The Doors: Tocando "Stairway to Heaven". Verdade ou mito?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Victor A. Miranda de Souza, Fonte: Youtube
Enviar correções  |  Comentários  | 

Encontra-se no Youtube um vídeo duvidoso da banda THE DOORS tocando "Stairway to Heaven", canção mencionada em diversas listas de melhores canções do Rock, clássico do LED ZEPPELIN.

1799 acessosVlog Rock: o significado dos símbolos do Led Zeppelin5000 acessosRock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas

O vídeo foi postado por alguns em suas redes sociais, com grande clamor, típico dos verdadeiros apreciadores do Rock & Roll, sem discutirem, porém, sobre sua veracidade.

Para fãs apaixonados das duas bandas, o vídeo, de início, os levam ao céu e abrem todas as portas da percepção, literalmente. Vemos Jim Morrison, com toda sua energia ao palco, acompanhado da banda, som inconfundível, em uma versão que só mesmo THE DOORS poderia fazer da música composta por Plant/Page. Mas, para os verdadeiros e mais espertos fãs, o vídeo logo se entrega, não por uma, mas várias impossibilidades.

Trata-se de uma montagem, "pegadinha do Mallandro", bem feita por sinal.

Primeiro detalhe: o vídeo começa anunciando o ano de 1968. "Stairway to Heaven" foi de forma brilhante composta entre os anos de 1970/1971, sendo lançada no "Led Zeppelin IV", em novembro de 1971. Quando tocada pela primeira vez pela banda, ao vivo, em março de 1971, Jim Morrison já estava se afastando do THE DOORS, devido a sua viagem a Paris, com sua namorada Pamela Courson, vindo a falecer em julho do mesmo ano, antes até do lançamento oficial da canção. Demonstrada a primeira impossibilidade do vídeo.

O segundo detalhe é o próprio vídeo, que em algumas partes não se enquadra com o áudio. Trata-se de imagens de um show do THE DOORS realizado em 1968, no Hollywood Bowl, em Los Angeles.

Eis o terceiro e último detalhe, que mostra a verdade: O aúdio. É o mais surpreendente, podendo levar qualquer um a crer que os DOORS criaram uma nova versão da música, Jim Morrison vivo ou morto. Seria a confirmação de que Jim Morrison não morreu? A voz e banda soam inconfundíveis. Porém, não é DOORS. Trata-se de aúdio retirado de um outro vídeo, da banda cover THE AUSTRALIAN DOORS, numa perfeita adaptação de uma música que ainda emociona milhões de pessoas pelo mundo, desde quando lançada, quando os gigantes do LED ZEPPELIN ainda caminhavam pela Terra.

Concluindo, mesmo que Robert Plant ou Jimmy Page viessem a declarar publicamente que THE DOORS nunca tocou "Stairway to Heaven", a versão da banda australiana não perde nem um pouco sua magia.

Abaixo, o vídeo "fake", e o original, da banda THE AUSTRALIAN DOORS.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Led ZeppelinLed Zeppelin
Robert Plant acha horríveis seus vocais no começo da carreira

1799 acessosVlog Rock: o significado dos símbolos do Led Zeppelin213 acessosEm 24/02/1975: Led Zeppelin lança o álbum Physical Graffiti479 acessosRobert Plant: unboxing do novo álbum, "Carry Fire"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Zakk WyldeZakk Wylde
"Quem quiser carreira longa, que imite Jimmy Page"

Eduardo CunhaEduardo Cunha
Presidente da Câmara toca Led Zeppelin na bateria

Led ZeppelinLed Zeppelin
Pole Dance ao som de "I Can't Quit You Baby"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Doors"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"


Rock BrasileiroRock Brasileiro
Uma lista das 10 maiores bandas

Led ZeppelinLed Zeppelin
"Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?

Heavy MetalHeavy Metal
Autores que inspiraram o estilo: Friedrich Nietzsche

5000 acessosO verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo dos Raimundos5000 acessosMassacration: saiba quem é o baterista que tocava "de verdade"5000 acessosSolos de guitarra: lista dos 50 melhores segundo a NME4618 acessosJay Jay French: Iron Maiden não queria tocar depois do Twisted Sister5000 acessosRATM: baixista pede desculpas por ter inspirado a merda do Limp Bizkit5000 acessosBlend Guitar: os dez solos de guitarra mais fáceis da história

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Victor A. Miranda de Souza

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online