Stratovarius: intimista, mas muito competente
Resenha - Under Flaming Winter Skies; Live In Tampere - Stratovarius
Por Junior Frascá
Postado em 05 de dezembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o lançamento do CD duplo deste show, a Hellion Records traz agora ao mercado o DVD desta apresentação do STRATOVARIUS, realizado em Tampere, Finlândia, no dia 19 de Novembro de 2011, marcando a despedida do baterista Jorg Michael,(que já foi substituído por Rolf Pilve), que sem dúvida é um grande presente para os fãs da banda e do baterista.
Por ser em uma casa de shows pequena, com pouca plateia e um palco simples, a apresentação da banda acaba sendo bem intimista, mas muito competente. Fica claro perceber que os novos membros da banda, o guitarrista Matias Kupiainen e o baixista Lauri Porra são ótimos músicos, e agitam bastante durante toda a apresentação.
Mas o grande destaque fica mesmo para Jorg, que está totalmente emocionado durante a apresentação, mas sem perder a pegada e técnica absurdas que sempre marcaram sua carreira, em especial nesses 16 anos junto com o STRATOVARIUS. Inclusive, há um momento, durante a apresentação, que ele vem falar com o público, junto com o vocalista Timo Kotipelto.
Como já disse quando resenhei o CD, a apresentação da banda traz clássicos incontestáveis de sua carreira e do metal melódico em geral, como "Speed of Light" (que Kotipelto anuncia ter sido a primeira música tocada ao vivo por Jorg com a banda), "Kiss of Judas", "Paradise", Visions", "Legions of Twilight", "Black Diamond", "Father Time" e "Hunting High and Low", além de outras mais recentes e alguns solos. Há ainda dois covers bem interessantes para "Burn", do DEEP PURPLE, e "Behind Blue Eyes", do THE WHO, que ficaram bem legais.
A qualidade do áudio e das imagens também é muito boa, inclusive com opção de áudio 5.1.
Há ainda um documentário como bônus, de 30 minutos, que tratam desses 16 anos de Jorg com a banda, relatando inclusive o período de maior sucesso dos caras, e como ele lidou com o câncer, e os vários problemas enfrentados pela banda nos últimos anos. Infelizmente há apenas legendas em inglês.
Portanto, assim como o CD, temos aqui também um item altamente indicado para os fãs da banda, e que mostra que a atual formação do STRATOVARIUS tem seus méritos, embora seja difícil superar aquela que contava com Tolkki na formação. Mas mesmo assim, "Under a Flaming Winter Skies" é um prato cheio para os fãs, que poderão conferir pela última vez o brilhante Jorg Michael destruindo seu kit junto com os finlandeses, e traz um grande sentimento de nostalgia, lembrando o tempo em que o metal melódico ainda era um dos mais fortes do metal.
Under Flaming Winter Skies - Live In Tampere – Stratovarius (DVD)
(2012 – Hellion Records - Nacional)
1. Intro (Instrumental)
2. Under Flaming Skies
3. I Walk to My Own Song
4. Speed of Light
5. Kiss of Judas
6. Deep Unknown
7. Guitar Solo (Instrumental)
8. Eagleheart
9. Paradise
10. Visions
11. Bass Solo (Instrumental) 12. Coming Home
13. Legions
14. Darkest Hours
15. Jörg Michael s Speech
16. Burn
17. Behind Blue Eyes
18. Winter Skies
19. Keyboard Solo (Instrumental)
20. Black Diamond
21. Father Time
22. Hunting High and Low
Bonus Material:
. Rewinding from the Past to 2012.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Ambush e Krisiun são anunciados como atrações do Bangers Open Air
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
"O Guns N' Roses não é mais banda que o Barão Vermelho", disse Frejat em 1991
O hit dos Beatles que contém grande erro: "Uma das coisas mais idiotas que fizemos"
Mick Taylor sobre Rolling Stones: "Não conseguia acreditar como eles soavam mal"


Guitarrista do Stratovarius defende que o power metal precisa se reinventar
5 discos lançados em 1997 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Timo Tolkki diz que é estranho ouvir Stratovarius tocando suas músicas
Timo Tolkki, ex-Stratovarius, afirma que criar músicas novas não faz mais sentido
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



