Iron Maiden: a visão detalhada de "The Trooper"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

BRUCE canta incrivelmente em muitas das faixas mais recentes do MAIDEN, como “The Trooper” - PAUL Di´ANNO, Classic Rock, 1984

De 1853 a 1856 foi travada, onde hoje se localiza a Ucrânia um conflito armado envolvendo o (então) Império Russo de um lado e, de outro, uma coligação que incluía a França, o Reino Sardenho, o Império Otomano e o Reino Unido. A Guerra da Criméia envolvia uma disputa por aquele local, dado como estratégico, e só terminou com a assinatura do Tratado de Paris, três anos depois de seu início.

1111 acessosBruce: autobiografia não parece em nada com a do Motley Crue5000 acessosSlipknot: demônio avistado em fogo durante show?

Tal qual a influência de AYN RAND para as composições de NEIL PEART no RUSH, “The Trooper” escrita por STEVE HARRIS é inspirada na literatura – a fonte é o poema “The Charge of The Light Brigade de ALFRED TENNYSON, que por sua vez foi inspirado na Batalha de Balaclava, ocorrida em 25 de outubro de 1854, na margem do Mar Negro e foi o segundo maior confronto durante este conflito. Da intro “cavalgada” ao conteúdo lírico, a faixa é uma pequena painel da história para os aficcionados do tema.

Ainda que o poema como um todo remeta à letra, segundo consta, HARRIS se inspirou em um trecho específico no momento de compô-la (Canhão à direita deles, canhão à esquerda deles, canhão à frente deles saraivaram e trovejaram; atingidos por balas e obuses, com audácia eles cavalgaram e bem, para as mandíbulas da Morte, para a boca do inferno cavalgaram os seiscentos), o que realmente coaduna com o foco da faixa na tensão da batalha, em trechos como “Nós chegamos tão perto, suficiente para lutar/Quando um russo me pega em sua mira/Ele puxa o gatilho e eu sinto a pancada/Uma rajada de tiros derruba meu cavalo” ou “O cavalo transpira com medo e nós começamos a correr/O poderoso som das armas russas/E à medida que nós corremos em direção à parede humana/Os gritos de dor enquanto meus camaradas caem”.

Segundo declarou à publicação Brave Words & Bloody Knuckles o baixista afirmou que ‘sempre ouvi sobre me orgulhar da bandeira britânica e tudo mais, sobre cumprimento do dever. Algumas de nossas canções tentam colocar o ouvinte nessa posição, perguntando como ele se sentiria”

“Trooper” foi o segundo single de “Piece of Mind”, vendeu horrores, está tatuada (a capa do single) no braço de HARRIS e é constantemente regravada. Ao vivo, além de já ter citado trechos do poema, BRUCE brande a famosa bandeira e, segundo a versão gringa da Wikipedia, o famoso casaco vermelho teria sido usado durante a batalha em que a música foi baseada. Reliquía ou marketing- não dá para saber.

Comercialmente, o registro ainda rendeu outros frutos. Em 2013, a banda lançou a Trooper Ale, que é produzido pela cervejaria Cheshire Robinsons. BRUCE DICKINSON disse: "Eu sou um fã de longa data da tradicional cerveja Inglês, eu pensei que eu tinha morrido e ido para o céu quando fomos convidados a criar a nossa própria cerveja e eu tenho que dizer que estava muito nervoso. Os Robinsons são as únicas pessoas capazes de fazer isso. Sua magia tem sido a de criar o casamento alquímico de sabor e textura. Eu amo isso." Um brinde!

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 20 de abril de 2014
Post de 21 de abril de 2014


Bruce DickinsonBruce Dickinson
Autobiografia não parece em nada com a do Motley Crue

314 acessosMaiden Cartoons: "Man On The Edge" em animação de Val Andrade43 acessosEm 18/10/1993: Iron Maiden lança o álbum ao-vivo A Real Dead One0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Paul DiAnnoPaul Di'Anno
"Quem falar mal do Maiden, eu dou porrada!"

Iron MaidenIron Maiden
A brincadeira de gato e rato nas capas da banda

Iron MaidenIron Maiden
Posters inpirados em canções clássicas

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"


SlipknotSlipknot
Demônio avistado em fogo durante show?

EpicaEpica
Foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?

Guitar WorldGuitar World
Os 100 piores solos de guitarra da história

5000 acessosPattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton5000 acessosRock Stars: como se pareceriam alguns se não tivessem morrido5000 acessosDeath Metal: menina de 6 anos detona no America's Got Talent1355 acessosBeatles: John Lennon homenageado com cratera em Mercúrio4214 acessosThrash Metal: quando a música pesada encontra os comerciais5000 acessosJohnny Depp: ele detesta atores que posam de músicos

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online