A única música do Black Sabbath a contar com vocais de Tony Iommi jamais foi tocada ao vivo
Por André Garcia
Postado em 07 de março de 2024
A discografia do Black Sabbath é formada por 19 álbuns que (pelas minhas contas) totalizam 144 músicas. Você sabia que de todas elas apenas uma possui vocais de Tony Iommi? Pois se trata da quarta faixa do "Never Say Die!" (1978), "A Hard Road". Ela está longe de ser uma das melhores músicas da banda, mas entrou para a história dela por ter o vocal não só do guitarrista, mas também dos demais membros originais no coro.
Black Sabbath - Mais Novidades
Segundo as estatísticas do site setlist.fm, essa música está entre aquelas que o Black Sabbath aparentemente varreu para baixo do tapete, pois jamais tocou ao vivo. Se bobear, a única vez que eles tocaram essa música ao vivo foi na gravação do clipe, em passagem de som no Hammersmith Odeon, em 1978. Confira abaixo.
"Never Say Die!" é um dos álbuns do Black Sabbath menos queridos por Iommi e Geezer Butler, por ter sido gravado em um momento conturbado onde a banda estava perdida e atolada até o pescoço em problemas (tanto com drogas quanto com empresários e advogados). Em entrevista à Metal Edge, Butler relembrou a época:
"Ozzy sempre queria que a gente soasse como a antiga versão do Sabbath, enquanto Tony e eu queríamos expandir musicalmente. Olhando para trás, Ozzy provavelmente estava certo, nossa expansão fez com que perdêssemos a essência do Sabbath. Eu diria que 'Never Say Die!' é facilmente o pior álbum que fizemos. Tentamos nos empresariar e produzir o disco nós mesmos... mas a verdade era que nenhum de nós tinha a menor ideia do que fazer. Naquela época, estávamos gastando mais tempo com advogados e em tribunais do que no estúdio escrevendo. Foi muita pressão sobre nós, a composição sofreu."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe

Quanto Tony Iommi mentiu sobre o som do Black Sabbath e isso trouxe reclamações
O clássico do Black Sabbath inspirado pela iminência de uma guerra nuclear
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
Jorn Lande gosta de dois dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
A mensagem que Ronnie James Dio quis passar em "Stand Up and Shout"
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Seguidores do Whiplash.Net elogiam a "fase Tony Martin" do Black Sabbath
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
"Ozzy & Black Sabbath: Back To The Beginning" ganha versões físicas em dezembro
A música "lado b" do Iron Maiden que foi parar em trilha sonora de filme de terror
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes


