U2: o dia em que fizeram dueto com um astronauta
Por João Victor Martins Ruyz
Fonte: U2BR
Postado em 18 de março de 2015
A turnê 360° foi, sem dúvidas, gigantesca. A banda criou momentos inesquecíveis e grandiosos. E um desses momentos ocorreu durante 2011.
18 de Junho de 2011. Angel Stadium. Anaheim – California.
Uma gravação do comandante Mark Kelly, feita em uma nave espacial, surgiu. Além de anunciar Beautiful Day, ele homenageou sua esposa e, minutos depois, cantou um trecho da música com o U2.
"Nós dedicamos esta canção para Gabriele Giffords. Uma mulher que quase perdeu sua vida fazendo seu trabalho. Imagine um homem, lá em cima, há 320 mil quilômetros, olhando para nós aqui na Terra. Olhando para um planeta lindo, repleto de gente. De lá as fronteiras desaparecem e as cidades se tornam uma teia de luzes..."
No telão do palco, surge a imagem de um homem. "Olá! Aqui estou eu, direto da International Space Stadium", ele diz.
Bono continua:
"O que ele poderia estar pensando esta noite? Que palavras ele teria em mente? O que estaria pensando? Comandante Mark Kelly...Comandante Mark Kelly, herói dos Estados Unidos..."
Enquanto Bono diz estas palavras, o astronauta coloca em frente à câmera recortes de palavras que flutuam. 7 Bil...lion...One Nation. Imagi...Nation... It’s...A... beau...tiful...Day... A introdução da música – em um formato diferente, recentemente inserido na turnê – já percorria pelo estádio desde o começo, mas ao ver a referência àquele hino, a multidão ali presente vai à loucura. O arrepio é geral. E então, antes da guitarra de The Edge começar aquele Riff mágico, Mark Kelly manda a mensagem final: "Ansioso para voltar para casa. Diga à minha esposa que eu a amo muito. Ela sabe..."
E Beautiful Day começa.
Mas o momento mais especial ainda estava por vir.
Durante a ponte da música, o telão mostra novamente uma gravação do comandante. Desta vez ele recita os versos, enquanto Bono fica em silêncio. "See the world in green and blue...", Bono só voltar a cantar na última linha, e os dois fazem um dueto: "See the bird with a leaf in her mouth, after the flood all the colors came out".
Bono, usando as palavras de Mark Kelly, termina a música repetindo aqueles versos da canção de David Bowie: "Tell my wife I love her very much. She knows". (A canção foi usada durante toda a turnê, antes da banda subir ao palco)
A esposa de Mark Kelly, a congressista Gabriele Giffords, fora uma entre as vinte vítimas de um tiroteio - no começo daquele ano -, levando um tiro na cabeça. O comandante, para completar sua última missão no espaço, precisou deixa-la, dia 11 de Maio. Ela ainda estava em recuperação e com cirurgias por fazer, quando ele embarcou na nave. Para acompanhar o marido até a estação Kennedy Space Center (onde Obama também estaria presente), precisou da autorização de seus médicos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps