Nirvana: a razão do título de "About a Girl"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

Você já teve uma idéia que no primeiro momento parecia ótima, no segundo parecia boba, foi descartada por seu senso crítico e, seis meses depois, alguém faz algo similar e a coisa toda rende um sucesso danado? PAUL MCCARTNEY compôs, dormindo, uma melodia que sem letra, era cantada como “Scrambled eggs/ Oh you´ve got such lovely legs (Ovos mexidos/você tem pernas tão bonitas)”. Depois de encher a paciência da banda com a melodia que não chegava a lugar nenhum, RICHARD LESTER, que época dirigia “Help!”, virou para o músico e disse: “ Se você tocar essa maldita música mais um pouco, vou mandar tirar o piano. Ou você termina, ou desiste”; PAUL terminou a música, que hoje conhecemos como ‘Yesterday”...

90 acessosGrunge: encaramos a morte de um estilo? Afinal, que estilo?5000 acessosTrues em desespero: Lemmy Kilmister gosta de Evanescence

Fã confesso dos BEATLES, KURT COBAIN também teve em sua carreira uma sucessão de felizes coincidências- pelo menos do ponto de vista da criatividade artística. Compôs a faixa mais emblemática dos anos 90 satirizando a letargia adolescente representada pelo eufemismo de um slogan de desodorante e chegou a registrar um exercício cacofônico batizado de “Endless, Nameless” (“Sem fim, Sem nome”). Ainda na era pré-global do NIRVANA, COBAIN iria compor, após audições sucessivas de “Meet The Beatles” (assim chamado na versão americana, e mais conhecido pelo título britânico: ‘With The Beatles”), aquela que seria um dos blockbsuters da curta carreira da banda.

“About a Girl”, como é de domínio público, trata de TRACY MARANDER, namorada de KURT até o final dos anos 80 e responsável pela foto da capa de “Bleach”. TRACY já declarou que a relação entre os dois estava mais para genitora e primogênito do que uma história prosaica entre namorados; versos da canção como “Preciso de uma simples amiga, preciso/ Com um ouvido para emprestar, preciso/Acho que você é perfeita para o caso” parecem evidenciar a carência maternal do vocalista, plausível para os conhecedores de sua biografia. De acordo com CHAD CHANNING, baterista do NIRVANA à época, COBAIN não tinha um título para esta música quando ele a trouxe para o estúdio: "Eu me lembro que estávamos ensaiando a música... Kurt estava tocando e nós estávamos trabalhando duro nisso quando eu perguntei qual o título - 'Bem, eu realmente não sei. "E então eu disse: 'Bem, o que se trata? "E ele diz: "É sobre uma garota. 'E eu disse, 'Bem, por que não chamá-lo de "About A Girl'? 'E ele meio que me olhou, sorriu e disse ok”. CHANNING acrescentou que esta é uma das músicas que realmente impressionaram a ele dentre as composições de COBAIN: "Tem um “quê” de pesado, mas tem uma sensibilidade pop total", disse. "Eu sempre achei que ele era um grande compositor."

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Chris CornellChris Cornell
O grunge acabou faz tempo, mas ainda deixa marcas

90 acessosGrunge: encaramos a morte de um estilo? Afinal, que estilo?1197 acessosTenho Mais Discos: oito gafes do mundo da música4043 acessosSoundgarden: em vídeo legendado, o Nirvana fala sobre a banda1049 acessosNirvana: Miley Cyrus canta "Smells Like Teen Spirit" em festa0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

Total GuitarTotal Guitar
Os melhores e piores covers da história

Gene SimmonsGene Simmons
"Kurt Cobain e Amy Winehouse não são ícones"

Álbuns de rockÁlbuns de rock
Kerrang! aponta os 100 melhores de todos os tempos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 24 de abril de 2014
Post de 25 de abril de 2014

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
Em 2007, ele estava ouvindo muito o Evanescence

Gene SimmonsGene Simmons
Um cuzão com quem não chega sóbrio e na hora certa

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
"O morcego era quente e tinha uma textura crocante!"

5000 acessosGuns N' Roses: Dj Ashba imitando Slash em foto5000 acessosAC/DC: vocalista denuncia crueldade de reality-shows5000 acessosVinil: maior coleção do mundo está à venda - mas ninguém quer5000 acessosWhitesnake: as músicas da vida de David Coverdale5000 acessosSlayer: Tom Araya revela seus ídolos do baixo5000 acessosGame of Thrones: a inspiração do Blind Guardian e Hammerfall

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online