Stratovarius: intimista, mas muito competente
Resenha - Under Flaming Winter Skies; Live In Tampere - Stratovarius
Por Junior Frascá
Postado em 05 de dezembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o lançamento do CD duplo deste show, a Hellion Records traz agora ao mercado o DVD desta apresentação do STRATOVARIUS, realizado em Tampere, Finlândia, no dia 19 de Novembro de 2011, marcando a despedida do baterista Jorg Michael,(que já foi substituído por Rolf Pilve), que sem dúvida é um grande presente para os fãs da banda e do baterista.
Por ser em uma casa de shows pequena, com pouca plateia e um palco simples, a apresentação da banda acaba sendo bem intimista, mas muito competente. Fica claro perceber que os novos membros da banda, o guitarrista Matias Kupiainen e o baixista Lauri Porra são ótimos músicos, e agitam bastante durante toda a apresentação.
Mas o grande destaque fica mesmo para Jorg, que está totalmente emocionado durante a apresentação, mas sem perder a pegada e técnica absurdas que sempre marcaram sua carreira, em especial nesses 16 anos junto com o STRATOVARIUS. Inclusive, há um momento, durante a apresentação, que ele vem falar com o público, junto com o vocalista Timo Kotipelto.
Como já disse quando resenhei o CD, a apresentação da banda traz clássicos incontestáveis de sua carreira e do metal melódico em geral, como "Speed of Light" (que Kotipelto anuncia ter sido a primeira música tocada ao vivo por Jorg com a banda), "Kiss of Judas", "Paradise", Visions", "Legions of Twilight", "Black Diamond", "Father Time" e "Hunting High and Low", além de outras mais recentes e alguns solos. Há ainda dois covers bem interessantes para "Burn", do DEEP PURPLE, e "Behind Blue Eyes", do THE WHO, que ficaram bem legais.
A qualidade do áudio e das imagens também é muito boa, inclusive com opção de áudio 5.1.
Há ainda um documentário como bônus, de 30 minutos, que tratam desses 16 anos de Jorg com a banda, relatando inclusive o período de maior sucesso dos caras, e como ele lidou com o câncer, e os vários problemas enfrentados pela banda nos últimos anos. Infelizmente há apenas legendas em inglês.
Portanto, assim como o CD, temos aqui também um item altamente indicado para os fãs da banda, e que mostra que a atual formação do STRATOVARIUS tem seus méritos, embora seja difícil superar aquela que contava com Tolkki na formação. Mas mesmo assim, "Under a Flaming Winter Skies" é um prato cheio para os fãs, que poderão conferir pela última vez o brilhante Jorg Michael destruindo seu kit junto com os finlandeses, e traz um grande sentimento de nostalgia, lembrando o tempo em que o metal melódico ainda era um dos mais fortes do metal.
Under Flaming Winter Skies - Live In Tampere – Stratovarius (DVD)
(2012 – Hellion Records - Nacional)
1. Intro (Instrumental)
2. Under Flaming Skies
3. I Walk to My Own Song
4. Speed of Light
5. Kiss of Judas
6. Deep Unknown
7. Guitar Solo (Instrumental)
8. Eagleheart
9. Paradise
10. Visions
11. Bass Solo (Instrumental) 12. Coming Home
13. Legions
14. Darkest Hours
15. Jörg Michael s Speech
16. Burn
17. Behind Blue Eyes
18. Winter Skies
19. Keyboard Solo (Instrumental)
20. Black Diamond
21. Father Time
22. Hunting High and Low
Bonus Material:
. Rewinding from the Past to 2012.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
5 clássicos do rock cuja letra envelheceu mal
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Ian Anderson (Jethro Tull) lembra de quando Joey Ramone lhe pediu autógrafo
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
O disco do rock nacional que "custa mais que o seu carro", segundo Sérgio Martins
Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre ele
O guitarrista que sacaneou Eric Clapton no meio de um solo: "Ele me ferrou totalmente!"
Levou anos, mas Hendrix sacou qual era a do Pink Floyd e ensinou como ouvi-la

Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius



