Iron Maiden: o instrumento que inspirou o batismo da Donzela

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 


Inspirações nada ortodoxas fazem parte do mundo do metal e, não raras vezes, advém das fontes mais bizarras possíveis: AC/DC vem (oficialmente) de uma placa atrás de uma máquina de costura e JUDAS PRIEST de uma canção de BOB DYLAN. Dentre os clássicos, o filme “The Man in the Iron Mask” de 1939 - uma das várias versões cinematográficas de um dos contos de ALEXANDRE DUMAS - foi, em 1975, assistido por um então desconhecido baixista inglês. No filme, é mencionado o instrumento de tortura chamado “Iron Maiden”, um receptáculo de ferro que continha pontas afiadas de lança em seu interior. O resto da história você já sabe.
855 acessosIron Maiden: Imagem misteriosa sendo revelada nas redes sociais5000 acessosHetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica

Ao contrário do que possa parecer, a donzela vem de um período pós-iluminismo - diferentemente do que possa sugerir a idéia medieval de sua concepção. Segundo consta, muitas montagens com seu design foram elaboradas para fins comerciais, nada atentos à sua verdadeira idade (por volta do final do Séc. 18). Suas formas sugerem a inspiração em sarcófagos – referência temática que aparece em menor ou maior grau na carreira do MAIDEN. Com aproximadamente dois metros de altura e um de largura, continha portas duplas e, segundo consta, uma réplica foi encontrada no palácio da família do ditador SADAM HUSSEIN - famosos por suas práticas cruéis contra desfafetos.

A grande questão que gira em torno da adaptação do nome pela banda pode ter tido o reforço de outra circunstância. Ascendendo ao poder em 1979 a “Iron Lady” (Dama de Ferro) como ficou conhecida a Primeira-Ministra MARGARET TATCHER, elitista e de um forte conservadorismo político, diminuiu a produção industrial inglesa, triplicando as taxas de desemprego no início dos anos 80. A capa do single “Sanctuary” com a representação da mesma sendo assassinada por EDDIE enquanto rasgava um cartaz da banda ficou mundialmente conhecida. Discussões a parte, o fato é que instrumentos de tortura e políticos impopulares formam uma provável combinação - e o IRON soube se valer disso.

Veja detalhes do instrumento de tortura no vídeo e fotos abaixo. (agradecimentos: Igor Soares)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A Câmara de espinhos e outros instrumentos “Correcionais”
A Câmara de espinhos e outros instrumentos “Correcionais”

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 22 de novembro de 2012
Post de 08 de junho de 2014

Iron MaidenIron Maiden
Imagem misteriosa sendo revelada nas redes sociais

203 acessosIron Maiden cover: "Sign of the Cross", no piano1838 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa487 acessosIron Maiden: Iron Maiden Ex Libris aborda as letras da donzela0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Rock in Rio 1985Rock in Rio 1985
Globo entrevista "Brian Dickinson"

LoudwireLoudwire
Os melhores álbuns do ano desde a década de 70

SlipknotSlipknot
Qual a opinião de Steve Harris sobre a banda?

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

MetallicaMetallica
Hetfield fala sobre Dave Mustaine, Load e homossexualidade

MalmsteenMalmsteen
"A 1ª vez que fui ao Brasil não consegui acreditar"

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Joey Jordison, do Slipknot, muito antes da fama

5000 acessosMetallica: o video game da banda que nunca foi lançado5000 acessosTotal Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história5000 acessosRock Brasileiro da Década de 705000 acessosIron Maiden: "Gosto muito do Ghost", diz Steve Harris5000 acessosBillboard: Os 200 mais populares álbuns da história5000 acessosSebastian Bach: por que ele continua tocando "I Remember You"?

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online