Iron Maiden: o instrumento que inspirou o batismo da Donzela

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 


Inspirações nada ortodoxas fazem parte do mundo do metal e, não raras vezes, advém das fontes mais bizarras possíveis: AC/DC vem (oficialmente) de uma placa atrás de uma máquina de costura e JUDAS PRIEST de uma canção de BOB DYLAN. Dentre os clássicos, o filme “The Man in the Iron Mask” de 1939 - uma das várias versões cinematográficas de um dos contos de ALEXANDRE DUMAS - foi, em 1975, assistido por um então desconhecido baixista inglês. No filme, é mencionado o instrumento de tortura chamado “Iron Maiden”, um receptáculo de ferro que continha pontas afiadas de lança em seu interior. O resto da história você já sabe.

907 acessosIron Maiden: Mais uma cerveja da banda sai em fevereiro5000 acessosMetallica: ilustrações do jogo de videogame abandonado

Ao contrário do que possa parecer, a donzela vem de um período pós-iluminismo - diferentemente do que possa sugerir a idéia medieval de sua concepção. Segundo consta, muitas montagens com seu design foram elaboradas para fins comerciais, nada atentos à sua verdadeira idade (por volta do final do Séc. 18). Suas formas sugerem a inspiração em sarcófagos – referência temática que aparece em menor ou maior grau na carreira do MAIDEN. Com aproximadamente dois metros de altura e um de largura, continha portas duplas e, segundo consta, uma réplica foi encontrada no palácio da família do ditador SADAM HUSSEIN - famosos por suas práticas cruéis contra desfafetos.

A grande questão que gira em torno da adaptação do nome pela banda pode ter tido o reforço de outra circunstância. Ascendendo ao poder em 1979 a “Iron Lady” (Dama de Ferro) como ficou conhecida a Primeira-Ministra MARGARET TATCHER, elitista e de um forte conservadorismo político, diminuiu a produção industrial inglesa, triplicando as taxas de desemprego no início dos anos 80. A capa do single “Sanctuary” com a representação da mesma sendo assassinada por EDDIE enquanto rasgava um cartaz da banda ficou mundialmente conhecida. Discussões a parte, o fato é que instrumentos de tortura e políticos impopulares formam uma provável combinação - e o IRON soube se valer disso.

Veja detalhes do instrumento de tortura nas fotos abaixo. (agradecimentos: Igor Soares)

A Câmara de espinhos e outros instrumentos “Correcionais”
A Câmara de espinhos e outros instrumentos “Correcionais”

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Judas PriestJudas Priest
Bruce Dickinson deve participar de novo álbum, diz site

907 acessosIron Maiden: Mais uma cerveja da banda sai em fevereiro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
O que a equipe consome quando vai a um pub?

Nikki SixxNikki Sixx
Baixista diz ter transado com mulher de Bruce Dickinson

Iron MaidenIron Maiden
As guitarras de Dave Murray

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"


MetallicaMetallica
Ilustrações do jogo de videogame abandonado

MetallicaMetallica
Lars Ulrich comenta sobre seu maior erro

SonhoSonho
Os 10 palcos de shows mais desejados

5000 acessosButcher Babies: Conheça o Porn Metal de ex-coelhinhas da Playboy5000 acessosTrítono: Diabolus In Musica e a relação com a Igreja5000 acessosGene Simmons: sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?5000 acessosJon Bon Jovi: de surpresa, ele apareceu em karaokê e festejou com fãs5000 acessosAngra: Fábio Lione comenta os estilo vocais de Andre Matos e Edu Falaschi2927 acessosRock And Roll: os 10 movimentos mais característicos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 22 de novembro de 2012
Post de 08 de junho de 2014


Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.