Personagem Enigmática: afinal de contas, quem matou Joana D'arc?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar Correções  

Em 1984, no álbum "Batalhões de Estranhos", a banda Camisa de Vênus entoava na canção "Eu Não Matei Joana D'arc", uma das personagens mais enigmáticas da história francesa, que já aos treze anos ouvia as "vozes" do arcanjo Miguel, e das santas Catarina de Alexandria e Margarida de Antioquia, avisando que ela teria uma importante missão pela frente e deveria preparar-se para ela.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nascida em uma família de camponeses, no lugarejo de Domrémy, na região da Lorena, D'arc se transformou em uma figura mítica após ter ajudado a França a vencer a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), empreendida contra a Inglaterra, entre os séculos XIV e XV.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Porém, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses, que a venderam para os ingleses. Através de um julgamento, foi condenada por heresia e bruxaria, sendo queimada viva na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), em Rouen. Suas cinzas foram jogadas no rio Sena, para que não se tornassem objeto de veneração pública.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1455, Joana foi reabilitada por um novo tribunal da Inquisição - considerada inocente pelo Papa Calisto III e elevada à categoria de mártir. Em 1920 foi canonizada pelo Papa Benedito XV, devido a milagres ocorridos no século 19. Dois anos depois, tornou-se uma das padroeiras da França.

Outras referências a ela no cenário Rock, podem ser encontradas nas músicas "Maid Of Lorraine", da banda Leaves' Eyes, "Joan Of Arc", da banda Arcade Fire e "Maid Of Orleans", da banda Dark Moor.

Você conhece mais alguma? Comente abaixo.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Slash: guitarrista escolhe seus riffs favoritosSlash
Guitarrista escolhe seus riffs favoritos

Humor: Roupas de seda? Espadas? Você precisa ser épico!Humor
Roupas de seda? Espadas? Você precisa ser épico!


Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N' Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 GooInArt