Mötley Crüe: "Kickstart My Heart" é plágio descarado de Sweet?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 22 de outubro de 2016
O álbum Dr. Feelgood, do MÖTLEY CRÜE, lançado em 1989, permanece sendo o de maior venda na curta fonografia da banda – e também o título que mais contribuiu com faixas para escolhas de set list do grupo desde aquele ano, chegando a ser executado na íntegra em 2009 durante um trecho comemorativo a seus 20 anos.
Duas faixas de 'Dr. Feelgood', a título e 'Kickstart My Heart' [essa o grande sucesso daquele CD] têm sido apontadas, desde então como 'demasiadamente influenciadas' por sucessos dos anos 70, e isso veio à tona semana passada, quando estive em conferência com Bruce William e João Paulo Andrade na residência deste nos Lençóis Maranhenses. Ao ouvir mais uma vez o disco no player recém-comprado pelo JP, quatro conclusões são bem fundamentadas:
1] 'Dr. Feelgood' tem o mesmo riff de introdução de 'The Night Of The Long Knives', do álbum 'For Those About To Rock' [1981] do AC/DC.
2] Conforme o baixista e mentor musical do grupo, NIKKI SIXX, já admitira, a levada da bateria de 'Kickstart My Heart' é pesadamente inspirada em 'Ballroom Blitz', do álbum 'Desolation Boulevard', [1974] do grupo inglês SWEET.
3] A introdução 'Belina 77 rasgando a avenida' de 'Kickstart My Heart' bebe em 'Bad Motor Scooter', do álbum 'Montrose' [1973] do MONTROSE.
4] 'Kickstart My Heart' é um plágio descarado de 'Hellraiser', do SWEET, do álbum 'The Sweet', de 1973. Assista à performance abaixo para tirar qualquer dúvida.
O Sweet é uma influência bastante forte no som do Mötley Crüe, e um cover deles chegou a ser gravado pelo vocalista VINCE NEIL em seu primeiro álbum solo, 'Exposed' [1993]: 'Set Me Free', originalmente no disco 'Sweet Fanny Adams', de 1974. Outro grande nome do hard rock oitentista – mas do lado europeu do Atlântico – o DEF LEPPARD, também é réu confesso da força do grupo londrino sobre seu material, e gravou uma versão de 'Hellraiser' para o CD de covers 'Yeah! ' de 2006.
Comente: Concorda com as semelhanças apontadas?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
Ex-esposa relembra crítica de Chester Bennington a Trump; "Ameaça maior que o terrorismo"
Rage anuncia cancelamento de turnê pela América do Sul

John 5 não tem certeza de que o Mötley Crüe lançará um álbum completo novamente
John Corabi sabe que não seria convidado a uma homenagem ao Mötley Crüe no Hall of Fame
Nikki Sixx se arrepende de tatuagem em tributo a Mick Mars
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
As bandas de rock que não saem do ouvido do padre Marcelo Rossi: "Tenho todos os discos"
A música dos anos 90 que passou 2 bilhões no Spotify, mas é odiada por cantor que a gravou


