Michael Schenker: mais uma dose da sua genialidade
Resenha - By Invitation Only - Michael Schenker
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 20 de novembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
MICHAEL SCHENKER é um guitarrista que não precisa provar mais nada pra ninguém quanto a sua competência e originalidade. Antes de partir para os seus projetos solo esteve tocando no SCORPIONS e UFO onde o mundo soube valorizar mais o seu trabalho. Em 2011 o alemão conseguiu a grande façanha de reunir alguns dos maiores nomes da cena Rockeira em um álbum tributo que traz além da qualidade musical mais uma dose da sua genialidade. Confira comigo uma análise das treze faixas que compõem o lançamento "By Invitation Only" do M.S.G.
Michael Schenker - Mais Novidades
O álbum abre com "Run to the Hills" do IRON MAIDEN e para essa faixa SCHENKER conta com o seu parceiro das antigas ROBIN McAULEY nos vocal que deu uma roupagem interessante na música. Ainda participam nesta, PETER FLETCHER – guitarra base (PYGMY LOVE CIRCUS), TONY FRANKLIN – baixo (ex – THE FIRM, BLUE MURDER) e BRIAN TICHY – bateria (WHITESNAKE, BILLY IDOL).
Na faixa dois uma composição da parceria McAULEY/ SCHENKER, "Save Yourself". Hard Rock pra ninguém botar defeito com a performance arrasadora do guitarrista.
"Finding My Way" do RUSH ficou bastante diferente na voz de SEBASTIAN BACH, mas com uma pegada mais forte que deu certa "elevada" no riff, nada que prejudique o clássico dos canadenses.
O quarto tema traz a música "All Shook Up" de ELVIS PRESLEY e do jeito que SCHENKER e JOE LYNN TURNER – vocal (ex – DEEP PURPLE, RAINBOW) deixaram-na nem parece ter sido cria do "Rei do Rock" principalmente pelos solos incessantes de guitarra. Ainda acompanha os músicos, JEFF PILSON – baixo (ex – DOKKEN, DIO, FOREIGNER) e AYNSLEY DUNBAR – bateria (ex – WHITESNAKE, UFO, JOURNEY).
Para a faixa "Blood of the Sun" (MOUNTAIN) o escolhido foi o próprio vocalista LESLIE WEST, e tem cooperação de RUDY SARZO – baixo (BLUE ÖYSTER CULT, ex – DIO, QUIET RIOT) e SIMON WRIGHT (ex – DIO, AC/DC).
E o que acham do clássico "Doctor Doctor" do UFO trazer no vocal uma fera do Had Rock chamada JEFF SCOTT SOTO? Isso mesmo é o próprio que dá a sua característica ao som dos ingleses, e trabalham junto ainda MARCO MENDONZA – baixo (SOUL SIRKUS, WHITESNAKE) e BRETT CHASSEN – bateria (BRET MICHAELS BAND). SCHENKER então... nem se comenta, né?
O sétimo som "War Pigs" (BLACK SABBATH) vem encarnado com a grande interpretação vocal de TIM "RIPPER" OWENS (DIO'S DISCIPLES, YNGWIE MALMTEEN, BEYOND FEAR, ex – JUDAS PRIEST, ICED EARTH) alem de mais uma participação do baterista AYNSLEY DUNBAR e do baixista MIKE INEZ (ex – OZZY, ALICE IN CHAINS).
A oitava faixa é de MOSE ALLISON, "I'm Not Talking" onde o loirinho das "Flying V" convida o vocalista MARK SLAUGHTER (SLAUHTER) e os já citados AYNSLEY DUNBAR e JEFF PILSON para uma nova e contagiante interpretação.
A "salada" sobrou até para "Money" de PINK FLOYD onde o vocalista TOMMY SHAW (STYX) tirou um pouco da pegada "Bluesy" cantada por DAVID GILMOUR e adotou algo mais suave. O multinstrumentista EDGAR WINTER se encarrega do solo de sax que ficou primoroso, completam os convidados, TONY LEVIN – baixo (PETER GABRIEL) e MIKE BAIRD – bateria (JORNEY).
GARY MOORE também é lembrado nesse desfile de talentos, e a sua canção "Out in the Fields" é bem cuidada na voz do outro parceiro de SCHENKER, GARY BARDEN (MSG), do baixista CHUCK WRIGHT (QUIET RIOT, ex – ALICE COOPER) e mais uma vez com o batera BRETT CHASSEN.
PAUL DI'ANNO (ex – IRON MAIDEN) entra na festa apresentando uma releitura para "Hair of the Dog" do NAZARETH. Para acompanhá-lo SCHENKER trouxe PHIL SOUSSAN – baixo (ex – OZZY) e o talentoso VINNY APPICE – bateria (ex – BLACK SABBATH, DIO).
Como não poderia faltar em tributos de qualquer guitarrista, SCHENKER faz sua homenagem a JIMI HENDRIX através da música "I Don't Live Today", e pra ela mais uma vez pode contar com os vocais de SEBASTIAN BACH e o baixo de TONY FRANKLIN que fizeram um papel e tanto ao lado de ERIC SINGER – baterista (KISS).
Para finalizar foi escolhido o clássico do CREAM, "Politician" onde JEFF PILSON dessa vez assume não só o baixo como o vocal também, seguido pela bateria de BRETT CHASSEN.
Só mesmo um guitarhero para colocar em um único CD toda essa coleção de "egos", e MICHAEL SCHENKER teve sim cacife pra isso. De cada astro tirou o melhor de suas qualidades e ainda associou as suas próprias, isso sem ter que estragar um clássico se quer. As versões ficaram impecáveis principalmente pelo banho de solos de guitarra que o alemão emprega em cada uma delas. Todo fã de Classic Rock, Hard Rock e Heavy Metal terá uma grande "massagem" nos ouvidos à primeira audição desta grande obra de MICHAEL SCHENKER GROUP!
Track List:
01 – "Run to the Hills" (IRON MAIDEN) 4:09
02 – "Save Yourself" (McAULEY SCHENKER GROUP) 5:58
03 – "Finding My Way" (RUSH) 5:20
04 – "All Shook Up" (ELVIS PRESLEY) 4:23
05 – "Blood of the Sun" (MOUNTAIN) 3:53
06 – "Doctor Doctor" (UFO) 6:10
07 – "War Pigs" (BLACK SABBATH) 7:26
08 – "I'm Not Talking" (MOSE ALLISON) 4:12
09 – "Money" (PINK FLOYD) 6:06
10 – "Out in the Fields" (GARY MOORE) 4:27
11 – "Hair of the Dog" (NAZARETH) 4:13
12 – "I Don't Live Today (JIMI HENDRIX) 3:56
13 – "Politician" (CREAM) 5:10
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Dave Mustaine acha que último disco do Megadeth é o melhor da banda em décadas
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins

Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os 6 melhores vocalistas de metal farofa que a Loudwire considera injustamente subestimados
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


