Brega e Metal: o que os dois estilos teriam em comum?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Facebook
Enviar Correções  

Semana passada, o Brasil perdeu um dos maiores representantes da música popular, também chamada de música brega, o auto-intitulado "Rei do Brega", Reginaldo Rossi. Embora seja um estilo que não agrade a maioria de nossos ouvidos, muitos headbangers não deixam de manifestar respeito pela música por manter-se numa espécie de "underground" tanto quanto o heavy-metal e seus derivados.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Duas mostras de intercâmbio entre os dois estilos podem ser vistos nas duas faixas abaixo, hospedadas no serviço soundcloud.

A primeira é uma versão heavy-metal para "Eu Te Peguei No Fraga", conhecida canção brega de Genival Santos. A música foi gravada por volta de 2007 por Yuri Leite (HOSTILE INC e PROWLER, banda cover do IRON MAIDEN) e Lucas Bleicher, que já tinham tocado juntos na KLANG, uma banda que tocava covers de Rock Progressivo (YES, KING CRIMSON, PINK FLOYD, MARILLION) entre o final dos anos 90 e o começo dos anos 2000. Leite arranjou e tocou as guitarras, enquanto Bleicher gravou o baixo e a voz e fez a programação da bateria. Apesar da baixa qualidade da gravação dos vocais, o registro é bastante interessante.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A segunda faixa a que nos referimos é "Only the good die young" do IRON MAIDEN, numa inusitada versão brega.

Sobre o trabalho, Lucas Bleicher disse: "A real goat of the plague traz algumas faixas cuja motivação foi um estudo comparativo entre o brega tradicional, representado por grandes nomes da música popular brasileira como Genival Santos, Carlos Alexandre e Billy Barba, e o heavy-metal oitentista, que possui o Iron Maiden como representante arquetípico. Há fortes evidências de que os dois estilos possuam um ancestral comum, tendo divergido em algum estágio da evolução. Apesar de serem largamente considerados como espécies distintas, ambos ainda conservam uma quantidade considerável de características, como a utilização de temas melódicos em intervalos de terça, as harmonias simples, o uso de arpejos rápidos pelos guitarristas, as viradas de bateria sempre ressaltando os tempos fortes, uma visão pessimista da vida refletida nas letras, etc. A alta taxa de identidade entre os dois estilos pode ser verificada em músicas originalmente bregas com arranjo adaptado sem dificuldades ao heavy-metal, caso de Eu te peguei no fraga, de Genival Santos, em temas de heavy-metal transpostos para a estética brega, como em "Only the good die young" do IRON MAIDEN, ou em músicas que unem o brega e o heavy-metal em tal grau de miscibilidade que já se torna difícil reconhecer em qual lado se está em relação à tênue fronteira entre os dois estilos, o que é exemplificado em Doida, Desalmada e Atrevida, de Ronaldo Adriano".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Top 5: Os roqueiros mais chatos da históriaTop 5
Os roqueiros mais chatos da história

Mayhem: banda levou restos humanos para o palco em 2011Mayhem
Banda levou restos humanos para o palco em 2011


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Goo728 Goo336 Cli336