Van Halen: a inspiração da banda Cactus em "Eruption"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

Admirador confesso de ERIC CLAPTON, ALLAN HOLDSWORTH, KINKS, BUDGIE, EDDIE VAN HALEN nunca fez questão de negar suas influências. Criador de um novo paradigma da guitarra pós-HENDRIX, EDDIE reciclou os tappings de STEVE HACKETT, os harmônicos artificiais de BILLY GIBBONS e as pentatônicas do blues, criando uma sonoridade original e indomável. Do alto de todo o seu pioneirismo, “Eruption”, primeira faixa do debut de sua banda é, sem dúvida o ponto alto de sua criatividade aplicada a guitarra, misturando links clássicos de RODOLPHE KREUTZER, a velocidade de MICHAEL SCHENCKER e a fúria de ALVIN LEE em pouco mais de um minuto e meio.

1736 acessosVan Halen: Simplesmente "FUCK"5000 acessosHeaven & Hell: mistérios e autocensura na capa de álbum

De forma consciente ou não a clássica introdução da faixa, acompanhada de baixo e bateria, possui uma semelhança incontestável com um registro clássico de outro combo clássico, citado como influência por bandas como MONTROSE e BLACK CROWES – além do próprio VAN HALEN: o CACTUS. No homônimo álbum de estréia de 1970, a introdução da faixa “Let Me Swin”, apresenta uma incontestável semelhança com os primeiros segundos de “Eruption”. Plágio? Certamente não; na realidade, trata-se de uma convenção muito utilizada no rock n´roll - e se fosse assim, CHUCK BERRY e BLACK SABBATH poderiam processar todo mundo....

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 30 de setembro de 2012
Post de 12 de março de 2014

Van HalenVan Halen
Em "5150", uma banda mais compacta e divertida

1736 acessosVan Halen: Simplesmente "FUCK"487 acessosLoudwire: em vídeo, 10 maiores riffs de metal dos anos setenta0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Van Halen"

Rob HalfordRob Halford
O choque que foi ouvir o Van Halen pela primeira vez

Van HalenVan Halen
Eddie tocando "Eruption" no estúdio

Sammy HagarSammy Hagar
"Apunhalado nas costas e deixado para morrer"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Cactus"0 acessosTodas as matérias sobre "Van Halen"

Heaven & HellHeaven & Hell
Mistérios e autocensura na capa de álbum

Quentin TarantinoQuentin Tarantino
O Top 5 do rock n' roll na carreira do diretor

Deep PurpleDeep Purple
A contestada entrevista na Globo em 2006

5000 acessosGuitarristas: os sete mais influentes de todos os tempos5000 acessosDonald Trump: os roqueiros que apoiam o presidente eleito5000 acessosKeith Richards: colocando Justin Bieber em seu devido lugar5000 acessosGuns N' Roses: rara entrevista concedida por Axl à MTV em 19993797 acessosBlack Sabbath: reuniões, qual se saiu melhor?5000 acessosRed Hot Chili Peppers: veja tributo a Chris Cornell em show

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online