdown To Extinction", lançado em julho de 1992.
Quinto registro de estúdio do Megadeth, "Countdown To Extinction" é o segundo disco gravado pela formação clássica do grupo (Dave Mustaine, Marty Friedman, David Ellefson e Nick Menza) e apresenta algumas músicas muito interessantes. A faixa-título, o hit "Symphony Of Destruction", a frenética "Ashes In Your Mouth" e a rápida "Skin O' My Teeth" são algumas das ótimas composições que fazem de "Countdown To Extinction" um dos trabalhos mais celebrados do Megadeth.
Uma música rápida, que aborda um tema delicado
"Skin O' My Teeth" abre "Countdown To Extinction" e cumpre muito bem o seu papel de faixa de abertura, pois é uma composição intensa e direta, que não deixa espaço para qualquer tipo de firula ou enrolação. A sua letra trata de um assunto complexo, que envolve o conturbado passado de Dave Mustaine.
No DVD "Arsenal of Megadeth", lançado em 2006, há uma cena que mostra Dave Mustaine contando sobre o que fala a letra de "Skin O' My Teeth" antes de a tocar em um show da banda: "Essa música é sobre quantas vezes eu tentei me matar e não consegui", disse o líder do Megadeth, que felizmente, continua vivão e vivendo.
De onde veio a expressão "Skin O' My Teeth"?
O título da faixa que abre "Countdown To Extinction" é uma expressão, que significa algo como "por um triz" e, de acordo com o site Songfacts, aparece em um trecho da Bíblia, que diz: "Os meus ossos se apegam à minha pele e à minha carne, e eu escapei por um triz". A citação pode ser lida no capítulo 19 do livro de Jó.
No entanto, "Skin O' My Teeth" vem da peça teatral "The Skin of Our Teeth", de Thornton Wilder. A peça em questão está repleta de referências bíblicas, como o fato de cada um dos personagens ser uma alegoria de personagens da Bíblia e de lendas hebraicas.
O clipe que deixou a MTV de cabelo em pé
Em 1992, Dave Mustaine concedeu entrevista a um site não oficial de fãs do Megadeth e afirmou que "Skin O' My Teeth" causou alguns problemas.
"A MTV pirou quando viu a letra de 'Skin O' My Teeth' porque achou que eu estava promovendo o suicídio. Levou muito tempo para que nossa relação com a MTV fosse politicamente correta.
Portanto, não quero filmar um vídeo sobre uma música que eles vão olhar e dizer: 'Você é maluco'. E se eles disserem: 'Ei, Dave, vamos tocar sua música, por mais radical que ela seja, mas você tem que ir lá e dizer que a música não é sobre suicídio', eu vou dizer: ‘Ei, essa música não é sobre suicídio’", afirmou o chefão do Megadeth.
"Skin O' My Teeth" é a décima segunda música que o Megadeth mais tocou ao vivo. Segundo o site Setlist.Fm, a faixa que é o tema desta nota apareceu em mais de 660 shows do Megadeth e pode aparecer no show que o quarteto realizará em São Paulo no dia 18 de abril.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps