The Giant Void: surpreendente revelação do Heavy Metal nacional
Resenha - Thought Insertion - Giant Void
Por Alexandre Veronesi
Postado em 23 de março de 2022
Pessoas como nós, intimamente ligadas ao cenário Heavy Metal (ou, simplesmente, "headbangers"), não temos o costume de dispensar grande atenção a shows televisivos de calouros e/ou seus inúmeros participantes, salvo raras exceções, como foi o caso recente da cantora Angel Sberse (atualmente vocalista da banda Malvada). Dito isso, trago aqui mais um nome merecedor de destaque em meio a tantos artistas "de plástico" e descartáveis que perambulam por esses famigerados programas: Hugo Rafael, o vencedor do concurso "Jovens Talentos", do Programa Raul Gil (SBT), e um dos finalistas da temporada 2021 do "The Voice Brasil" (Globo), além de integrar, desde 2015, o popular grupo Sambô, e ser o frontman da recém-formada banda de Metal THE GIANT VOID, o tema desta matéria.
O projeto teve sua concepção no início de 2021, à partir da mente criativa de Felipe Colenci, músico e produtor da cidade de Sorocaba (interior de São Paulo), e também proprietário da Fuzzr, empresa conceituada no ramo da produção de áudio, na qual o supracitado Hugo Rafael trabalha. Após uma bem-sucedida sessão de gravações de algumas músicas embrionárias, foi firmada esta parceria, e assim formava-se o THE GIANT VOID.
Sem tempo a perder, o duo disponibilizou, já em Outubro do mesmo ano, seu promissor álbum de estreia, intitulado "THOUGHT INSERTION". Como não há um integrante fixo no comando das baquetas, foi escalado para a gravação do disco o baterista alemão Michael Ehré, membro do Gamma Ray, Primal Fear, Uli Jon Roth, e outros. Quanto ao ótimo trabalho de produção, mixagem e masterização, este ficou à cargo do multitarefas Felipe Colenci.
A bolacha, detentora de uma belíssima arte gráfica - cortesia do designer Carlos Fides, que já trabalhou com bandas como Shaman, Kamelot e Evergrey - apresenta 9 temas inéditos, distribuídos em pouco menos de 50 minutos de duração. Sua interessante sonoridade passeia por entre as mais variadas vertentes da música pesada, com foco majoritário nos subgêneros Prog, Heavy e Power, mas trazendo também inusitadas doses homeopáticas de Thrash e até Death Metal, tudo de maneira bastante espontânea e homogênea. A abertura com a porrada "VOIDWALKER" já dá o exato tom do que vem a seguir, assim como a igualmente impactante "BITE THE BULLET", que traz as vozes adicionais de Adrián Barilari, vocalista do lendário Rata Blanca; e "DEAD END JOB", um Heavy Metal tradicional agradavelmente cadenciado e complexo. Além desta poderosa trinca inicial, destacam-se as canções "PALE BLUE DOT (MEANT TO LAST)", a apocalíptica (e infelizmente, muito atual) "CHERNOBYL" - ambas tendo a participação especial de Renan Roveran, frontman da banda Warshipper, com seus pujantes guturais - a melodiosa "BELTALOWDA", carregada e direta ao ponto; e "ROTTEN SOULS", na qual agressividade e cadência se evidenciam em grandes proporções.
Todo o trabalho instrumental realizado por Colenci é altamente intrincado e primoroso, executado na medida certa, sem aqueles exageros que muitas bandas novas cometem; ao passo que a voz de Hugo Rafael impressiona por sua beleza, alcance e grande qualidade técnica, encaixando-se com perfeição em 100% das músicas do repertório. Vale mencionar também a importante temática presente nas letras, que permeia, de forma filosófica, questões escusas intrínsecas ao ser humano, como ganância, manipulação, e a impiedosa busca pelo poder.
Após algumas audições, posso afirmar que o saldo final de "THOUGHT INSERTION" é totalmente empolgante e positivo. Não é leviano dizer que o THE GIANT VOID consiste em uma das maiores revelações do Heavy Metal brasileiro nos últimos anos, portanto, o item analisado nesta matéria se faz obrigatório na coleção de todo fã e entusiasta do estilo.
The Giant Void - Thought Insertion
Gravadora: independente
Data de lançamento: 28/10/2021
Tracklist:
01 - Voidwalker
02 - Bite The Bullet
03 - Dead End Job
04 - Ordinary Men
05 - Beltalowda
06 - Pale Blue Dot (Meant To Last)
07 - Rotten Souls
08 - Thought Insertion
09 - Chernobyl
Formação:
Hugo Rafael - vocal
Felipe Colenci - guitarra, violão, baixo e teclado
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps