Dream Theater: a história dos Official Bootlegs

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector's Room
Enviar correções  |  Comentários  | 


1103 acessosDream Theater: "Pull Me Under" é a mais importante da banda5000 acessosRammstein: "Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!", diz Till Lindemann

Em 2003, o DREAM THEATER começou a lançar uma série de itens que caíram, de imediato, no gosto dos fãs. Uma das bandas mais cultuadas em todo o mundo, com uma legião fanática de seguidores, o grupo outrora liderado pelo baterista Mike Portnoy já tinha tradição de brindar seus fãs e colecionadores com itens exclusivos, vide os hoje raros e disputadíssimos CDs de final de ano lançados em versão limitada pelo fã-clube oficial do grupo. Mas o que a banda propôs em 2003 era diferente. A ideia era colocar no mercado, dentro de uma série batizada como Official Bootlegs, shows e gravações raras do grupo, que não haviam e provavelmente nunca seriam lançadas oficialmente.

Para tanto, a banda criou a YtseJam Records, comandada por Mike Portnoy. O baterista, que sempre cuidou pessoalmente dos mais variados assuntos relacionados ao grupo e sempre manteve uma relação muito próxima dos fãs até a sua surpreendente saída da banda em 8 de setembro de 2010, passou a selecionar e compilar o material que seria lançado nos official bootlegs, vendidos diretamente no site oficial do grupo.

O primeiro item a sair foi o “Demo Series: The Majesty Demos 1985-1986”, reunindo algumas das primeiras sessões de gravação do trio Mike Portnoy, John Petrucci e John Myung. Desde então, já foram lançados 18 CDs e 4 DVDs, abrangendo toda a carreira da banda.

Os lançamentos são classificados em quatro categorias: Demo Series, com gravações demos dos futuros álbuns; Live Series, com shows históricos e importantes na carreira da banda; Studio Series, mostrando o processo de composição dos discos; e Covers Series, com a banda tocando na íntegra álbuns clássicos de outros artistas.

Confira abaixo a lista completa com todos os CDs já lançados pela Ytse Jam Records:

Demo Series: The Majesty Demos 1985-1986 (2003)
Demo Series: When Dream and Day Unite Demos 1987-1989 (2004)
Demo Series: Images and Words Demos 1989-1991 (2005)
Demo Series: Awake Demos 1994 (2006)
Demo Series: Falling Into Infinity Demos 1996-1997 (2007)
Demo Series: Train of Thought Instrumental Demos 2003 (2009)

Live Series: Los Angeles, California, 5/18/98 (2003)
Live Series: Tokyo, Japan, 10/28/95 (2003)
Live Series: When Dream and Day Reunite (2005)
Live Series: Old Bridge, New Jersey, 12/14/96 (2006)
Live Series: New York City, 3/4/93 (2007)

Studio Series: The Making of Scenes From a Memory (2003)
Studio Series: The Making of Falling Into Infinity (2009)

Covers Series: Master of Puppets (2003)
Covers Series: The Number of the Beast (2005)
Covers Series: Dark Side of the Moon (2006)
Covers Series: Made in Japan (2007)
Covers Series: Uncovered 2003-2005 (2009)

Há também Official Bootlegs em DVD, seguindo a mesma divisão dos discos, só que com material em vídeo. Até agora saíram apenas quatro DVDs:

Live Series: When Dream and Day Reunite (2004)
Covers Series: Dark Side of the Moon (2006)
Live Series: Bucharest, Romania, 7/4/02 (2007)
Live Series: Santiago, Chile, 12/6/05 (2009)

Além dos Official Bootlegs, outros itens que fazem a cabeça dos fãs do DREAM THEATER são os diversos projetos encabeçados por Mike Portnoy, em grupos que prestam homenagem a alguns de seus maiores ídolos. O CYGNUS AND THE SEA MONSTERS, banda tributo ao RUSH, traz Portnoy ao lado de Paul Gilbert (guitarra, MR. BIG), Sean Malone (baixo, ex-CYNIC) e Jason McMaster (vocal, DANGEROUS TOYS), e lançou em 2006 o CD e DVD “One Night in Chicago”, com versões para clássicos como “2112”, “YYZ” e “Hemispheres”.

No AMAZING JOURNEY, tributo ao THE WHO, Mike Portnoy está ao lado de Gary Cherone (vocal, EXTREME e ex-VAN HALEN), Paul Gilbert (guitarra) e Billy Sheehan (baixo). O quarteto lançou em 18 de março de 2007 o CD e DVD “One Night in New York City”, onde toca clássicos da banda de Pete Townshend e Roger Daltrey.

Há ainda o HAMMER OF THE GODS, que pega emprestado o nome de uma das obras mais famosas sobre o LED ZEPPELIN para pagar tributo aos geniais Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham. O grupo é formado por Daniel Gildenlöw (vocal, PAIN OF SALVATION), Paul Gilbert (guitarra, MR. BIG) e Dave LaRue (baixo, DIXIE DREGS, STEVE MORSE BAND, JOE SATRIANI), além de Mike Portnoy, e lançou “Two Nights in North America” em 2006, CD duplo e DVD com versões para as clássicas canções do LED ZEPPELIN.

E, é claro, não podemos esquecer da mais famosa das bandas tributo de Portnoy, a YELLOW MATTER CUSTARD, dedicada à obra dos BEATLES. Ao lado do baterista estão Neal Morse (vocal, teclado, guitarra e baixo, SPOCK'S BEARD), novamente o parceiro Paul Gilbert na guitarra e Matt Bissonette no baixo. O quarteto lançou apenas um CD, intitulado “One Night in New York City”, em 2003 – o DVD saiu em 2005.

Todos estes itens eram vendidos somente no site oficial da YtseJam Records ou em sites como o eBay, mas os fãs e colecionadores brasileiros do DREAM THEATER agora tem uma boa notícia, pois a Hellion Records está distribuindo tanto os volumes dos Official Bootlegs quanto os discos tributos aqui no Brasil.

Enquanto não se sabe qual será o futuro do DREAM THEATER após a conturbada saída de Mike Portnoy, esta é uma ótima oportunidade de completar ou iniciar a sua coleção desses itens, que – dica de amigo – certamente se tornarão muito raros em um futuro não tão distante, uma vez que a YtseJam Records, que era comendada por Portnoy, não lança nada novo desde 2009 e está, até segunda ordem, em stand by. Vá por mim, a hora é essa!

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 16 de junho de 2012
Post de 09 de maio de 2016

Dream TheaterDream Theater
"Pull Me Under" é a mais importante da banda, diz Petrucci

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dream Theater"

Top 20Top 20
Discos recentes de bandas clássicas tão bons quanto os antigos

Dream TheaterDream Theater
Os muitos segredos do álbum "Octavarium"

Dream TheaterDream Theater
As pessoas não ouvem mais discos completos, diz Petrucci

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Dream Theater"

RammsteinRammstein
"Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!"

VídeoVídeo
Ex-rockeiro explica o real significado da mão chifrada

GuitarristasGuitarristas
E se os mestres esquecessem como se toca?

5000 acessosKiss: as 10 músicas mais "demoníacas" da banda5000 acessosDream Theater: o vacilo na capa de "A Dramatic Turn of Events"5000 acessosTeoria da Conspiração: Slipknot troca membros em shows ao vivo?5000 acessosCopa do Mundo: Mojo elege as 15 canções mais incríveis do Brasil5000 acessosSlash: irmão diz que Axl é um bastardo gordo e reunião é besteira3596 acessosGuitarras: os 25 melhores riffs para iniciantes

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online