Kreator: histórico! para os fãs de música Thrash em geral

Resenha - At the Pulse of Kapitulation; Live at East Berlin 1990 - Kreator

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 8


O que se tem aqui é algo histórico, não só para fãs da Kreator e de música Thrash em geral, mas para o mundo em si. Afinal, esse show com bandas de Metal foi o primeiro a acontecer após a queda do muro de Berlim que, para os não familiarizados, dividia a Alemanha capitalista e a Alemanha socialista até 1989.

Rodolfo Abrantes: "Raimundos como banda não me interessa"Metallica: garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman" em programa de TV

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas deixemos um pouco de lado o fato e vamos à apresentação em si. Trata-se de um verdadeiro show do Kreator, que se encontrava em sua fase mais agressiva e veloz. Após a "introdução" às escuras - o vídeo começa com tela totalmente preta - tem-se início o massacre sonoro com "Some Pain Will Last", uma boa música para o aquecimento, lenta mas bastante cativante.

Dali em diante, a coisa só melhora, com clássicos atrás de clássicos, e uma performance espetacular da banda. Os caras agitam demais, e o vocalista/guitarrista Mille Petrozza, que dificilmente abre um sorriso, rouba a cena quando balança freneticamente sua juba. Dá para perceber que a banda realmente faz algo verdadeiro e prazeroso, empolgando não só a platéia, mas também os espectadores do DVD.

Outro destaque é o baterista Ventor que, além de muita técnica, como demonstra em um bom solo, tem também o dom de cantar, e muito bem. É o que ele faz em "Riot of Violence", e não deixa a desejar em relação a Petrozza.

E agora, entrando na parte técnica das filmagens, vale a pena falar da ótima qualidade da imagem, meticulosamente restaurada. Para constar: o vídeo foi lançado inicialmente apenas em VHS no início da década de 90. Os filtros usados de forma rápida, alternando imagens coloridas e em preto e branco ficaram bem interessantes, assim como um recurso em que elas parecem "dar pulinhos", resultando em mais dinâmica à gravação. Há também um outro filtro que chama bastante a atenção, em que a imagem aparece com uma textura arredondada e transparente, como se fosse um alvo. Ficou primoroso.

Mas chega a hora de comentar os sérios defeitos da obra, a grande maioria relacionados às câmeras. Para começar, ficaram muito mal posicionadas em relação aos músicos. Por diversas vezes, mostram enquadramentos parecidos quando há mudança de uma para outra, o que incomoda e causa estranhamento. Além disso, elas mal buscam Petrozza ou o guitarrista Frank Blackfire quando fazem seus solos maravilhosos. Dá a impressão de que todas as vezes em que focalizam as guitarras, o fazem tarde demais, pois o solo já termina. Uma pena. E nem Ventor escapa desse problema: sim, ele aparece constantemente no vídeo, mas na maior parte, apenas em um plano fechado de seu perfil. Apenas em pouquíssimas vezes - dá para contar nos dedos - Ventor aparece em uma tomada mais aberta tocando seu instrumento. Para fãs de bateristas como eu, isso é imperdoável. E como se não bastasse tais aborrecimentos, o cidadão responsável pelo corte (mudanças de câmeras) pensou que, para uma edição de um show de Metal ficar boa, precisava trocar de tomadas sem parar. Ficou consideravelmente ruim, com cortes muito curtos, não dando tempo hábil para apreciar cada take.

E para finalizar as críticas negativas, deve-se citar a autoração do DVD. Por alguma razão, lá pelo meio da apresentação, algumas câmeras ficam levemente fora de sincronia entre a imagem e o áudio, outra coisa que incomoda bastante.

Mas agora o leitor deve estar perguntando por que a nota do DVD foi relativamente alta, certo? E respondo com prazer: porque é um show do Kreator em uma fase fantática, com toda a banda afiadíssima! E também porque os extras são fabulosos: há um documentário bem interessante sobre os bastidores do show, em que falam sobre a expectativa após um fato histórico tão importante para o planeta - a citada queda do muro de Berlim. Mas fica o protesto pela falta de legendas em português.

Há também uma versão do diretor para o curta-metragem de horror que a banda fez, chamado "Hallucinative Comas", misturando uma narrativa obscura com alguns clipes da Kreator. Mas aqui, as imagens são mais fortes e violentas, o que havia sido vetado na época de seu lançamento.

Por fim, além do DVD, que apresenta um encarte simples, mas gostoso de ver, com informações técnicas e fotos, há também disponível um CD com o áudio do show. Precisa mais?

Kreator - At the Pulse of Kapitulation - Live at East Berlin 1990
Steamhammer Records/Hellion Records - 2008 - Alemanha

Mille Petrozza - guitarra/vocal
Rob Fioretti - baixo
Frank Blackfire - guitarra
Ventor - bateria

Tracklist:
Disc 1
1. Some Pain Will Last 06:33 Show lyrics
2. Extreme Aggression 05:28 Show lyrics
3. Under the Guillotine 04:26 Show lyrics
4. Toxic Trace 04:12 Show lyrics
5. Bringer of Torture 02:42 Show lyrics
6. Pleasure to Kill 06:19 Show lyrics
7. Flag of Hate 02:59 Show lyrics
8. Drum Solo 02:53 instrumental
9. Terrible Certainty 05:53 Show lyrics
10. Riot of Violence 05:58 Show lyrics
11. Love Us or Hate Us 03:57 Show lyrics
12. Behind the Mirror 04:47 Show lyrics
13. Betrayer 07:15 Show lyrics
14. Awakening of the Gods 07:29 Show lyrics
15. Tormentor 04:36 Show lyrics
16. At the Pulse of Kapitulation 01:51
17. People of the Lie 03:13 Show lyrics
18. Dr. Wagner Part I 00:32
19. Twisted Urges 02:48 Show lyrics
20. Dr. Wagner Part II 01:07
21. Coma of Souls 04:17 Show lyrics
22. Dr. Wagner Part III 01:27
23. Terror Zone 05:57 Show lyrics
24. Credits 02:26
25. Documentary: The Past and Now 17:25
Total: 01:56:30

Disc 2
1. Some Pain Will Last 05:39 Show lyrics
2. Extreme Aggression 05:24 Show lyrics
3. Under the Guillotine 04:27 Show lyrics
4. Toxic Trace 04:21 Show lyrics
5. Bringer of Torture 02:27 Show lyrics
6. Pleasure to Kill 05:44 Show lyrics
7. Flag of Hate 03:23 Show lyrics
8. Terrible Certainty 06:11 Show lyrics
9. Riot of Violence 06:01 Show lyrics
10. Love us or Hate us 03:57 Show lyrics
11. Behind the Mirror 04:49 Show lyrics
12. Betrayer 05:43 Show lyrics
13. Awakening of the Gods 07:31 Show lyrics
14. Tormentor 04:57 Show lyrics
Total: 01:10:34




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Kreator"


Metal Hammer: As 22 melhores músicas old-school do Thrash MetalMetal Hammer
As 22 melhores músicas old-school do Thrash Metal

Metal Hammer: o ano de 1999 marcou o fundo do poço do metal?Metal Hammer
O ano de 1999 marcou o fundo do poço do metal?


Rodolfo Abrantes: Raimundos como banda não me interessaRodolfo Abrantes
"Raimundos como banda não me interessa"

Metallica: garoto de 10 anos destrói com Enter Sandman em programa de TVMetallica
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman" em programa de TV


Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

adGoo336