Symphony X: Relançamento de um clássico do power/prog metal
Resenha - Divine Wings of Tragedy - Symphony X
Por Junior Frascá
Postado em 05 de fevereiro de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1997, o SYMPHONY X lançava este que é um dos grandes clássicos da história do power/prog metal, e que alavancou a carreira da banda para o patamar de gigante do estilo. Com quase vinte anos de existência, a obra ainda se mantém atual, e acaba de ser relançada no mercado nacional via Hellion Records.
Mesclando arranjos complexos e variados, melodias marcantes, e muito peso, Michael Romeo e sua trupe criaram verdadeiros clássicos do estilo, com uma criatividade que saltava aos olhos, cativando uma legião de fãs que os seguem até hoje.
E não é por menos, pois temos aqui as excelentes "Of Sins and Shadows" e "Sea of Lies", verdadeiras aulas de como o power e o prog metal podem ser combinados de forma perfeita e orgânica, além de "The Accolade", com um clima emocional de arrepiar, sendo até hoje considerada como uma das melhores faixas já compostas pelo quinteto.
Os demais destaques ficam para a excelente "The Eyes of Medusa", e para a épica faixa título, com seus mais de 20 minutos, mostrando toda versatilidade do SYMPHONY X.
Todos os músicos que fizeram parte das gravações são talentosíssimos, mas os destaques, como sempre, ficam para Romeo, com uma técnica absurda, e uma velocidade surpreendente, e para o monstro Russel Allen, um dos melhores vocalistas que a música pesada viu surgir nos últimos anos, e que aqui tem algumas de suas melhores performances de sua carreira.
Ou seja, trata-se de um clássico absoluto do estilo, indispensável para qualquer fã, e que só não é o melhor disco da banda porque posteriormente eles lançaram "Paradise Lost", sua obra definitiva.
Compre sem pensar duas vezes!
The Divine Wings of Tragedy - Symphony X
(Hellion Records - Relançamento 2015)
Tracklist:
01. Of Sins and Shadows
02. Sea of Lies
03. Out of the Ashes
04. The Accolade
05. Pharaoh
06. The Eyes of Medusa
07. The Witching Hour
08. The Divine Wings of Tragedy
09. Candlelight Fantasia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
O astro do rock que "deu aula" no Rock in Rio 2026, segundo Gastão Moreira
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
A conversa com Angela Gossow que mudou os planos da Crypta: "Eu falei: por que não?"
O roqueiro que fez Lemmy perceber que tocar podia ter outras vantagens
Jim Root entende que novo álbum do Slipknot irá "magoar algumas pessoas"
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
Steve Stevens lembra de quando produtor pediu para ele "não tocar tão bem"
A banda dos anos oitenta que mudou a forma como Bono enxergava os Estados Unidos
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
O período que John Paul Jones considera o pior de toda a história do Led Zeppelin

Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


