Beatles: John Lennon homenageado com cratera em Mercúrio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Space.com, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

O lendário ex-BEATLE JOHN LENNON, o autor de "Bonequinha de Luxo", Truman Capote e o escultor Alexander Calder estão entre os 10 artistas e escritores imortalizados em Mercúrio com crateras de impacto tendo seus nomes.

3468 acessosUlrich no U2: ele perdeu para McCartney a chance de tocar bateria5000 acessosJethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin

A União Astronômica Internacional (IAU), a autoridade global para toda nomenclatura planetária e de satélites, aprovou as novas denominações em 2014. Os nomes foram propostos pela equipe científica da sonda Messenger da NASA, que enviou centenas de fotos de Mercúrio a partir da sua órbita em torno do planeta minúsculo.

De acordo com as regras de nomenclatura da IAU, as crateras em Mercúrio só podem ter o nome de tipos criativos, ou mais especificamente, "artistas, músicos, pintores e autores falecidos que tenham contribuído de forma notável ou fundamentais para seu campo e foram reconhecidas como figuras de importância histórica para a arte por mais de 50 anos.

A IAU tem arbitrado nomes cósmicos desde 1919 e tem diretrizes rígidas para os diferentes corpos celestes e características planetários. Satélites de Plutão, por exemplo, deve ser nomeado após divindades mitológicas associadas com o submundo (assim, Estige e Cérbero). Luas de Júpiter, por sua vez, são nomeadas com os nomes de suas amantes e seus descendentes (como Europa e Io).

A Messenger - cujo nome na sigla em inglês significa MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry, and Ranging - foi lançada em 2004 e chegou à órbita em torno de Mercúrio em março de 2011. A sonda completou sua primeira aproximação do menor planeta do nosso sistema solar em janeiro de 2008, e desde então, mais de 100 crateras de Mercúrio receberam um nome.

Aqui está a lista de todas as 10 crateras nomeados em 2014, cortesia da equipe Messenger:

Barney, para Natalie Clifford Barney (1876-1972), um escritor americano expatriado e que organizou um salão de beleza famoso em Paris.

Berlioz, por Hector Berlioz (1803-1869), um compositor romântico francês conhecido por "Sinfonia Fantástica".

Calder, por Alexander Calder (1898-1976), o artista americano mais famoso por suas esculturas "móveis".

Capote, de Truman Capote (1924-1984), o autor norte-americano de "Bonequinha de Luxo" e "A Sangue Frio".

Caruso, por Enrico Caruso (1873-1921), um tenor italiano e astro da ópera.

Ensor, por James Ensor Sidney (1860-1949), um pintor belga e gravurista.

Giambologna, por Jean Boulogne Giambologna (1529-1608), um escultor holandês, talvez mais conhecido por "The Rape of the Sabine Women".

LENNON, por JOHN LENNON (1940-1980), o músico inglês dos BEATLES.

Remarque, por Erich Maria Remarque (1898-1970), um escritor alemão que escreveu "Nada de Novo no Front".

Vieira da Silva, por Maria Elena Vieira da Silva (1908-1992), um pintor abstrato francês nascido-Português.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Lars Ulrich no U2Lars Ulrich no U2
Ele perdeu para Paul McCartney a chance de tocar bateria

2257 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos1351 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento254 acessosVersões: Clássicos que você talvez não saiba, ou não lembre que são0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

John LennonJohn Lennon
"Ele não foi um bom pai", diz filho

Música FácilMúsica Fácil
Três bateras excelentes que você subestima

David GilmourDavid Gilmour
Ouça canção dos Beatles com seu toque genial

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "John Lennon"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

PoeiraPoeira
A fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin

Cornos do RockCornos do Rock
A dor e o peso do chifre em três belas canções

Blind FaithBlind Faith
Uma das capas mais polêmicas da história do rock

5000 acessosHeavy Metal: os vinte melhores álbuns da década de 805000 acessosPoison: Bret passa o cambão na mãe da Hannah Montana?5000 acessosTemperatura Máxima: as atrizes pornôs que incendiaram o cenário Rock5000 acessosKerry King: qual a banda que ele gostaria de ter visto ao vivo?5000 acessosGuns N' Roses: tocando o hino da "sofrência", "Homem Não Chora"5000 acessosTatuagens: Você vai se arrepender delas quando ficar velho?

Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online