Picture: o maior nome do Heavy Metal holandês
Resenha - Diamond Dreamer - Picture
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 22 de março de 2013
Nota: 10
Quando alguém fala da Holanda, as primeiras coisas que vêm em nossas mentes são a temida seleção de futebol (conhecida como "Laranja Mecânica"), do país ser considerado um dos mais liberais do mundo, entre outras curiosidades. Além disso, foi nesse país que os irmãos Alex e Eddie Van Halen nasceram. E é nesse país que é realizado o festival Dynamo Open Air, na cidade de Eindhoven. Mas, o maior nome do Heavy Metal holandês foi, sem dúvida, o Picture.
Fundado em 1979 pelo guitarrista Jan Bechtum, a banda também contou com o baixista Rinus Vreugdenhil e o baterista Laurens "Bakkle" Bakker. Mais tarde, convidaram o vocalista Ronald Van Prooijen e gravaram seus dois primeiros discos – Picture (1980) e Heavy Metal Ears (1981), fizeram turnês ao lado de AC/DC, April Wine, Saxon e Ted Nugent, fazendo seu nome explodir por toda a Europa.
Após o segundo disco, Ronald sai e entra o isrelense Shmoulik Avigal (ex-Hammerhead), por indicação do empresário da banda. Para a gravação de Diamond Dreamer, foram realizados poucos ensaios, mas Shmoulik e Jan criaram novas composições, incluindo algumas que estavam prontas com as melodias de voz do Ronald.
Ao lado do Pete Hilton (que produziu os clássicos álbuns do Saxon, Wheels of Steel e Strong Arm Of The Law, ambos de 1980), com o auxílio de Ton Van Den Bremer e Jan Bechtum, e do engennheiro de som John Van Den Houten, Diamond Dreamer saiu em setembro de 1982.
Destaques não faltam, como a faixa de abertura Lady Lightning, Night Hunter, a faixa-título, Get Me Rock And Roll, Message From Hell, You're All Alone e a balada You're Touching Me. Mesmo com todo o sucesso, incluindo um segundo guitarrista para a turnê (Chriz Van Jaarsveld, também ex-Hammerhead), a banda foi novamente desfigurada, com a saída de Shmoulik, que criou o Horizon, depois se juntou ao The Rods.
Para preencher a lacuna, o inglês Pete Lovell foi chamado. E o que parecia tender-se ao fim, o fundador e guitarrista Jan Bechtum saiu, por estar descontente com o direcionamento do som e saiu para não se desentender com seus companheiros.
Mesmo com todos esses problemas, Diamond Dreamer introduziu o então próximo disco, que marcaria a carreira do Picture: Eternal Dark (1983).
Formação:
Shmoulik Avigal – vogal
Jan Bechtum – guitarra
Rinus Vreugdenhil – baixo
Laurens "Bakkle" Bakker – bateria
Tracklist:
1-Lady Lightning
2-Night Hunter
3-Hot Lover
4-Diamond Dreamer
5-Message From Hell
6-You're All Along
7-Lousy Lady
8-The Hangman
9-Get Me Rock And Roll
10-You're Touching Me
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps