Stratovarius: intimista, mas muito competente
Resenha - Under Flaming Winter Skies; Live In Tampere - Stratovarius
Por Junior Frascá
Postado em 05 de dezembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o lançamento do CD duplo deste show, a Hellion Records traz agora ao mercado o DVD desta apresentação do STRATOVARIUS, realizado em Tampere, Finlândia, no dia 19 de Novembro de 2011, marcando a despedida do baterista Jorg Michael,(que já foi substituído por Rolf Pilve), que sem dúvida é um grande presente para os fãs da banda e do baterista.
Por ser em uma casa de shows pequena, com pouca plateia e um palco simples, a apresentação da banda acaba sendo bem intimista, mas muito competente. Fica claro perceber que os novos membros da banda, o guitarrista Matias Kupiainen e o baixista Lauri Porra são ótimos músicos, e agitam bastante durante toda a apresentação.
Mas o grande destaque fica mesmo para Jorg, que está totalmente emocionado durante a apresentação, mas sem perder a pegada e técnica absurdas que sempre marcaram sua carreira, em especial nesses 16 anos junto com o STRATOVARIUS. Inclusive, há um momento, durante a apresentação, que ele vem falar com o público, junto com o vocalista Timo Kotipelto.
Como já disse quando resenhei o CD, a apresentação da banda traz clássicos incontestáveis de sua carreira e do metal melódico em geral, como "Speed of Light" (que Kotipelto anuncia ter sido a primeira música tocada ao vivo por Jorg com a banda), "Kiss of Judas", "Paradise", Visions", "Legions of Twilight", "Black Diamond", "Father Time" e "Hunting High and Low", além de outras mais recentes e alguns solos. Há ainda dois covers bem interessantes para "Burn", do DEEP PURPLE, e "Behind Blue Eyes", do THE WHO, que ficaram bem legais.
A qualidade do áudio e das imagens também é muito boa, inclusive com opção de áudio 5.1.
Há ainda um documentário como bônus, de 30 minutos, que tratam desses 16 anos de Jorg com a banda, relatando inclusive o período de maior sucesso dos caras, e como ele lidou com o câncer, e os vários problemas enfrentados pela banda nos últimos anos. Infelizmente há apenas legendas em inglês.
Portanto, assim como o CD, temos aqui também um item altamente indicado para os fãs da banda, e que mostra que a atual formação do STRATOVARIUS tem seus méritos, embora seja difícil superar aquela que contava com Tolkki na formação. Mas mesmo assim, "Under a Flaming Winter Skies" é um prato cheio para os fãs, que poderão conferir pela última vez o brilhante Jorg Michael destruindo seu kit junto com os finlandeses, e traz um grande sentimento de nostalgia, lembrando o tempo em que o metal melódico ainda era um dos mais fortes do metal.
Under Flaming Winter Skies - Live In Tampere – Stratovarius (DVD)
(2012 – Hellion Records - Nacional)
1. Intro (Instrumental)
2. Under Flaming Skies
3. I Walk to My Own Song
4. Speed of Light
5. Kiss of Judas
6. Deep Unknown
7. Guitar Solo (Instrumental)
8. Eagleheart
9. Paradise
10. Visions
11. Bass Solo (Instrumental) 12. Coming Home
13. Legions
14. Darkest Hours
15. Jörg Michael s Speech
16. Burn
17. Behind Blue Eyes
18. Winter Skies
19. Keyboard Solo (Instrumental)
20. Black Diamond
21. Father Time
22. Hunting High and Low
Bonus Material:
. Rewinding from the Past to 2012.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Dave Mustaine: ele peitou Phil Anselmo pra proteger Nick Menza
Red Hot Chili Peppers: A faixa que Anthony Kiedis odeia "a música, a letra e o vocal"
A impagável reação de Carlinhos Brown ao ser convidado para álbum do Sepultura

Guitarrista do Stratovarius defende que o power metal precisa se reinventar
5 discos lançados em 1997 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Timo Tolkki diz que é estranho ouvir Stratovarius tocando suas músicas
Timo Tolkki, ex-Stratovarius, afirma que criar músicas novas não faz mais sentido



