Sodom: Um dos discos mais pesados e insanos de sua discografia
Resenha - Epitome of Torture - Sodom
Por Junior Frascá
Postado em 14 de maio de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com trinta e dois anos de uma carreira sólida e muito produtiva, o SODOM é uma verdadeira instituição do metal alemão. E quem imaginaria que, em pleno ano de 2013, o grupo capitaneado pelo incansável Tom Angelripper lançaria um dos discos mais pesados e insanos de sua discografia? Pois bem, "Epitome of Torture" consegue tal façanha, mostrando a banda em uma de suas melhores fases.
O som dos caras, no geral, continua rápido, agressivo e sem concessões; assim, não espere por grandes mudanças. Até porque, meu amigo, se você busca por algo mais moderno ou melódio, convenhamos, está procurando no lugar errado, certo?
Contudo, no geral, "Epitome of Torture" possui um toque a mais de brutalidade e agressividade, inclusive com algumas incursões pelo death metal mais tradicional. E isso graças as levadas instrumentais insanas, e aos vocais de Tom, que canta com uma fúria impressionante, incluindo alguns guturais incomuns em seu estilo (a faixa título e a ótima "Stigmatized" são ótimas provas disso).
A faixa "S.O.D.O.M." é outra das mais agressivas, com uma rifferama de levar qualquer fã do estilo ao êxtase, assim como "My Final Bullet", que embora comece bem leve, com uns dedilhados de violão, logo descamba para uma porradaria típica do thrash metal alemão.
Ainda como destaques, cito as faixas "Cannibal", que lembra um pouco mais a linha americana do thrash, com mais "paradinhas" e uma levada cadenciada, cheia de riffs cavalgados; "Invocating the Demons", com seu refrão marcante, e com as famosas influências punk que sempre caracterizaram o som do SODOM; e "Into the Skies of War", com um clima carregado e brutal.
A produção do disco também é bem crua e suja, sem excessos, o que garante mais peso ao álbum, marcando mais um grande registro na carreira desses alemães, que ainda têm muito a fazer pelo metal underground mundial, para nossa alegria.
Epitome of Torture - Sodom (2013 –SPV - Importado)
My Final Bullet
S.O.D.O.M.
Epitome Of Torture
Stigmatized
Cannibal
Shoot Today – Kill Tomorrow
Invocating The Demons
Katjuscha
Into The Skies Of War
Tracing The Victim
Outras resenhas de Epitome of Torture - Sodom
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Sepultura anuncia que show no Rock in Rio será o penúltimo da carreira
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Tarja Turunen divulga tracklist, convidados e primeiro single do novo álbum
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português


Ex-roadie do Sepultura relembra retaliação ao Sodom e "greve de banho"


