Mötley Crüe: "Kickstart My Heart" é plágio descarado de Sweet?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar Correções  

O álbum Dr. Feelgood, do MÖTLEY CRÜE, lançado em 1989, permanece sendo o de maior venda na curta fonografia da banda – e também o título que mais contribuiu com faixas para escolhas de set list do grupo desde aquele ano, chegando a ser executado na íntegra em 2009 durante um trecho comemorativo a seus 20 anos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Duas faixas de 'Dr. Feelgood', a título e 'Kickstart My Heart' [essa o grande sucesso daquele CD] têm sido apontadas, desde então como 'demasiadamente influenciadas' por sucessos dos anos 70, e isso veio à tona semana passada, quando estive em conferência com Bruce William e João Paulo Andrade na residência deste nos Lençóis Maranhenses. Ao ouvir mais uma vez o disco no player recém-comprado pelo JP, quatro conclusões são bem fundamentadas:

1] 'Dr. Feelgood' tem o mesmo riff de introdução de 'The Night Of The Long Knives', do álbum 'For Those About To Rock' [1981] do AC/DC.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

2] Conforme o baixista e mentor musical do grupo, NIKKI SIXX, já admitira, a levada da bateria de 'Kickstart My Heart' é pesadamente inspirada em 'Ballroom Blitz', do álbum 'Desolation Boulevard', [1974] do grupo inglês SWEET.

3] A introdução 'Belina 77 rasgando a avenida' de 'Kickstart My Heart' bebe em 'Bad Motor Scooter', do álbum 'Montrose' [1973] do MONTROSE.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

4] 'Kickstart My Heart' é um plágio descarado de 'Hellraiser', do SWEET, do álbum 'The Sweet', de 1973. Assista à performance abaixo para tirar qualquer dúvida.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Sweet é uma influência bastante forte no som do Mötley Crüe, e um cover deles chegou a ser gravado pelo vocalista VINCE NEIL em seu primeiro álbum solo, 'Exposed' [1993]: 'Set Me Free', originalmente no disco 'Sweet Fanny Adams', de 1974. Outro grande nome do hard rock oitentista – mas do lado europeu do Atlântico – o DEF LEPPARD, também é réu confesso da força do grupo londrino sobre seu material, e gravou uma versão de 'Hellraiser' para o CD de covers 'Yeah! ' de 2006.

publicidade

Comente: Concorda com as semelhanças apontadas?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Guns N' Roses: melhores músicas segundo a Ultimate Classic RockGuns N' Roses
Melhores músicas segundo a Ultimate Classic Rock

Anette Olzon: Eu fui demitida exatamente como Tarja também foiAnette Olzon
"Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliIL WhiFin