A única música do Black Sabbath a contar com vocais de Tony Iommi jamais foi tocada ao vivo
Por André Garcia
Postado em 07 de março de 2024
A discografia do Black Sabbath é formada por 19 álbuns que (pelas minhas contas) totalizam 144 músicas. Você sabia que de todas elas apenas uma possui vocais de Tony Iommi? Pois se trata da quarta faixa do "Never Say Die!" (1978), "A Hard Road". Ela está longe de ser uma das melhores músicas da banda, mas entrou para a história dela por ter o vocal não só do guitarrista, mas também dos demais membros originais no coro.
Black Sabbath - Mais Novidades
Segundo as estatísticas do site setlist.fm, essa música está entre aquelas que o Black Sabbath aparentemente varreu para baixo do tapete, pois jamais tocou ao vivo. Se bobear, a única vez que eles tocaram essa música ao vivo foi na gravação do clipe, em passagem de som no Hammersmith Odeon, em 1978. Confira abaixo.
"Never Say Die!" é um dos álbuns do Black Sabbath menos queridos por Iommi e Geezer Butler, por ter sido gravado em um momento conturbado onde a banda estava perdida e atolada até o pescoço em problemas (tanto com drogas quanto com empresários e advogados). Em entrevista à Metal Edge, Butler relembrou a época:
"Ozzy sempre queria que a gente soasse como a antiga versão do Sabbath, enquanto Tony e eu queríamos expandir musicalmente. Olhando para trás, Ozzy provavelmente estava certo, nossa expansão fez com que perdêssemos a essência do Sabbath. Eu diria que 'Never Say Die!' é facilmente o pior álbum que fizemos. Tentamos nos empresariar e produzir o disco nós mesmos... mas a verdade era que nenhum de nós tinha a menor ideia do que fazer. Naquela época, estávamos gastando mais tempo com advogados e em tribunais do que no estúdio escrevendo. Foi muita pressão sobre nós, a composição sofreu."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Novo álbum segue a linha dos dois primeiros do Queensryche, diz vocalista
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
O músico que mudou a vida de Eric Clapton e o convenceu a fazer algo que ele temia

Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
Para Tony Iommi, tocar guitarra é uma necessidade; "É como comer"
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
O erro de Bill Ward que o Black Sabbath manteve em um clássico
A música "lado b" do Iron Maiden que foi parar em trilha sonora de filme de terror
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes


