Rolling Stones: a gambiarra para resolver o problema na capa de álbum clássico
Por Bruce William
Postado em 13 de outubro de 2021
Uma das capas mais icônicas de todos os tempos, a do "Sticky Fingers", clássico álbum lançado pelos Rolling Stones em 1971, causou sérios problemas por algo que não foi previsto na sua idealização. E a ideia para solucionar o problema foi uma verdadeira "gambiarra".
Rolling Stones - Mais Novidades
A capa traz um homem usando uma calça jeans e um zíper, que abria de verdade e mostrava o sujeito de cuecas, e foi criação de Andy Warhol, um dos maiores artistas pop daqueles tempos. "Conhecia Andy muito bem. Mostrei pra ele o título do álbum e ele retornou a ideia deste design realmente inovador", relembra Mick Jagger em um novo livro chamado "The Rolling Stones: Unzipped".
Mas surgiu um problema, conforme Jagger explica: o zíper estava riscando o vinil! As primeiras edições do álbum invariavelmente acabavam tendo defeito na faixa "Sister Morphine", que ficava do lado B do disco, bem na altura de onde estava o ressalto do zíper. Jagger conta que chegou a pensar que o trabalho todo havia sido em vão, e que eles teriam que abandonar a ideia.
Até que a solução veio por parte de Craig Braun, o designer responsável por colocar em prática as ideias de Warhol. "Pensei que, se a cola estivesse suficientemente seca, poderíamos fazer algumas mulheres lá do final da linha de produção abaixarem um pouco o zíper de forma que ele ficasse bem no meio do vinil", contou Craig ao New York Times em 2015. "Funcionou, e ficou ainda melhor ver o zíper abaixado pela metade".
Lançado em abril de 1971, "Sticky Fingers" vendeu mais de 3 milhões de cópias nos EUA, e mais de meio século depois é considerado um dos maiores álbuns da história do rock, com músicas como "Brown Sugar", que pode ser vista no vídeo abaixo.
FONTE: Ultimate Classic Rock
https://ultimateclassicrock.com/queen-live-aid-brian-may/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps