Explicit Hate: 25 anos de "A View Of The Other Side"
Resenha - A View Of The Other Side - Explicite Hate
Por Vitor Franceschini
Fonte: Arte Metal
Postado em 01 de dezembro de 2013
Quase 36 minutos distribuídos em 7 composições. Com uma produção ‘decente’ para a época (o disco foi gravado em 16 canais, no J.G. Estúdio, em Belo Horizonte/MG) e com uma sonoridade à frente de sua época, o Explicit Hate deu àquele que seria o seu primeiro e único pontapé inicial até então.
Influenciados pelo Hardcore e Thrash Metal europeu, a banda mostrava uma linhagem diferente do que a maioria das bandas nacionais, principalmente os colegas de gravadora, apresentavam na época. "Sempre curtimos e tocávamos com bandas de temáticas diferentes da nossa, mas tínhamos uma forte influência do discurso Hardcore europeu, narrando os horrores da guerra, o caos social, e também temas escatológicos, até mesmo beirando a ficção científica", conta o baterista Rod Santoro, que ao lado do seu irmão Gus Santoro (vocal/guitarra) encabeçam até hoje o Explicit Hate, e tinha ainda ao seu lado o guitarrista Victor Kelly.
Músicas trabalhadas, com instrumental destilando técnica e, de certa forma, até complexo, desde as bases e solos de guitarras, passando pela pesada linha de baixo (também a cargo de Gus) e bateria variada cheia de viradas, o Thrash Metal do grupo passava longe da renomada cena da Bay Area e seguia caminhos dos alemães do Kreator e Destruction, até na formação que gravou "A View Of The Other Side", pois assim como as citadas bandas era um power trio. "Nós ensaiávamos em casa quase todos os dias, e o nosso quarto era um estúdio. Por sermos tão jovens, tínhamos tempo de sobra e evoluímos muito ali. Respirávamos ideias novas o tempo todo. Ouvindo, compondo, ensaiando, tocando... sem parar! (Risos)", relembra o baterista, explicando os motivos da técnica e complexidade das composições.
O capa de "A View Of The Other Side", o lado mais tosco e polêmico, talvez tenha até colaborado para que o sucesso do mesmo não tenha sido o merecido. As costas de duas mãos abertas não chamava nenhuma atenção senão negativamente, e Rod Santoro, bem humorado, explica tal fato. "A ideia da capa do disco era fazer algo tipo a cena do filme 'Poltergeist' (1982), com as mãos na tela de TV (A View Of The Other Side!?!). Tentamos, mas no nosso amadorismo, e certamente por causa da total falta de noção do fotógrafo, e da gráfica, ficou aquela beleza (risos). Mas agora não adianta culpar os outros, embora eu também não vá dizer que é o que queríamos! (mais risos) A mão na foto, é do nosso amigo Silvio Gomes, que na época era vocal do Mutilator (risos). Bem ou mal, ficou pra história. A minha sugestão em relação à capa, é que aumentem o volume! (risos)
Desde a primeira faixa Invasion From Inside (que gruda de imediato na cabeça), passando pelas matadoras The Mirror e The Other Side até a última composição, a instrumental The Trip, via-se uma banda promissora e diferenciada. Mas a gravadora não enxergou tal fato. "A repercussão naquela época foi muito boa, embora a gravadora tenha abandonado o interesse no disco logo no início. Por quê? não sei... Talvez a falta de visão por parte deles, e questões de "panelinha" também, o que sempre existiu", desabafa Rod.
De qualquer forma, os verdadeiros conhecedores do underground nacional sempre valorizaram o trabalho, tanto que a procura na época foi boa e no ano passado a gravadora Marquee Records resolveu lançar o disco juntamente com todo material da banda remasterizados. Intitulado "A View of Every Side", o CD saiu como uma compilação e resgata a história de uma banda que poderia estar no rol das principais do país.
Atualmente, o Explicit Hate tenta retornar a ativa e conta, além dos irmãos Santoro, com Alex Käffer (baixo, Mysteriis, Darkest Hate Warfront, ex-Coldblood e Songe d'Enfer). "Eu e meu irmão reunimos a banda em 2009, com o Alex na guitarra, e o Joel Jr. (Formigão) do Planet Hemp, no baixo. Fizemos uma demo, da qual gostamos muito, e inclusive duas das faixas entraram no relançamento de 2012, Sheeple e Population Zero. Agora em 2013 tentamos uma reunião novamente, e dessa vez como um trio, resgatando as raízes, mas também incluindo as diferentes fases da nossa trajetória sonora", explica Rod.
Como nunca é tarde para recomeçar, há uma grande expectativa para que a banda volte a gravar e retorne aos palcos. "A banda foi formada por mim e o meu irmão, Gus. Nós sempre fomos os compositores e idealizadores do EH. Na maioria das vezes ele tinha os riffs, e tocando juntos determinávamos os arranjos, temas etc... Em minha opinião hoje, já com algum distanciamento, o EH resultou da química musical entre nós dois. Crescemos escutando música juntos, aprendemos a tocar juntos, e então nos tornamos uma espécie de indivíduo de quatro orelhas (risos)!". Que esta química continue e retorne a dar bons frutos!
"A View Of The Other Side" – 1988 – (Cogumelo Records)
1. Invasion from Inside
2. The Mirror
3. The Other Side
4. No Life
5. Insanity Future
6. Suicidal Mankind
7. The Trip
Discografia:
- "Demo (Demo - 1987)
- "Suicidal Mankind" (Demo – 1987)
- "A View of the Other Side" – (Full-length 1988)
- "Ruins of Ambition" (Demo – 1988)
- "From the Jungle" (Demo – 1990)
- "A View of Every Side" (Compilation -2012)
https://www.facebook.com/explicithatebr?fref=ts
https://myspace.com/explicithate
http://explicithate.bandcamp.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A excelente música que fez Megadeth ser única banda de Metal a ganhar prêmio nobre
O hit de Cazuza que é puxão de orelha em fãs que passam do limite e querem ser amigos
O guitarrista que impressionou Ritchie Blackmore: "Meu Deus, quem diabos é esse?"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



