Beatles: John Lennon homenageado com cratera em Mercúrio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Space.com, Tradução
Enviar Correções  

O lendário ex-BEATLE JOHN LENNON, o autor de "Bonequinha de Luxo", Truman Capote e o escultor Alexander Calder estão entre os 10 artistas e escritores imortalizados em Mercúrio com crateras de impacto tendo seus nomes.

A União Astronômica Internacional (IAU), a autoridade global para toda nomenclatura planetária e de satélites, aprovou as novas denominações em 2014. Os nomes foram propostos pela equipe científica da sonda Messenger da NASA, que enviou centenas de fotos de Mercúrio a partir da sua órbita em torno do planeta minúsculo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De acordo com as regras de nomenclatura da IAU, as crateras em Mercúrio só podem ter o nome de tipos criativos, ou mais especificamente, "artistas, músicos, pintores e autores falecidos que tenham contribuído de forma notável ou fundamentais para seu campo e foram reconhecidas como figuras de importância histórica para a arte por mais de 50 anos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A IAU tem arbitrado nomes cósmicos desde 1919 e tem diretrizes rígidas para os diferentes corpos celestes e características planetários. Satélites de Plutão, por exemplo, deve ser nomeado após divindades mitológicas associadas com o submundo (assim, Estige e Cérbero). Luas de Júpiter, por sua vez, são nomeadas com os nomes de suas amantes e seus descendentes (como Europa e Io).

A Messenger - cujo nome na sigla em inglês significa MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry, and Ranging - foi lançada em 2004 e chegou à órbita em torno de Mercúrio em março de 2011. A sonda completou sua primeira aproximação do menor planeta do nosso sistema solar em janeiro de 2008, e desde então, mais de 100 crateras de Mercúrio receberam um nome.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aqui está a lista de todas as 10 crateras nomeados em 2014, cortesia da equipe Messenger:

Barney, para Natalie Clifford Barney (1876-1972), um escritor americano expatriado e que organizou um salão de beleza famoso em Paris.

Berlioz, por Hector Berlioz (1803-1869), um compositor romântico francês conhecido por "Sinfonia Fantástica".

Calder, por Alexander Calder (1898-1976), o artista americano mais famoso por suas esculturas "móveis".

Capote, de Truman Capote (1924-1984), o autor norte-americano de "Bonequinha de Luxo" e "A Sangue Frio".

Caruso, por Enrico Caruso (1873-1921), um tenor italiano e astro da ópera.

Ensor, por James Ensor Sidney (1860-1949), um pintor belga e gravurista.

Giambologna, por Jean Boulogne Giambologna (1529-1608), um escultor holandês, talvez mais conhecido por "The Rape of the Sabine Women".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

LENNON, por JOHN LENNON (1940-1980), o músico inglês dos BEATLES.

Remarque, por Erich Maria Remarque (1898-1970), um escritor alemão que escreveu "Nada de Novo no Front".

Vieira da Silva, por Maria Elena Vieira da Silva (1908-1992), um pintor abstrato francês nascido-Português.

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Bateristas: Os 30 melhores de todos os temposBateristas
Os 30 melhores de todos os tempos

Sign of the horns: o sinal do DemônioSign of the horns
O sinal do Demônio


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 CliHo Goo336 GooInArt Cli336 WhiFin