Capas de CD estranhas: o que está por trás dessas imagens?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Cínthia Demaria, Fonte: Da Morte ao Mito
Enviar Correções  

O que será que os artistas querem representar quando escolhem imagens estranhas, subjetivas e abstratas? Será que tem a ver com a música ou com alguma inquietação interior deles? Ou será que é só uma "viagem" artística?

Abaixo, uma lista de álbuns que trazem imagens um tanto quanto inusitadas e algumas possíveis análises feitas no ano de lançamento desses álbuns.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Incesticide é uma compilação da banda Nirvana, lançado em 1992. Contém raridades e b-sides que foram gravadas entre os anos de 1988 e 1991. O álbum foi lançado também para satisfazer a ânsia de material novo do Nirvana, depois do lançamento de Nevermind (já que o próximo álbum - In Utero - demoraria a sair). A capa é uma pintura de Kurt Cobain. O patinho (de borracha) da contracapa também pertence ao cantor. Algumas cópias estrangeiras do álbum contêm um escrito de Kurt Cobain (uma espécie de texto para divulgação), no qual conta sobre a satisfação de se poder obter músicas difíceis de uma banda que se gosta, dando como exemplo sua própria busca pelo 1º álbum da banda Raincoats. Cobain ainda desabafa sobre sua então situação em relação ao sucesso, entre outras coisas.


Diary of a Madman é o segundo álbum de estúdio a solo do cantor inglês Ozzy Osbourne. Embora seja estranha, a capa desse álbum não traz nenhuma novidade ou "bizarrice" (em se tratando de Osbourne). Nessa época, o cantor era bastante conhecido por sua imagem diabólica. Portanto, nada mais comum do que uma capa estranha.


Sticky Fingers é o nono álbum de estúdio dos Rolling Stones. A obra de arte para Sticky Fingers, que possui um zíper que se abre para revelar um homem em cuecas de algodão foi concebida pelo artista pop americano Andy Warhol, fotografada por Billy Name e projetada por John Pasche. A capa, uma foto da virilha do modelo Joe Dallesandro vestindo uma de calça jeans apertada, escondendo um pênis supostamente ereto, foi assumida por muitos fãs como sendo uma imagem de Mick Jagger, porém as pessoas realmente envolvidas no momento da sessão de fotos revelaram que vários homens diferentes foram fotografados (Jagger não estava entre eles) e nunca revelaram qual foi usada. Entre os candidatos, Jed Johnson, amante de Warhol, negou-se a lançar sua imagem (ele morreu em 1996, a bordo do voo 800 da TWA), embora seu irmão gêmeo Jay tenha sido uma possibilidade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Portrait of an American Family é o álbum de estreia do cantor de metal industrial Marilyn Manson, lançado em 1994 e tem Trent Reznor como co-produtor.

Na capa deste trabalho há uma foto de uma paródia a uma família americana feita de massinha. No encarte do disco há fotos da banda, letras das canções e vários dizeres para assustar crianças e chocar as pessoas. Seus singles eram as faixas "Get Your Gunn", "Dope Hat" e "Lunchbox" (a canção mais conhecida, fala dos problemas do artista quando criança na escola). Já neste trabalho Manson foi censurado, por causa das letras e de fotos no encarte como uma do artista ainda criança nu segurando uma arma, mas não desistiu e depois lançou Smells Like Children.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tem sugestão de capa de CD bizarra? Envia pra gente no @damorteaomito!




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metal: as melhores capas do metal no mês de agostoMetal
As melhores capas do metal no mês de agosto

Metal: As melhores capas do metal no mês de julhoMetal
As melhores capas do metal no mês de julho


Capas de discos: artes que variam de engraçadas a bizarras - Parte 1Capas de discos
Artes que variam de engraçadas a bizarras - Parte 1

Loudwire: as capas de Heavy Metal mais assustadorasLoudwire
As capas de Heavy Metal mais assustadoras


Contra Costa Times: Os 25 melhores guitarristas da Bay AreaContra Costa Times
Os 25 melhores guitarristas da Bay Area

Slayer: Tom Araya revela seus ídolos do baixoSlayer
Tom Araya revela seus ídolos do baixo


Sobre Cínthia Demaria

Jornalista, especialista em imagens e culturas midiáticas e aspirante a psicóloga. Estuda a influência dos ídolos do rock que se tornam mitos depois que morrem, no blog damorteaomito.blogspot.com.

Mais matérias de Cínthia Demaria no Whiplash.Net.

Goo728 Goo336 Cli336