Stratovarius: intimista, mas muito competente

Resenha - Under Flaming Winter Skies; Live In Tampere - Stratovarius

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

8


Após o lançamento do CD duplo deste show, a Hellion Records traz agora ao mercado o DVD desta apresentação do STRATOVARIUS, realizado em Tampere, Finlândia, no dia 19 de Novembro de 2011, marcando a despedida do baterista Jorg Michael,(que já foi substituído por Rolf Pilve), que sem dúvida é um grande presente para os fãs da banda e do baterista.

Por ser em uma casa de shows pequena, com pouca plateia e um palco simples, a apresentação da banda acaba sendo bem intimista, mas muito competente. Fica claro perceber que os novos membros da banda, o guitarrista Matias Kupiainen e o baixista Lauri Porra são ótimos músicos, e agitam bastante durante toda a apresentação.

publicidade

Mas o grande destaque fica mesmo para Jorg, que está totalmente emocionado durante a apresentação, mas sem perder a pegada e técnica absurdas que sempre marcaram sua carreira, em especial nesses 16 anos junto com o STRATOVARIUS. Inclusive, há um momento, durante a apresentação, que ele vem falar com o público, junto com o vocalista Timo Kotipelto.

publicidade

Como já disse quando resenhei o CD, a apresentação da banda traz clássicos incontestáveis de sua carreira e do metal melódico em geral, como "Speed of Light" (que Kotipelto anuncia ter sido a primeira música tocada ao vivo por Jorg com a banda), "Kiss of Judas", "Paradise", Visions", "Legions of Twilight", "Black Diamond", "Father Time" e "Hunting High and Low", além de outras mais recentes e alguns solos. Há ainda dois covers bem interessantes para "Burn", do DEEP PURPLE, e "Behind Blue Eyes", do THE WHO, que ficaram bem legais.

publicidade

A qualidade do áudio e das imagens também é muito boa, inclusive com opção de áudio 5.1.

Há ainda um documentário como bônus, de 30 minutos, que tratam desses 16 anos de Jorg com a banda, relatando inclusive o período de maior sucesso dos caras, e como ele lidou com o câncer, e os vários problemas enfrentados pela banda nos últimos anos. Infelizmente há apenas legendas em inglês.

publicidade

Portanto, assim como o CD, temos aqui também um item altamente indicado para os fãs da banda, e que mostra que a atual formação do STRATOVARIUS tem seus méritos, embora seja difícil superar aquela que contava com Tolkki na formação. Mas mesmo assim, "Under a Flaming Winter Skies" é um prato cheio para os fãs, que poderão conferir pela última vez o brilhante Jorg Michael destruindo seu kit junto com os finlandeses, e traz um grande sentimento de nostalgia, lembrando o tempo em que o metal melódico ainda era um dos mais fortes do metal.

publicidade

Under Flaming Winter Skies - Live In Tampere – Stratovarius (DVD)
(2012 – Hellion Records - Nacional)

1. Intro (Instrumental)
2. Under Flaming Skies
3. I Walk to My Own Song
4. Speed of Light
5. Kiss of Judas
6. Deep Unknown
7. Guitar Solo (Instrumental)
8. Eagleheart
9. Paradise
10. Visions
11. Bass Solo (Instrumental) 12. Coming Home
13. Legions
14. Darkest Hours
15. Jörg Michael s Speech
16. Burn
17. Behind Blue Eyes
18. Winter Skies
19. Keyboard Solo (Instrumental)
20. Black Diamond
21. Father Time
22. Hunting High and Low

publicidade

Bonus Material:
. Rewinding from the Past to 2012.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estimaMotivação
10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima

Stratovarius: garota de 8 anos impressiona milhões em vídeoStratovarius
Garota de 8 anos impressiona milhões em vídeo


Guitarra: os melhores solos da história segundo a Guitar WorldGuitarra
Os melhores solos da história segundo a Guitar World

Mulheres no Rock: resistência em um meio machistaMulheres no Rock
Resistência em um meio machista


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin