Ratos de Porão: um dos mais agressivos e velozes do grupo
Resenha - RDP Vivo - Ratos de Porão
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 11 de dezembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Há duas décadas a Ratos de Porão soltava um marco em sua discografia, caracterizado por ser um dos mais agressivos e velozes do grupo. E este disco veio logo após dois dos mais queridos álbuns de sua carreira, "Brasil" (1989) e Anarkophobia (1990). Ou seja, aqui só tem clássico!
O que se escuta em "RDP Vivo" é quase uma hora de violência sonora, alçada por hinos como "Beber até Morrer", "Crucificados pelo Sistema", "Sofrer", "Igreja Universal", "Crianças Sem Futuro", o 'hitzinho idiota' "AIDS, Pop, Repressão", "Crise Geral" e muitos, muitos outros! Como dito, o CD tem uma pegada mais brutal, talvez pelo fato de ser ao vivo, já que, geralmente, as bandas tendem a tocar ainda mais rápido do que as versões de estúdio. Quatro exemplos maravilhosos disso são a mencionada "Crucificados...", "Plano Furado I", "Que Vergonha" (depois da excelente parte "acústica") e "V.C.D.M.S.A.", perfeitas! Boka, que estreiava em um registro do grupo, estava em uma noite verdadeiramente inspirada quando esmigalhou seu kit de bateria.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Há também outras composições destruidoras, como "Ascenção e Queda", "Vida Animal", "Máquina Militar" e "Herança", além de "Sentir Ódio e Nada Mais". Enfim, é uma melhor do que a outra!
O álbum também apresenta as canções até então nunca gravadas em estúdio "Guerrear" e "Políticos em Nome do Povo", bem curtas, mas demolidoras.
Vale mencionar também o cover magnífico "dos mais Punks do mundo", Extreme Noise terror, com "Work for Never", que ficou mais extremo do que a música original.
O relançamento vem em formato digipack, com encarte contendo várias fotos e ilustrações de Marcatti, além de duas faixas bônus essenciais: "Amazônia Nunca Mais" (matadora) e o cover da Ramones, "Commando". Por que será que, há vinte anos, elas não saíram no CD? Houve ainda, na época, uma prensagem que contava somente com 27 músicas, enquanto uma outra contava com trinta, sendo que as últimas três, "Novo Vietnã", Agressão/Repressão" e "Poluição Atômica" não apareciam creditadas no encarte. A versão atual conta com 32 sons.
A gravação, se contar o período em que foi gravado o trabalho, está espetacular! Para quem queria conhecer como a RDPeido soava nos palcos, quando muitos fãs ainda nem tinham nascido, esse disco é imprescindível!
Ratos de Porão – RDP Vivo
Eldorado/Voice Music – 1992/2012 (relançamento) – Brasil
http://www.facebook.com/pages/RATOS-DE-PORAO-oficial/184727351595330?fref=ts
http://www.myspace.com/ratos
Tracklist:
1. Morrer 01:17
2. Mad Society 03:21
3. Crianças sem Futuro 01:55
4. Ascensão e Queda 01:51
5. Beber Até Morrer 02:43
6. Máquina Militar 01:57
7. Guerrear 00:14
8. Políticos em Nome do Povo... 00:19
9. Caos 00:18
10. Sofrer 03:17
11. Crucificados pelo Sistema 00:48
12. Vida Animal 01:34
13. Plano Furado I 02:06
14. Plano Furado II 01:48
15. Anarkophobia 04:22
16. Aids, Pop, Repressão 01:36
17. Realidades da Guerra 00:51
18. Work for Never (Extreme Noise Terror cover) 01:37
19. Velhus Decreptus 02:02
20. Herança 02:07
21. Paranóia Nuclear 01:01
22. Crise Geral 02:16
23. Que Vergonha (Olho Seco cover) 00:58
24. V.C.D.M.S.A. 00:42
25. Cérebros Atômicos 02:03
26. Sentir Ódio e Nada Mais 02:14
27. Igreja Universal 09:12
28. Novo Vietnã
29. Agressão/Repressão
30. Poluição Atômica
31. Amazônia Nunca Mais
32. Commando
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
Ronnie Wood anuncia show solo em São Paulo no final do ano
As 8 melhores músicas do Iron Maiden com mais de 8 minutos
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
Andi Deris entrou no Helloween sem avisar o Pink Cream 69, lembra Dennis Ward
Os 10 maiores discos de heavy metal da história para Ozzy Osbourne
Kirk Hammett sentiu culpa e remorso por ter deixado o Exodus
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
As bandas brasileiras que Paulo Ricardo achava interessantes em 1986
Como era ter Cazuza como namorado de sua irmã, segundo baterista de "Ideologia"
Por que Andreas Kisser e sua esposa perderam muito dinheiro no fim dos anos 1990?


João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson



