Confuso com o Rock japonês?: confira o dicionário do JaME

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Emanuel Seagal, Fonte: JaMe Brasil
Enviar correções  |  Comentários  | 

Quantas vezes você leu um artigo e pensou "O que significa essa palavra?" Gírias e jargões são parte do dia-a-dia, e não é diferente na comunidade da música japonesa, e o JaME, maior portal ocidental dedicado à música japonesa, preparou um dicionário com diversos termos relacionados a este cenário, confira alguns deles abaixo:

5000 acessosMarilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"5000 acessosBandas Iniciantes: 11 cagadas que vocês NÃO podem cometer

3'' single - um CD pequeno, muito usado para o lançamento de singles. Pode ser tocado em um CD player comum

Angura kei - abreviação da palavra inglesa "underground", baseado no teatro e indicando músicas mais sóbrias e obscuras.

Anime - animação japonesa. Temas e músicas de fundo costumam ser tocadas por artistas japoneses.

Banda de sessão - banda formada apenas para shows, normalmente por diversão. Um bom exemplo são as bandas que participam do evento All-Star da Danger Crue. Às vezes, bandas de sessão lançam material, mas não tão freqüentemente quanto bandas oficiais.

Bangyaru - vem de "band girl", referindo-se a garotas obcecadas por alguma banda.

Enka - gênero musical japonês popularizado depois da Segunda Guerra Mundial, que ainda carrega vários aspectos culturais.

Eroguro - bandas que se encaixam nessa categoria costumam fazer músicas focadas em temas grotescos e sexuais, como cali≠gari e Merry.

Eurobeat - gênero musical que tem suas origens na Europa e possui muitos seguidores no Japão. É um tipo de música dance caracterizada por uma batida rápida, normalmente com vocais altos e letras simples e fáceis de serem lembradas. As músicas do jogo Dance Dance Revolution são eurobeat.

Hiragana - alfabeto japonês, usado para palavras sem kanji.

Indies - bandas independentes, que não têm contratos com gravadoras major. Porém, o termo também é utilizado para designar bandas menos conhecidas.

Kabuki - uma forma de teatro tradicional japonês com drama estilizado e maquiagem elaborada.

Kanji - caracteres chineses utilizados na escrita japonesa.

Katakana - um dos alfabetos japoneses, usados para escrever palavras não-originadas do japonês.

Koto - instrumento de cordas japonês tradicional.

Major - status de uma banda que assina um contrato com uma gravadora grande e conhecida no Japão, como a Avex.

Oshare kei - gênero musical focado no visual colorido e em músicas positivas.

Parapara - movimentos de dança coreografados, geralmente usados com músicas eurobeat.

Photobook - coleção de fotos em formato de livro, às vezes feito como presente para os fãs, normalmente utilizado para promover o artista.

Visual kei - sub-gênero da música japonesa focado na maquiagem e roupas, geralmente rock.

Confira a lista completa neste link.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades

Marilyn MansonMarilyn Manson
"Acho que sou muito pior fora do palco do que nele!"

Bandas IniciantesBandas Iniciantes
12 cagadas que vocês NÃO podem cometer

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Cliff Burton, do Metallica, muito antes da fama

5000 acessosThe Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison5000 acessosRob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"5000 acessosSeparados no nascimento: Sarah Jessica Parker e o mascote Eddie5000 acessosPremier Guitar: o equipamento dos guitarristas do Iron Maiden5000 acessosAutismo: rockstars famosos autistas, ou com suspeita de autismo5000 acessosAC/DC: Axl diz que namorada obrigava Slash a ouvir a banda

Sobre Emanuel Seagal

Descobriu o metal com clássicos como Iron Maiden e Black Sabbath. Hoje em dia, entre outros gêneros musicais, e sem se limitar a rótulos, ouve principalmente doom, viking e folk metal. Sempre que possível está em busca de novas bandas que tenham algo a transmitir alem de clichês, e mesmo em meio a tantas novidades não dispensa pérolas como o bom e velho Candlemass. Acompanha o Whiplash! desde os primórdios, tendo iniciado sua vida de internauta no mesmo ano de criação do site (1996). Há algum tempo está envolvido com metal, seja trabalhando com eventos, bandas, gravadoras ou imprensa, na tentativa de contribuir de alguma forma para o crescimento desse que é um dos segmentos mais apaixonantes da música, o metal.

Mais informações sobre Emanuel Seagal

Mais matérias de Emanuel Seagal no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online