Tecnologia: Mogees, o futuro da música chegou
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 06 de janeiro de 2012
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande
Ainda não chegamos a dias como os de (o filme) MINORITY REPORT, mas estamos a caminho. Falamos do MOGEES, um processador portátil de microfones, acionado por detecção de gestos que torna qualquer superfície em uma interface produtora de música.
Mogees é uma sigla para ‘mosaicing gestural surfaces’, e detecta vibrações gestuais específicas e então as mapeia para sons pré-definidos. Ele funciona em uma gama impressionante de superfícies, inclusive vidro, espelhos, árvores, e até mesmo bexigas.
Tal como o vídeo abaixo mostra, o Mogees deteta gestos como batidas de dedo e sons emitidos de objetos como moedas. O conceito foi criado por uma equipe de pesquisas européia que inclui Bruno Zamborlin, que está estudando várias maneiras de interação por gestos e suas implicações para a criação musical. Isso inclui a criação de instrumentos inteiramente novos, e esse campo tem aplicações que vão muito além da música. Afinal, porque ações e comandos deveriam ser necessariamente conectados de forma direta ao aparelho, laptop ou instrumento em si?
Isso levanta uma gama de interação totalmente nova, apesar das aplicações práticas mais amplas ficarem ainda à imaginação de quem quiser pensar nelas. Talvez esse campo inclua atender a um telefone através de gestos ao invés de manuseio do aparelho – ou limpar sua lixeira do computador por meio de um breve movimento.
Mais informações sobre Bruno Zamborlin e seus projetos podem ser acessadas clicando em:
http://www.brunozamborlin.com/mogees/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps