A única música do Black Sabbath a contar com vocais de Tony Iommi jamais foi tocada ao vivo
Por André Garcia
Postado em 07 de março de 2024
A discografia do Black Sabbath é formada por 19 álbuns que (pelas minhas contas) totalizam 144 músicas. Você sabia que de todas elas apenas uma possui vocais de Tony Iommi? Pois se trata da quarta faixa do "Never Say Die!" (1978), "A Hard Road". Ela está longe de ser uma das melhores músicas da banda, mas entrou para a história dela por ter o vocal não só do guitarrista, mas também dos demais membros originais no coro.
Black Sabbath - Mais Novidades
Segundo as estatísticas do site setlist.fm, essa música está entre aquelas que o Black Sabbath aparentemente varreu para baixo do tapete, pois jamais tocou ao vivo. Se bobear, a única vez que eles tocaram essa música ao vivo foi na gravação do clipe, em passagem de som no Hammersmith Odeon, em 1978. Confira abaixo.
"Never Say Die!" é um dos álbuns do Black Sabbath menos queridos por Iommi e Geezer Butler, por ter sido gravado em um momento conturbado onde a banda estava perdida e atolada até o pescoço em problemas (tanto com drogas quanto com empresários e advogados). Em entrevista à Metal Edge, Butler relembrou a época:
"Ozzy sempre queria que a gente soasse como a antiga versão do Sabbath, enquanto Tony e eu queríamos expandir musicalmente. Olhando para trás, Ozzy provavelmente estava certo, nossa expansão fez com que perdêssemos a essência do Sabbath. Eu diria que 'Never Say Die!' é facilmente o pior álbum que fizemos. Tentamos nos empresariar e produzir o disco nós mesmos... mas a verdade era que nenhum de nós tinha a menor ideia do que fazer. Naquela época, estávamos gastando mais tempo com advogados e em tribunais do que no estúdio escrevendo. Foi muita pressão sobre nós, a composição sofreu."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath


A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence


