Rainbow: 45 anos da mensagem alta e clara de Ritchie Blackmore, que marcou o rock
Resenha - Rainbow - Rainbow
Por Mauro Cestarolli
Postado em 14 de outubro de 2020
A mensagem do herói da guitarra do DEEP PURPLE foi alta e clara, com a capa do álbum soletrando o nome de sua nova banda. "Ritchie Blackmore’s R-A-I-N-B-O-W" é o banner que aparece na capa colorida do primeiro álbum, lançado em 4 de agosto de 1975.
Gravado no "Musicland" em Munique no início de 1975, o álbum foi um admirável novo veículo para os talentos de Blackmore, tanto como figura de proa da guitarra quanto como co-escritor na maior parte dele com o vocalista RONNIE JAMES DIO. Juntos, eles compuseram sete das nove canções do álbum, incluindo a memorável abertura "Man On The Silver Mountain", com o apoio do tecladista MICKY LEE SOULE, do baterista GARY DRISCOLL e do baixista CRAIG GRUBER. Aqui está a banda tocando essa música em sua turnê de 1977:
RAINBOW "Man On The Silver Mountain (Live In Munich, 1977)"
Ainda na primavera de 1975, a imprensa musical do Reino Unido relatava que os rumores sobre a separação do DEEP PURPLE eram imprecisos, mas que Blackmore estava completando o que então pretendia ser um disco solo. Quando o primeiro álbum do RAINBOW surgiu, ele também incluiu a versão de "Black Sheep of the Family" da banda QUATERMASS, que Blackmore queria fazer no álbum "Stormbringer" do DEEP PURPLE. A nova gravação, feita em dezembro de 1974, quando Blackmore estava considerando lançar o álbum em seu próprio nome, efetivamente criou as bases para a nova banda.
QUATERMASS "Black Sheep of the Family (1970)"
RAINBOW "Black Sheep of the Family (Quatermass cover, 1975)"
A faixa contava com Dio e Driscoll da banda ELF, que haviam apoiado o Purple em sua turnê pelos Estados Unidos na época. O LP foi concluído com uma versão instrumental bem eletrizante de "Still I'm Sad" dos THE YARDBIRDS, que foi um dos três maiores sucessos do Reino Unido no final de 1964 junto com "Evil Hearted You".
THE YARDBIRDS "Still I'm Sad (1965, featuring Jeff Beck)"
RAINBOW "Still I'm Sad (The Yardbirds cover, Live, 1977)"
"Ritchie Blackmore’s R-A-I-N-B-O-W" entrou na parada dos EUA em 79° lugar em 6 de setembro, e atingiu a 30ª posição no decorrer de 15 semanas. Duas semanas após essa estreia, o álbum alcançou a 11ª posição no Reino Unido, a caminho da certificação de prata da "British Phonographic Industry (BPI)".
Apenas alguns meses depois, em novembro, a nova banda já estava na estrada em turnê mundial com Blackmore no comando, enquanto se tornavam um dos grandes nomes do rock de 1975.
FONTE: uDiscover Music
https://www.udiscovermusic.com/stories/ritchie-blackmores-rainbow-album/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
O álbum que recolocou a carreira de Ozzy Osbourne de volta nos trilhos
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas


A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
Joe Lynn Turner acha que sua fase no Rainbow é mal compreendida
O "acordo de cavalheiros" que selou a entrada de Vivian Campbell na banda de Dio
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


