Vertical Horizon - A única banda com a qual Neil Peart gravou além do Rush
Resenha - Echoes From The Underground - Vertical Horizon
Por Edsão
Postado em 08 de novembro de 2024
Sabe o que é legal em ser um outsider e viver à margem da mediocridade que permeia as artes em geral, sobretudo, a música atual?
É, que, de vez em quando, você pode ser surpreendido com novas pérolas, como é o caso deste álbum do Vertical Horizon – "Echoes From The Underground".
Provavelmente, você não conhece este grupo, mas garanto que, depois deste texto, você irá atrás de maiores informações sobre ele; principalmente, porque há, em duas faixas deste disco, a participação do maior baterista de rock de todos os tempos.
SIM! Estou falando do Neil Peart, cara! Em raríssima gravação fora dos álbuns do Rush e tributos ao Batéra, Buddy Rich.

O Vertical Horizon foi formado no início dos anos 90 na Universidade de Georgetown, em Washington. Curiosamente, na mesma instituição em que estudou William Peter Blatty, escritor e roteirista do clássico O Exorcista, é mole?
O som deles é classificado lá fora como POP/ROCK (humm... alcunha que, para mim, tornou-se infame, dado o interminável número de aventureiros que o denegriram com sua falta de talento e mau gosto musical.
Para quem não sabe, nos anos 70 e meados dos 80, o termo POP era associado a artistas de verdade que compunham grandes canções, com melodias impactantes, letras bem escritas, refrões e bridges marcantes, bem cantadas, e com arranjos e gravações refinados, o que raramente ocorre hoje em dia.
O CD foi-me enviado por uma amiga que mora nos Estados Unidos.
Cheguei a procurá-lo em várias lojas da Galeria do Rock, aqui em São Paulo, mas não o encontrei nem na Baratos Afins.
E, aliás, o recebi com grata surpresa, pois o que recebi foi autografado pelo talentosíssimo compositor, vocalista, guitarrista, produtor e líder da banda, Matt Scannell!
A bolacha tem uma arte gráfica diferenciada, com um encarte belíssimo e algumas fotos (o Neil Peart aparece em dois registros durante as gravações).
Também vem com as letras das canções e reflexões do songwriter sobre o projeto, além de uma ficha técnica apuradíssima.
Trata-se de uma produção de excelência, bem gravada e mixada, com os sons dos instrumentos e vozes captados com esmero e proficiência técnica. Conta ainda, com o auxílio luxuoso do hitmaker, Richard Marx, como produtor adjunto, o que expandiu a performance vocal do Matt Scannell.
As músicas têm arranjos primorosos com letras edificantes.
Não farei um "faixa a faixa" para não te influenciar com as minhas impressões, e não haver revelações antecipadas que estraguem sua audição da obra, OK?
Para finalizar, é com prazer que classifico o "Echoes From The Underground" como um dos trabalhos mais interessantes de Rock Adulto e POP honesto dos anos 2000. IMPERDÍVEL!
Atualmente, o Vertical Horizon está em turnê norte americana juntamente com outra banda bacana: O Creed.
Confira maiores informações no link:
https://www.youtube.com/@canaldoedsao
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
Sobre o que realmente fala o maior clássico do AC/DC
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos


Rush adia dois shows após Geddy Lee ser diagnosticado com laringite e bronquite
A inspiração direta no Led Zeppelin que o Rush está usando em sua nova turnê
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
O álbum estranho dos anos oitenta que se tornou um dos grandes favoritos de Alex Lifeson
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


