Desfalque: quando a falta de um membro original faz toda a diferença

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Comentários  | 

2783 acessosGuns N' Roses: Billy Gibbons sobe ao palco com a banda5000 acessosMetallica e Iron Maiden: veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUA

Momentos oportunos fazem parte da carreira de toda banda, principalmente daquelas que chegaram longe no universo do rock. Qualquer banda passa por altos e baixos em sua caminhada, deste o sucesso a decadência e muita polêmica. O rock atualmente virou uma novela devido a inúmeras confusões internas que as bandas enfrentam. Os integrantes de um grupo são a estrutura principal que sustentam os pilares de uma banda, e quando alguém resolve deixar o barco as coisas mudam. Quando um membro sai da banda, as mudanças começam a fazer a diferença, não apenas para os fãs, mas envolve os músicos. Brigas internas acontecem sempre, discussões e discordâncias são os fatores principais que levam a desestruturação de uma banda.

Passada a má fase, o pesadelo recomeça quando a banda atinge uma marca história em sua jornada, seja pelo aniversário de carreira, pela comemoração de um disco lançado no começo de tudo, enfim, as requeridas reuniões da formação clássica começam a atormentar a cabeça dos músicos remanescentes que ficaram na banda, e também os que saíram. Através dos fãs e da pressão da mídia, bandas consagradas são cobradas a entregar algo especial em tal data comemorativa ou em algum evento, mesmo contra sua vontade. Com toda essa pressão, algumas delas atentem as exigências mas acabam não agradando pela falta de um mero detalhe, a ausência de um membro que fez parte da formação original da banda, e que ficou de fora por qualquer razão. Com isso, a carreira de uma banda e a vida de um ex-membro são comprometidas. A seguir foi listado algumas das bandas que passaram por momentos importantes, com reuniões, comemorações ou eventos especiais mas que não cumpriram a expectativa dos fãs, exceto pela primeira da lista.

NIRVANA (reencontro no Rock N' Roll Hall Of Fame, como Kurt faz falta):

Não sabemos se a banda ainda estaria reunida hoje se Kurt Cobain ainda estivesse vivo. Mas vivo ou morto, Kurt deixou um vazio na apresentação especial que a banda fez ao ser introduzida no Hall da Fama do Rock em abril do ano passado, quando tocou o clássico "Smells Like Teen Spirit", com a presença de Joan Jett que deu conta do recado. Mas o evento ainda contou com as calorosas pazes do baterista Dave Grohl e a viuva de Kurt, Courtney Love.

BLACK SABBATH (reunião da formação original, sem Bill Ward):

A suposta decisão de Bill Ward em não participar da reunião da banda, devido a um contrato duvidoso que ela teria que assinar, foi dura de encarar. A presença de Bill na reunião do Black Sabbath chegou a ser confirmada, divulgada até em fotos promocionais, mas o desenrolar dessa história não foi nada agradável. Bill Ward ficou de fora das gravações do álbum "13" como também da turnê de reunião da banda. Um osso duro de roer para os fiéis fãs dos pioneiros do heavy metal. Depois de uma disputa contratual e alegações de que ele não estaria em plena boa para tocar, Bill acabou sendo substituído por Brad Wilk do RAGE AGAINST THE MACHINE em estúdio e por Tommy Clufetos (baterista do Ozzy) nas turnês.

GUNS N' ROSES (reunião da formação clássica no Rock N' Roll Hall Of Fame, sem Axl Rose):

A tão sonhada reunião da formação clássica do Guns N' Roses esteve perto de acontecer. Depois de várias especulações e possibilidades, finalmente surgiu a hora certa do grupo se reunir de uma vez por todas. A introdução da banda no Rock N' Roll Hall Of Fame foi a última chance de uma das maiores bandas da história do rock se reunir com sua formação original. Praticamente a banda inteira estava apta com a idéia, mas tudo dependia de Axl e Slash. Axl Rose jamais aceitou o convite, como ele mesmo disse: "Não nesta vida!". A reunião de fato aconteceu, mas sem Axl, é claro. Em seu lugar, os membros da formação clássica contaram com o vocalista Myles Kennedy.

ANGRA: (DVD de aniversário dos 20 anos da banda, sem Andre e sem Edu):

Infelizmente não foi dessa vez que teríamos um momento realmente histórico para o metal nacional, devido aos desentendimentos estratosféricos que aconteceram no Angra. Tanto na formação da banda com o Andre Matos ou com o Edu Falaschi, provavelmente jamais iremos presenciar qualquer um dois line-ups novamente. Mas houve um momento importante da carreira da banda que isso poderia ter acontecido. Em 2013 a banda comemorou os 20 anos de carreira com um DVD de aniversário. Muitos fãs esperavam por uma surpresa, como a presença de todos os membros da banda, como uma celebração de verdade à história da banda. Andre Matos também fez sua parte, realizando uma turnê solo pelo país, tocando o álbum "Angels Cry" na íntegra. Mas o que todos queriam ver era uma performance da formação completa de todas as fases da banda, em um show marcante com cada membro tocando as músicas de sua época. Andre e Edu juntos! Mas...não deu.

PINK FLOYD ("The Endless River" - Roger Waters não voltaria nem em sonho):

Apesar do Roger Waters já não ter gravado mais com a banda desde os dois álbuns anteriores, os fãs sempre sonhavam com uma possível volta da formação original do Pink Floyd, em qualquer hipótese que fosse. A banda praticamente se dividiu em duas, ora liderado por David Gilmour ora por Waters, até a banda de dissolver por completo. Em todas as oportunidades que os membros tiveram de se reunirem, sempre havia uma desculpa ou algo que impossibilitasse. Em 2014, como um último fôlego, o Pink Floyd lançou "The Endless River", mesmo contando com apenas dois membros ativos. As gravações do falecido tecladista Rick Wright estão presentes, mas sua ausência é sentida. A idéia de ter Roger Waters no disco, como uma última contribuição para a história da banda, uma última celebração, não aconteceu. Infelizmente o Pink Floyd fechou seu capítulo sem um dos nomes mais importantes da banda.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Guns N RosesGuns N' Roses
Billy Gibbons, do ZZ Top, sobe ao palco com a banda

2155 acessosDownload Festival: A7X, Ozzy e Guns serão headliners da edição 2018135 acessosEm 10/11/1972: Nasce Dj Ashba (Guns N' Roses, Sixx AM)317 acessosEm 23/03/2004: Guns N' Roses lança a coletânea Greatest Hits0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Guns N' Roses"

Axl RoseAxl Rose
Ajudando a confortar garçonete que sofreu ofensa racista

SlashSlash
"Sempre pego as mulheres mais legais e interessantes"

Letras EstúpidasLetras Estúpidas
O que há de mais tosco e vulgar no cenário Rock

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Guns N' Roses"0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"0 acessosTodas as matérias sobre "Pink Floyd"


Metallica e MaidenMetallica e Maiden
A diferença absurda de faturamento em shows nos EUA

Iron MaidenIron Maiden
Conheça o West Ham, time do coração de Steve Harris

NightwishNightwish
Participação de Dawkins em álbum irritou alguns fãs

5000 acessosCapas: 10 das mais belas feitas por artistas dos quadrinhos5000 acessosRock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 19915000 acessosMetallica: as 10 melhores músicas segundo a Loudwire5000 acessosZakk Wylde: tocando Black Sabbath na mini-guitarra da Hello Kitty4380 acessosVan Halen: a participação em "Beat It", de Michael Jackson5000 acessosPaul Di'Anno: "A banda, as regras de Steve, Steve faz o que quer"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 11 de fevereiro de 2015


Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online